- Obras foram feitas pela concessionária SP Terminais Noroeste, que modernizou o centro de operações e recebeu selo de acessibilidade
Em novembro de 2023, o Tribunal de Contas do Município (TCM) realizou vistoria e emitiu um alerta sobre as condições de vários Terminais de Ônibus, entre eles o da Vila Nova Cachoeirinha — veja link no final.
Depois de blitzes com a fiscalização do TCM, verificou-se problemas em áreas como segurança, limpeza, atendimento ao público, acessibilidade, proteção contra incêndio, manutenção, entre outros.

Um ano e meio depois, nesta 5ª. feira (17/04/2025), Prefeitura de São Paulo fez a entrega de um novo e moderno com benfeitorias do Terminal Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da cidade. Segundo dados da nova gestão do governo municipal, é o 18º terminal reformado após o início das concessões, no fim de 2022.
As melhorias foram feitas pela concessionária SP Terminais Noroeste — que também opera o Terminal da Casa Verde, é um dos braços da Socicam, que administra o Terminal Rodoviário do Tietê.

O processo das obras foi por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, e supervisionadas pela SPTrans. A expectativa é de que a requalificação dos terminais da cidade beneficiem 365 mil passageiros por dia.
O terminal segue o padrão de modernização e comunicação visual da concessionária SP Terminais Noroeste. Os 50 mil passageiros que utilizam diariamente as 28 linhas (21 diurnas e sete noturnas) que operam no terminal diariamente passam a desfrutar de mais segurança, nova comunicação, novas instalações, espaços acessíveis e novos serviços que visam deixar o processo de embarque e desembarque ainda mais confortável.
As melhorias e adequações realizadas nos terminais sob a gestão da concessionária SP Terminais Noroeste garantiram ainda a regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), certificação que garante que a edificação segue a regulamentação de segurança contra incêndio.

Confira as principais modificações implantadas:
- Modernização do Centro de Controle Operacional, que passa a contar com 79 câmeras de segurança e seis vídeo-porteiros que controlam a segurança e a operação do terminal, nas áreas interna e externa, 24 horas por dia;
- Nova identidade visual característica da gestão atual;
- Completa renovação das bilheterias, com implantação de estrutura e tecnologia
para atendimento dos usuários e passageiros; - Implantação de novo balcão de informações, com tablet para acesso à CIL, permitindo o atendimento especializado às pessoas com deficiência auditiva;
- Novos sanitários, totalmente reformados, com ambientes mais agradáveis e
100% acessíveis. Implantação de um sanitário família também acessível; - Construção de sanitários exclusivos para pessoas com deficiência;
- Construção de bicicletário com 60 vagas e monitoramento contínuo feito pelas
duas câmeras de segurança instaladas no local, além de vídeo-porteiro
controlado diretamente pelo CCO para o acesso ao novo serviço; - A comunicação das plataformas de embarque e desembarque é feita por 22
Painéis de Mensagens Digitais (PMDs) e cinco telões que permitem
acompanhar os horários de cada linha; - Aquisição do Selo de Acessibilidade Arquitetônica, chancelado pela Comissão
Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo; - Avaliação e manejo de árvores, com plantio de novas mudas adequadas ao
espaço e completa renovação e manutenção do paisagismo do
empreendimento; - Reforma dos vestiários, sanitários e refeitórios dos funcionários dedicados às
empresas de ônibus

(Re) leia reportagem no DiárioZonaNorte de 29/11/2023:
- TCM aponta falhas gravíssimas nos serviços dos terminais de ônibus de São Paulo – clique aqui
<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM/PMSP >
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