da Redação DiárioZonaNorte
Um áudio que circula em grupos de WhatsApp, coloca de uma maneira alarmista, sem fontes, que o Hospital Nipo-Brasileiro, localizado no Parque Novo Mundo (Zona Norte), estaria com “as portas fechadas” e que “não tem vagas nem na UTI e nem em leitos normais”.
O áudio ainda acrescenta que o hospital está fechado, “ninguém entra e ninguém sai”. Para dar um ar de veracidade a mensagem, seu autor juntou um print de uma foto – também publicada em redes sociais – de pessoas, à distância, próxima a um portão. O mesmo áudio ainda afirma que outros hospitais particulares estão pedindo vagas para o SUS e que há problemas com os planos de saúde.
O outro lado
Para apurar se a informação era fato ou fake, a redação do DiárioZonaNorte procurou o Hospital Nipo Brasileiro, e por meio de sua assessoria de imprensa, recebeu a seguinte resposta:
“Alguém, por absoluta má fé, tirou e disseminou essa foto da entrada oficial do Hospital Nipo-Brasileiro, que foi parcialmente fechada para melhor gerenciar o afluxo de carros de pacientes. Isso ocorreu uma vez que – o que é verdade -, o hospital, assim como toda rede privada de São Paulo, está com os seus leitos de internação Covid e não Covid literalmente lotados.
Porém, apesar disso, o Nipo está atendendo e continuará atendendo normalmente todo e qualquer caso que não exija internação. A foto disseminada não reflete e nem expressa a realidade objetiva dos fatos registrados especialmente na data de hoje.
Leitos SUS
Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta 3ª.feira (16mar2021) que 15 hospitais privados — dentre eles, o Nipo-Brasileiro –, teriam pedido leitos do Sistema Único da Saúde (SUS) à Prefeitura de São Paulo. Essa informação é parcialmente verdadeira uma vez que o encaminhamento de pacientes sem convênio médico, segue um protocolo de atendimento do chamado Sistema Cross, que tem como objetivo, buscar e identificar vagas no sistema público de saúde para o encaminhamento desses pacientes”.
Ainda referente ao assunto do SUS — inclusive na repercussão da entrevista do Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, concedida ao apresentador José Luiz Datena, da Rádio e Tv Bandeirantes (link: https://is.gd/4HxCT0 ) – o Hospital Nipo-Brasileiro divulgou no período da tarde o seguinte comunicado à Imprensa, na íntegra:
“Atendendo solicitação encaminhada por diversos órgãos de mídia para confirmação de pedidos de leitos SUS enviados pelo Hospital Nipo-Brasileiro à Prefeitura de São Paulo em razão de problemas de superlotação em sua rotina de atendimento, esclarecemos que tal prática, comum em todos os hospitais privados, cumpre o protocolo de atendimento de pacientes que não dispõem de convênio particular para o chamado Sistema Cross, que tem como finalidade identificar e encaminhar esses pacientes para possíveis vagas na rede pública de saúde. Atenciosamente, SUPERINTENDÊNCIA GERAL – Hospital Nipo-Brasileiro”.
A transparência dos atos do Hospital Nipo-Brasileiro pode ser constatada, pela atitude da direção do hospital em fixar espontaneamente um comunicado-aviso – atualizado diariamente – informando sobre a “ocupação total de leitos” para pacientes Covid e não Covid.
< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Nipo-Brasileiro / Raphic Ayoub >