da Redação do DiárioZonaNorte
Ainda rodando pela Av. Cruzeiro do Sul, Santos Dumont, Braz Leme…, dando a curva na praça Campo de Bagatelle… e até se aventurando pelas Marginais, lá vai o Fiat 147 fabricado em 1979. O motor roncando, ele é pancudo e enfrenta o intenso trânsito de São Paulo.
Na cor amarela, ele chama mais a atenção, ainda mais com o “marcador de Táxi”, que chegou até confundir passageiros. “Comprei por brincadeira e as pessoas fazem sinal pensando que é mesmo táxi”, comenta o gerente geral da agência de Santana do Sicredi da Rua Voluntários da Pátria, André Luiz Braga Ferreira.
O Fiat 147 que é hobby do André tem 43 anos e conserva ainda tudo original, até o motor. “Ele pouco rodou”, alerta. E, por brincadeira, André instalou o “marcador de táxi”, com o adesivo “quadriculado” nas laterais do carro.
O carro era de um ex-policial e funcionário por 38 anos da Telesp – que comprou o carro da empresa – e que morava na Santa Terezinha, na Zona Norte, mas André foi negociar o carro em Mogi das Cruzes. O investimento neste hobby foi por volta de R$15 mil, que aconteceu no meio do ano passado….
Em sua homenagem, o André preparou alguns versinhos:
?? ????? é ????? / ?? ????? é ????????? / ?? ??? é ????????/
?? ??????? ???? ?a ?????? / ?? ???????? é ????????/
?? ??????? é ????????? / ? ?????ç??? ?????/
??m ?????? ??? ?ã? ???? ??? ? ?????? ??????/
?? ???????? ???? ??? ??? ?????? ?? ???????/
? ?á ????? ??? ?????????/ É ? ???ã? ?? ??? ?ã? ????/
??? ? ????? ???? ?? ???????/ ? ?ã? ??? ???? ?? ??? ????/
?ó ???? ??? ?? ????…
S? é ???? ?? ????? ?ã? ??????? / ? ????? ?ó ???????.
?? ?í ???? 147-1979 ????????? ???? “??????”.
O Fiat 147 foi o primeiro pequeno veículo, com duas portas, produzido em Betim (MG), a partir de 1976 e ficou por 10 anos no mercado. Neste período foram produzidas 709.230 unidades e comercializadas 536.591 unidades.
O gerente da agência Santana da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP tem a maior alegria em rodar com o Fiat 147, diariamente de sua casa ao trabalho. E aos finais de semana tem os passeios com a esposa e a filhinha. Ouvindo seu radinho Motorola, o gerente André não pensa duas vezes: “ Transformo-me em outra pessoa, fico mais calmo, e o Fiat 147 é a minha extensão de vida”, sob os olhares de muita gente curiosa e espantada com o “Joinha” rodando pelas ruas da cidade. E assim será por muitos anos…