No próximo dia 17 de janeiro a Vila Maria completará 102 anos. Para homenagear a Vila mais charmosa de São Paulo, fazemos nossas as palavras de Beto Freire, um incansável lutador pelas causas da nossa Zona Norte e um apaixonado confesso pela Vila Maria.
Vila de todas Marias chega aos 102 anos
Fincada na Zona Norte de São Paulo a Vila Maria rompeu fronteiras, além de peculiar é uma celebridade, “Vila” como é carinhosamente chamada por seus aficionados é de fato um oásis na cidade de São Paulo.
Seus moradores vivem em harmonia desde o tempo que a água inundava ruas em sua fundação, o bairro cresceu sem perder seu jeito amigável, nos transformando em uma enorme família.
Suas travessas de paralelepípedos com ruído inconfundível, casinhas com a janela da sala à calçada, pontos de referência desde sempre. O comércio tradicional que é reconhecido pelo nome do proprietário nunca pela atividade afim, essa aura exclusiva compõe um cenário magnífico.
Essa enorme Vila mesmo estando no presente nunca deixou o sossego do passado, aqui o tempo também urge, mas sem abalar o cotidiano e principalmente nosso jeito alegre de viver.
A Vila que começou em 17 de Janeiro de 1917 tinha barcos na época chuvosa, também teve bonde levando e trazendo sua gente, elegeu o presidente Jânio Quadros, era o local de trabalho do piloto Ayrton Senna, é agora tabernáculo do samba com a Unidos de Vila Maria.
A Vila tem problemas também. Há alguns anos estamos solicitando um Hospital e Pronto Socorro Público de ponta para a região.
Temos como referência o Hospital do Mandaqui, que atende a população do Tremembé a Perus e não é de hoje, que fica sobrecarregado por conta dos milhares de usuários.
No Parque Novo Mundo temos o Vermelhinho, que faz divisa com a Zona Leste e Guarulhos. É um Hospital pequeno e sem todos equipamentos para casos complexos.
Este anseio por um novo Hospital de referência é uma demanda da população. Temos consciência que não é um pedido pequeno, mas a demanda por saúde pública é grande.
Da mesma maneira que a população fez o pedido para a criação do Parque do Trote e foi atendida há época, estamos novamente empenhados na busca por um Hospital e Maternidade para atender a população da Zona Norte.
Aos 102 anos és um orgulho para todos nós mesmo quando estamos longe. Parabéns Vila Maria ? <<<< Por Beto Freire >>>>