- A Subprefeitura é composta de três distritos Santana / Tucuruvi / Mandaqui, que somados representam uma área de 34,7 km²;
- São 78 bairros na área com cerca de 450 mil pessoas; e
- Em seu território conta com shoppings, seis estações do Metrô, Terminal Rodoviário do Tietê, Anhembi, Sambódromo, Campo de Marte, Parque da Juventude, Mirante do Jardim São Paulo, entre outros pontos importantes.
Na noite desta 3a. feira (25/03/2025), a sede da Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na Rua Jovita em Santana, foi palco de um encontro importante para a região.
Enquanto o futebol da Seleção Brasileira sofria uma goleada para a Argentina, no mesmo horário, empresários e representantes locais acompanhavam uma palestra do subprefeito Sidney Doring Guerra — mais conhecido como Magal Guerra.
No evento “ZN + Forte“, ele apresentou um balanço de sua gestão na Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui, destacando avanços, obras e desafios enfrentados nos últimos 15 meses.
Com o olhar de quem nasceu e sempre viveu na região, o subprefeito nos seus quase dois metros de altura, mostra-se ativo trabalhando duro praticamente 24 horas, todos os dias, ligado em tudo com providências imediatas.
Obras e ações na ZN
Magal Guerra trouxe números expressivos: 34 obras concluídas, sete em fase de licitação e quatro aguardando processo licitatório, totalizando 48 intervenções planejadas para melhorar a infraestrutura da região.
Entre as principais melhorias, ele ressaltou os avanços na Avenida Cruzeiro do Sul, próxima à estação do Metrô e do movimentado comércio local, uma das áreas mais violentas da cidade, ficando atrás apenas da Avenida Paulista em ocorrências de criminalidade. O subprefeito enfatizou que a gestão tem trabalhado na revitalização da via para torná-la mais segura e organizada.

Outro projeto de impacto é a criação do Boulevard na Rua Leite de Morais, que trará mais mobilidade urbana, beneficiando pedestres e comerciantes.
Além disso, ele destacou o trabalho intenso da Subprefeitura na fiscalização e manutenção da infraestrutura para mitigar os efeitos das chuvas, como a limpeza de bocas de lobo e melhorias nas redes de drenagem, prevenindo alagamentos e danos ao comércio local.

Mutirões com voluntários
O subprefeito também reforçou a importância dos mutirões de limpeza, que chegam a envolver cerca de 300 voluntários. Apesar dos avanços, ele alertou para a necessidade de conscientização da população quanto ao descarte correto de lixo, pois a região ainda enfrenta problemas com pontos de despejo irregular.
Durante a palestra, Magal Guerra destacou ainda os avanços sociais promovidos pela Subprefeitura. Em sua gestão, oito famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas com o cartão emergencial de R$ 1 mil, três receberam o auxílio-aluguel e foram realizados 28 atendimentos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), garantindo suporte para aqueles que mais precisam.

As melhorias urbanas também foram estendidas aos espaços públicos, com a revitalização de 14 praças e reformas em 11 galerias pluviais. Como exemplo, Magal citou a Praça Domingos Luís, no Jardim São Paulo, que recebeu uma pista de skate e uma escadaria decorada com azulejos hidráulicos, fortalecendo a valorização da arte urbana na cidade.
Outro destaque de sua gestão foi a revitalização da Praça Mashiach Now em parceria com a Cidade Center Norte, um dos pontos mais tradicionais da Vila Guilherme na divisa com Santana.

Valorizando a região
Ao encerrar a palestra, Magal Guerra reafirmou seu compromisso com a Zona Norte e com a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “O meu compromisso é fortalecer a Zona Norte, garantindo que a região tenha maior destaque no mapa da cidade“, declarou.
A fala do subprefeito foi recebida com aplausos calorosos da plateia, que contava com importantes representantes da região, incluindo o presidente da Distrital Norte-Santana da ACSP, Antônio Carlos Stefano, e o comandante de Policiamento de Área Metropolitana 3 – Zona Norte, Coronel Leandro.

No final do evento, Magal Guerra foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao seu trabalho na Subprefeitura. O encontro cumpriu seu objetivo de aproximar a gestão municipal dos empresários e moradores da Zona Norte, promovendo transparência e diálogo sobre as ações que estão transformando a região.
Apesar da derrota da Seleção Brasileira, a noite foi de vitórias para Santana, Tucuruvi e Mandaqui com um balanço da Zona Norte. A vitória também foi do Magal Guerra.
Nota da Redação: O DiárioZonaNorte acompanha, há mais de seis anos, as atividades de Magal Guerra, como esportista, empresário e agente politico na região do Parque Vitória, no Tucuruvi, onde deu os primeiros passos como cidadão responsável. E com propriedade, o jornal reconhece o valor na mudança significativa de ações nos bairros e distritos que hoje ele comanda.
<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa-Subprefeitura Santana / Tucuruvi / Mandaqui – Silvana Regina Inácio >>
Subprefeito Magal Guerra Subprefeito Magal Guerra Subprefeito Magal Guerra Subprefeito Magal Guerra