da Redação DiárioZonaNorte
< Em primeira mão > === No ano em que se celebra os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) — que enviou 25 mil soldados à Itália durante a Segunda Guerra Mundial — a Praça Heróis da FEB, localizada em Santana, na Zona Norte da capital paulista, passará por um amplo processo de revitalização e será transformada em um parque.
Após quatro décadas de sua criação, por meio do Decreto nº 16.935, de 6 de outubro de 1980, a praça passará por sua maior transformação desde então.
A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo – por meio da Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui e anuência do Conselho Participativo Municipal – CPM Santana/Tucuruvi gestão 2023/2024 – com investimento da ordem de R$ 5,2 milhões.
Santana no Mapa da Cidade
Com o futuro parque e o boulevard da Rua Leite de Morais (leia aqui), entre outras iniciativas promovidas pela Subprefeitura, a região de Santana ganha um justo reconhecimento de seu valor para a cidade de São Paulo, caminhando assim, para a revitalização de seus espaços públicos.
De acordo com Sidney Doring Guerra (conhecido como Magal Guerra) – subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, “meu compromisso é fortalecer a Zona Norte, garantindo que a região tenha maior destaque no mapa da cidade. Esse novo espaço da Praça Heróis da FEB trará mais qualidade de vida para todos os moradores da região, criando um espaço de convivência, lazer e prática de esportes… Porta de Entrada da Zona Norte“

Marcha para Jesus e 1º de Maio
O projeto encontra-se na fase de licitação, o tempo exato para que ocorram pela última vez na região dois grandes eventos: o 1º de Maio – organizado pelas Centrais Sindicais e a Marcha para Jesus, organizada pela Igreja Renascer em Cristo, que reúne cerca de 2 milhões de pessoas e acontece em junho. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre.
Esporte e convivência
O Projeto cria um espaço de socialização para a comunidade e contempla a prática de esporte e lazer com qualidade e segurança, tornando-se uma espécie de extensão da Avenida Brás Leme – atendendo assim, uma reivindicação dos moradores da região – vítimas dos impactos que acompanham os megaeventos realizados até então na praça.

A área
O DiárioZonaNorte teve acesso em primeira mão ao projeto do futuro Parque Heróis da FEB e ele é bárbaro.
A começar pela extensão: tem início na Avenida Braz Leme e segue até a altura da Av General Pedro Leon Schneider. No local, vários equipamentos para a prática esportiva e de atividades culturais, sem deixar de lado a preservação ambiental. Por se tratar de um parque, a área contará com a proteção de grades.

CGM e Junta do Serviço Militar
O prédio central da praça – próximo à Avenida Santos Dumont e ao Parque de Material Aeronáutico (PAMA) e ao Campo de Marte, onde estão localizados os três obeliscos dedicados à Marinha, Aeronáutica e Exército, manterá os espaços ocupados pelo Comando Operacional Norte da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Junta do Serviço Militar – será integrado ao projeto paisagístico do futuro parque.
Esportes
Os ciclistas de todas as idades poderão usufruir de um circuito pump track – percurso com lombadas (rollers) de diferentes tamanhos e níveis de dificuldade onde o esportista desenvolve a atenção, coordenação motora, equilíbrio e diversas outras habilidades.
O novo parque receberá ainda uma ciclovia isolada, protegida dos veículos por árvores ao lado de um passeio para pedestres – oferecendo mais segurança e estimulando mais pessoas a utilizarem a bicicleta.
Para os corredores ou adeptos da caminhada, uma pista de cooper bem planejada – com bancos ao longo do caminho e integração com a natureza.
Para a prática de skate, esporte olímpico desde Tokio 2020 e cada vez mais popular no Brasil por sua característica inclusiva e cultural, o novo Parque Heróis da FEB terá uma ampla pista de skate.
Ao lado da pista de skate, oito quadras destinadas a prática de beach tennis, vôlei de praia e pickleball – esporte praticado com raquete e que mistura de tênis, tênis de mesa e badminton.
Ainda no quesito prática de esportes, uma bem equipada academia de ginástica ao ar livre convida a população a um estilo de vida mais saudável.

Cultura
O futuro parque Heróis da FEB receberá nas proximidades da academia de ginástica ao ar livre um chafariz. No passado não tão recente os chafarizes eram uma constante na arquitetura paulistana.
Eram essenciais para o abastecimento de água e para a dinâmica da São Paulo de Piratininga, no período colonial. Nos dias de hoje, são obras de arte arquitetônicas e convidam ao lazer contemplativo, oferecendo conforto climático, melhorando a umidade e refrescando o ambiente.
O parque terá ainda um playground lúdico, que além de oferecer diversão para as crianças, auxilia no desenvolvimento psicomotor, estimula o convívio social e as afasta das telas de celulares e tablets.
Na área próxima a Avenida Brás Leme, o parque receberá uma concha acústica – formato de palco que melhora a acústica, possibilitando a realização de concertos, montagens teatrais, shows e outras atividades culturais ao ar livre.
Por fim, no outro extremo do futuro parque – altura da Av General Pedro Leon Schneider – um pórtico com a mensagem ” Eu Amo Santana “.