Home Bem Estar ABP em defesa dos direitos das pessoas com Doença de Parkinson lança...

ABP em defesa dos direitos das pessoas com Doença de Parkinson lança guia de orientação

Tempo de Leitura: 3 minutos

abp

  • A doença é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores;
  • Outros sintomas são movimento lento, rigidez e perda de equilíbrio;
  • Medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas de Parkinson, mas essa doença não tem cura; e
  • É crônico: pode durar anos ou a vida inteira.

Parkinson é a doença neurológica que mais cresce e está sujeita à agentes ambientais, com aumento no mundo todo de poluentes, solventes e agrotóxicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1% da população acima de 55 anos tem Doença de Parkinson.

Há 38 anos a Associação Brasil Parkinson (ABP) trabalha no atendimento às pessoas com a doença.  Nessa jornada, a entidade ajudou milhares de famílias de pessoas,  uma doença sem cura mas com tratamento.

Na ABP,  uma série de atividades auxiliam na reabilitação dos pacientes quando aliadas à fisioterapia e fonoterapia: como Tai Chi, esteira, dança, ping pong, artes – entre outros –, que ajudam a retardar a velocidade de evolução da doença.

abp

Os direitos do paciente

Outra preocupação da ABP é com o conhecimento dos ´´direitos do paciente´´ e, por isso, acaba de lançar gratuitamente o e-book  ´´O Parkinson e a Cidadania: um Guia Especial de Direito e Benefícios´´, apresentando um caminho para lutar pelos benefícios dentro da lei.  < No final da matéria, o link para obter uma cópia do guia>.

Atualmente, uma das maiores preocupações é a falta de medicamento em alguns postos de saúde do país e isso tem acontecido de forma recorrente. Segundo a entidade, ´´apesar de ter tratamento e atividades complementares, todos os pacientes precisam de medicação. A maioria depende do atendimento de saúde pública´´.

Mais recursos ao SUS
Erica Tardelli Neves Guelfi, pres. da ABP

A presidente da ABP, Erica Tardelli Neves Guelfi, lembra que ´´o Sistema Único de Saúde (SUS) há muito tempo disponibiliza a medicação, mas a ABP denuncia os problemas frequentes na entrega dos remédios, principalmente o Prolopa, essencial para o parkinsoniano´´. Neste sentido, a entidade encaminhou um manifesto às autoridades municipais, estaduais e federais para que estejam atentas e providenciem os recursos ao SUS.

A dirigente do ABP lembra a necessidade de um melhor atendimento para suprir a demanda do medicamento, assim como é preciso ter planejamento para atender os pacientes que fizeram a cirurgia de implantação de eletrodos (DBS *) para que não faltem as baterias necessárias, possibilitando os movimentos desses pacientes .

(*) DBS – A Estimulação Cerebral Profunda (DBS) utiliza um pequeno dispositivo, cirurgicamente implantado, chamado “estimulador”, que envia sinais elétricos através de eletrodos colocados em uma região específica do cérebro. Essa estimulação pode melhorar a sua função motora, reduzindo sintomas como tremores, lentidão e rigidez. 


Obtenha gratuitamente uma cópia do e-book: clique aqui

A entidade não tem fins lucrativos, possui o título de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. É também reconhecida como sendo de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Assistência Social. A ABP atende exclusivamente pessoas portadoras da Doença de Parkinson para atividades orientadas por profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, educação física, dança sênior, coral e grupo de apoio psicológico ao cuidador. Também são oferecidas atividades de oficina de artes como pintura, artesanato e origami, que são especialmente voltadas para melhorar a coordenação motora do parkinsoniano. A ABP promove palestras periódicas, reuniões, eventos comemorativos e sociais.  No histórico, a entidade foi constituída por iniciativa de Dona Marylandes Grossmann, ela própria parkinsoniana aos 43 anos de idade. Consultou uma entidade americana sobre como criar uma associação similar no Brasil e firme em seu propósito, a ABP foi constituída em dezembro de 1985, pioneira na América Latina. No site da ABP há muitos materiais e informações para pacientes, familiares e cuidadores – www.parkinson.org.br.


Serviço

Associação Brasil Parkinson 

Obs.: No site da ABP há muitos materiais, guias, orientações e informações para pacientes, familiares e cuidadores 


<< Com apoio de informações/fonte: Vera Moreira Comunicação – Ana Finatti >>