.
da Redação DiárioZonaNorte
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a implantação de dois “hospitais de catástrofe”, com 540 leitos, para o combate à Covid-19 no município. Os pacientes internados nestes hospitais, com outros problemas de saúde, serão transferidos para outras unidades, numa tentativa de atender a demanda cada vez maior por leitos.
Portões Fechados
O Hospital Doutor Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara) e o Hospital Waldomiro de Paula (Itaquera) passam a ser exclusivos para pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus. No Jabaquara serão 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 260 leitos de enfermaria. Em Itaquera 130 leitos de UTI e 50 de enfermaria.
Os hospitais trabalharão no estilo “portões fechados”, atendendo apenas casos de Covid-19 encaminhados ou que cheguem por meio de ambulâncias.
Zona Norte
Outros 100 leitos do Hospital Municipal Vereador José Storopolli – localizado no Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo e carinhosamente chamado pela população como Vermelhinho, também devem ser convertidos para Covid-19 e funcionarão no mesmo esquema dos dois primeiros. No Hospital Vermelhinho, a transferência de pacientes deve começar neste sábado (20/03/2021).
Com os três hospitais ativados, a Prefeitura espera criar 640 leitos.