O Procon-SP órgão de proteção ao consumidor notificou a Colgate nesta 5ª feira (27/03/2025), para esclarecer quanto às providências que a empresa está adotando em função da suspensão, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da comercialização de um dos produtos da marca –o creme dental “Colgate Clean Mint”.
A Anvisa publicou a suspensão do produto no Diário Oficial da União. Segundo a agência reguladora, foram 13 notificações de reações ao produto lançado em julho do ano passado, que substituiu o flureto de sódio pelo fluoreto de estanho em sua composição.
Desde então, consumidores relataram reações alérgicas, o que levou a Anvisa a investigar os casos. No site Reclame Aqui foram enviadas centena de mensagens.
Segundo as informações até agora divulgadas, a causa da suspensão seriam relatos de efeitos adversos feitos por consumidores, após o uso do produto – mais de uma dezena deles.
Entre os principais sintomas relatados por consumidore à Anvisa:
- inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
- boca seca;
- gengiva irritada; e
- vermelhidão.
Em função disso e considerando ser um produto de higiene pessoal, ou seja, com potencial de causar danos à saúde, o Procon-SP quer que a Colgate esclareça, dentre outros pontos:
Como o consumidor pode identificar os produtos interditados, quais os lotes envolvidos e quais as orientações prévias para os consumidores que tenham sido impactados ou que possuam produtos dos lotes interditados sobre como devem proceder, além de outras providências relevantes em função da determinação da Anvisa.
A Colgate deverá enviar as informações em 24 horas, inclusive com imagens e até uma unidade (vazia) das embalagens do produto Colgate Clean Mint para análise dos especialistas, já que também aspectos quanto à formulação e sua respectiva divulgação e publicidade deverão ser avaliados.
Em publicação, a empresa Colgate-Palmolive recomendou que consumidores afetados com alguma reação devem interromper o uso para alívio dos sintomas. “Nossa equipe monitora atentamente esses tipos de relatos e acompanha cada situação individualmente. Para consumidores com dúvidas, contamos com um canal de atendimento por meio do 0800 703 7722”.
<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa – Procon-SP / Ricardo Muza e Anvisa >
Anvisa Colgate Anvisa Colgate Anvisa Colgate Anvisa Colgate Anvisa Colgate