- Primeira etapa, entre as Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, será entregue no segundo semestre deste ano; e
- Empreendimento mobiliza mais de 4,5 mil trabalhadores e tem R$ 3,4 bi em investimentos
Após seis anos paralisadas, as obras do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) foram retomadas. Com 44 quilômetros de extensão, o trecho vai conectar a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo, à Rodovia Presidente Dutra (BR-116), passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo, melhorando a infraestrutura viária e logística na Região Metropolitana.
Em vistoria técnica, o local recebeu o governador em exercício, Felicio Ramuth nesta quinta-feira (24/04/2025). “Esta é uma obra de grande complexidade por sua grandiosidade e magnitude. Entre os benefícios esperados já com a entrega da primeira etapa, que será concluída até o fim do ano”, comentou.

As obras estão com avanço em três frentes do Trecho 1, entre as Rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Fernão Dias (BR-381), que concentram os maiores avanços de trabalho. As obras incluem pavimentação, construção de pontes e viadutos, escavação de um túnel e conexões com as rodovias federais.
O trecho Norte do Rodoanel foi concedido em março de 2023, com contrato assinado em agosto do mesmo ano. Após seis anos de paralisação, as obras foram retomadas em abril de 2024, com antecipação de seis meses do prazo estipulado em contrato.

Desde a retomada, a concessionária Via SP Serra concluiu ações que visam assegurar a qualidade e a durabilidade da obra, Até o momento, os trabalhos já alcançaram cerca de 40% de conclusão. Ao Trecho 1 do empreendimento, entre as Rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Fernão Dias (BR-381), será entregue no segundo semestre deste ano.
Com um investimento total de R$ 3,4 bilhões, o projeto conta com mais de 4,5 mil trabalhadores mobilizados – a previsão é que mais de 10 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados pelas obras. São realizados serviços como terraplanagem, pavimentação e desmonte de rochas.

A conclusão das intervenções proporcionará a redução de congestionamentos, bem como a retirada de 25 mil veículos , principalmente de pesados nas marginais e a redução do tempo de viagem, além de facilitar o acesso ao Porto de Santos. Com a finalização, prevista para 2026, esse número de veículos deve dobrar.
O cronograma de obras e serviços Rodoanel Norte Mário Covas, em números:
- 44 quilômetros de extensão
- 3 a 4 faixas de rolamento (com acostamento)
- 7 túneis duplos (extensão total de aprox. 11 km)
- 107 Obras de Arte Especiais, incluindo pontes e viadutos
- 4 Baias para cargas de produtos perigosos
- 4 Baias para cargas especiais
- 2 Bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU)
- 20 passagens de fauna (sendo 6 na rodovia e mais 14 em estradas do entorno)
- 2 balanças
- 1 Centro de Controle de Operações (CCO)
- 1 Posto da Polícia Militar Rodoviária
Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel Mário Covas terá 177 quilômetros.
Portifólio e álbum com fotos das obras – clique em cima para expandir cada foto:
<Com apoio de informações/fonte: Agência SP/Governo de SP>