da Redação DiárioZonaNorte
A Companhia do Metropolitano de São Paulo deu mais um passo para a futura linha Linha 19-Celeste, que ligará a estação Anhangabaú – em São Paulo a estação Bosque Maia – em Guarulhos: emitiu a primeira ordem de serviço (leia-se liberou dinheiro) que contempla o edital n° 10004822 -, referente ao início dos estudos de mapeamento e cadastramento das redes de utilidades públicas, para subsidiar o desenvolvimento do projeto básico do trecho e definição da rota do ramal, localização de cada uma das estações e os imóveis que deverão ser desapropriados para a execução da obra.
Investimentos
Com investimentos da ordem de R$ 15 bilhões e anunciada em agosto de 2019, a futura Linha 19-Celeste, foi anunciada em agosto de 2019 e terá quinze estações: Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia.
O segundo edital (n° 10004821), que ainda não teve sua Ordem de Serviço emitida, terá o objetivo de fazer um levantamento topográfico do sistema viário e alinhamento predial do trechos entre as regiões do Viaduto Julio de Mesquita Filho , no centro de São Paulo, e as proximidades do cruzamento da Rua Claudino Barbosa com a Avenida Tiradentes, em Guarulhos. Ele depende da conclusão do mapeamento para ser realizado. A previsão de contratação é no decorrer de 2020.
Cerca de 530 mil passageiros serão beneficiados com o novo ramal, que terá 17,6 km de extensão e deverá realizar conexões com a linha 3 – Vermelha do Metrô no Vale do Anhangabaú, linha 1 -Azul em São Bento, linha 11-Coral da CPTM (na futura estação Pari) e com a linha 2-Verde (que ligará a Vila Prudente passando pelas futuras estações Parque Novo Mundo e Dutra).
O futuro do Metrô
Durante uma apresentação realizada em 11 de dezembro de 2018, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, representantes da empresa mostraram o Plano Plurianual (PPA) do Metrô de São Paulo para o período de 2019 e 2026 – veja a íntegra aqui.
PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, que norteiam as prioridades dos projetos da empresa. Nos slides é possível ver “teoricamente” quais as prioridades no que diz respeito as próximas linhas em expansão na malha metroferroviária.
E por quê “teoricamente”? Porque a diretriz final sobre qual extensão será construída parte sempre do poder executivo ( governadores e secretários de estado).
De acordo com a apresentação, o Metrô projeta para um futuro não muito distante, transportar cerca de 6 milhões de passageiros por dia, distribuídos em uma rede de 164 km de extensão com 10 linhas ( 1, 2, 3, 4, 5, 6, 15, 17, 18, 19) e 135 estações.
E falando em futuro distante, no documento existe a menção da Linha 23 – Arco Norte que, em tese, sairia da Linha Azul (Santana) e atenderia entre outros o Mandaqui, Casa Verde e o bairro do Limão e teria como destino final a Lapa.