Funcionamento
Integrada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (ILUME) planeja e fiscaliza a ampliação, modernização e manutenção da rede de iluminação pública da cidade.
Diariamente, a ILUME realiza reparos necessários para a melhoria da iluminação pública, trocando lâmpadas com mau funcionamento e vistoriando a correspondente fiação – que, em alguns casos, pode ter sido furtada ou alvo de vandalismo.
O órgão também executa planos de expansão da rede municipal para atender regiões que hoje se encontram sem ou com pouca iluminação. Em todos os casos, a ILUME conta com a ajuda da população para identificar vias que estão com iluminação deficiente.
A Coordenadoria é responsável somente pela iluminação de ruas, praças e túneis. Faltou energia dentro de residências, comércios e empresas? Aí a competência para realizar os reparos é da ENEL, consórcio de energia da cidade. Para entrar em contato com a ENEL, ligue para 0800 72 72 120.
As diferenças entre os fios
Outra dúvida bastante recorrente é em relação aos fios aéreos dispostos nas ruas, que podem ser tanto de energia, quanto de telecomunicação. Mas como diferenciá-los?
Os cabos de telecomunicação, até pelo fato de diversas empresas oferecerem esse serviço, estão em maior número e ficam na parte mais baixa dos postes.
Por sua vez, a rede de energia, que abastece tanto as luminárias das vias quanto o interior dos imóveis, é composta por três cabos que se encontram sempre na parte superior dos postes. Os dois primeiros fios transmitem energia elétrica e sua manutenção está a cargo da ENEL. Já o terceiro cabo tem a função de captar a eletricidade gerada pelos outros dois fios e direcioná-la para as luminárias públicas. Essa atribuição é da ILUME.
Para os casos urgentes, que podem colocar em risco a vida da população, como um fio partido que está soltando faíscas, deve-se entrar em contato imediatamente com a ENEL ou a ILUME.
Como solicitar a manutenção da iluminação pública?
O munícipe deve entrar em contato com a Central de Atendimento SP156 ou ligar para ILUME no telefone 0800 779 0156. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
Após a solicitação, a equipe técnica da ILUME é direcionada até o local para avaliação do equipamento/rede e, constatado o problema, o serviço é executado imediatamente.
Observação: para os casos que envolvem roubo de fio, a equipe de manutenção da ILUME se desloca até a delegacia mais próxima para a abertura de um “Boletim de Ocorrência” antes de repor os fios furtados e, assim, reestabelecer a rede de iluminação.
Como solicitar a melhoria ou implantação de iluminação pública?
Em casos de deficiência ou ausência de iluminação pública, o munícipe deve solicitar presencialmente o serviço na Praça de Atendimento das Subprefeituras da Zona Norte mais próxima ou em qualquer unidade do Descomplica SP.
No local o cidadão preencherá um formulário a ser encaminhado à ILUME que, por sua vez, realizará vistoria técnica no endereço indicado para verificar as condições do local e definir as luminárias e acessórios que serão instalados. Em seguida, a Coordenadoria elabora o projeto da obra e programa sua execução.
Na página das Subprefeituras, mais esclarecimerntos sobre iluminação pública:
A rede de iluminação pública de São Paulo necessita crescer de acordo com a expansão viária do Município. Entretanto existem regras e etapas a serem cumpridas para que um novo ponto seja instalado.
Todo o processo tem início na Subprefeitura onde o cidadão que identificar a falta de iluminação em uma via ou praça deve solicitar, na praça de atendimento da unidade mais próxima, a instalação do novo ponto. É importante não confundir com a necessidade de manutenção, pois é comum o uso do termo “falta de luz” nos dois casos. Ampliação é quando nunca houve uma luminária instalada no local desejado.
Na Subprefeitura será preenchido o formulário “SAIP – Solicitação de Ampliação de Iluminação Pública”, com os dados do solicitante e do local, devendo o munícipe, para agilizar a análise e tramitação do pedido, fornecer a maior quantidade de dados sobre a localização, com referências e características da via para elaboração de croqui (planta).
Inicialmente técnicos da Subprefeitura avaliam a necessidade e verificam se não há impedimentos legais ou ambientais, considerando que não podem ser iluminadas áreas invadidas, ocupações irregulares, não urbanizadas ou em área de preservação de mananciais. Se a solicitação for viável o SAIP é então encaminhado ao ILUME.
O Departamento de Iluminação Pública programa uma vistoria técnica para verificar as instalações existentes na proximidade, extensão, largura e condições da via, para então definir as luminárias, acessórios e locais adequados para a implantação dos novos pontos. Finalmente é programada a execução das obras junto às empresas contratadas para estes serviços.
Todos os critérios e equipamentos utilizados são padronizados pelo ILUME, segundo normas técnicas e requisitos de qualidade, sendo sempre utilizados equipamentos novos, adequados às características do local e já utilizando lâmpadas de sódio, mais eficientes e com maior durabilidade. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP >>