indústria
por Rafael Cervone (*) e Mário Sequeira dos Santos (*)
Na próxima 6a.feira (19/05/2023), a Diretoria Distrital Norte do Centro das Indústrias do Estado de São Paul (CIESP) comemora seu 43º aniversário. Nessas mais de quatro décadas, tem contribuído de modo relevante para o fomento da indústria na área, constituída por alguns dos mais tradicionais e importantes bairros de São Paulo: Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Tremembé, Perus, Anhanguera, Pirituba, Jaraguá, São Domingos, Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros. (NR-*)
Na Zona Norte, cuja população é superior a dois milhões de habitantes, cresceu e viveu Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da Fórmula 1 em todos os tempos, ídolo do esporte nacional. A região, na qual também morou a poetiza e dramaturga Hilda Hilst, é um berço de cultura, tendo sediado o primeiro estúdio de cinema da Capital, a Companhia Cinematográfica Maristela, inaugurada em 1949. Pelas ruas de seus vários distritos, circulou por muitos anos o antológico “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa.
Pico do Jaraguá, ponto mais alto do município, o Horto Florestal, o Parque da Cantareira, o Sambódromo, a Academia da Polícia Militar do Barro Branco e o primeiro aeroporto paulistano, o Campo de Marte, são alguns dos principais patrimônios naturais e arquitetônicos locais.
A importância da indústria
Na história da região, registrada em tantas matérias da Imprensa, a indústria também é protagonista, desempenhando papel fundamental no valoroso trabalho anônimo de seus empresários e recursos humanos. Em Perus, localizava-se a Companhia Brasileira de Cimento Portland, a primeira do gênero no Brasil, e em toda a Zona Norte há numerosas fábricas de distintos segmentos e portes, que empregam expressivo contingente de pessoas, contribuindo de modo expressivo para o fomento econômico. Impossível não lembrar ainda grandes lideranças do setor industrial, como Otto Baumgart fundador das indústrias Vedacit, e Raul Antônio de Paula e Silva, que hoje toca a Nadir Figueiredo.
Nosso setor, relevante para o desenvolvimento dessa área tão significativa da cidade de São Paulo, também é um dos seus alicerces do presente e trampolim para o futuro. Afinal, a indústria, para a qual temos defendido políticas públicas eficazes e estimuladoras de sua competitividade, é atividade intensiva em postos de trabalho, a que paga os melhores salários, mais promove pesquisa e aporte tecnológico e agrega valor à pauta de exportações.
Na trajetória da manufatura, cada vez mais permeada pela digitalização, tecnologia, produção ambientalmente sustentável e responsabilidade social, o talento humano é ainda mais preponderante. Por isso, precisamos investir de modo permanente em capacitação profissional e defender, como temos feito com insistência, ganhos de excelência para a educação brasileira, em todos os níveis de escolaridade. Isso é determinante para aumentar a produtividade das fábricas e inseri-las de modo mais rápido na Indústria 4.0. A força e a capacidade dos empresários e trabalhadores do setor na Zona Norte de São Paulo demonstram o quanto esses propósitos são viáveis!
(*) Rafael Cervone
Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – (CIESP). Eleito em 2021 para o cargo, o empresário comanda, desde janeiro de 2022, a entidade que representa hoje 42 regionais e 8 mil indústrias associadas em todo o Estado de São Paulo.
(**) Mario Sequeira dos Santos
Diretor titular da Distrital Norte do CIESP, localizada em Santana. Formado em Engenharia Civil é mestre pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (UPT). Atua há mais de 30 anos no mercado da construção civil
CIESP DISTRITAL NORTE
Rua Alferes Magalhães, 92 – 13º andar – conj. 135 – Santana, São Paulo/SP – CEP: 02034-006 – Telefone: (11) 2283-3957 – E-mail: [email protected]
Nota da Redação (NR*) == Seguindo o mapa da cidade e os respectivos pontos cardeais (demonstrado na figura da Rosa dos Ventos, com todos os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais), o DiárioZonaNorte considera a verdadeira Zona Norte de São Paulo com as quatro subprefeituras com os seus distritos da Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana/Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros e mais os vários bairros da região. Por outro lado, classifica como Zona Noroeste as regiões de três Subprefeituras: Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá / São Domingos e Perus / Anhanguera, com os seus bairros.