- No ano passado, o Fundação Procon-SP realizou quase 900 mil atendimentos — somando-se alguns Procons municipais;
- Mais de 250 mil reclamações precisaram de auxílio dos especialistas; e
- Yeesco, Enel Eletropaulo e Hurb Technologies foram as mais reclamadas
O Procon-SP divulgou nesta 6ª-feira (14/03/2025) a lista das empresas com mais reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024. O levantamento revelou que mais de 250 mil queixas necessitaram do auxílio de especialistas para mediação entre consumidores e fornecedores.
Destaque para a inclusão dos dados de Procons municipais conveniados que já utilizam a plataforma Procon-SP Digital, ampliando a transparência das relações de consumo no estado.
Das reclamações registradas, 255.536 (238.995 feitas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 nos 71 Procons Municipais participantes) não foram resolvidas na primeira tentativa e se transformaram em processos administrativos.
Os índices de resolução na segunda fase do processo ficaram abaixo das expectativas. Apenas 29,1% das reclamações feitas diretamente no Procon-SP foram solucionadas, uma queda de 2,6 pontos percentuais em relação a 2023. Nos Procons municipais, o índice de solução foi maior: 54,1%.
As três campeãs de reclamações
As empresas com mais reclamações que se tornaram processos administrativos foram:
- Yeesco (loja online de roupas e acessórios): 10.647 queixas, com apenas 29,6% de solução;
- Enel Eletropaulo (energia elétrica para a Capital e região Metropolitana de São Paulo): 8.508 reclamações, com resolução de apenas 16,4%;
- Hurb Technologies (plataforma de turismo): 7.554 registros, com taxa de solução alarmante de 0,3%.
Essas três empresas foram multadas pelo Procon-SP devido ao desrespeito às normas de defesa do consumidor.
Crescimento das reclamações e impacto no mercado
O número de reclamações fundamentadas cresceu 16% em 2024, passando de 220.167 em 2023 para 255.536. Já o índice de resolução das reclamações na primeira fase aumentou para 60,8% no Procon-SP e 64,6% nos Procons municipais, mostrando maior eficiência na resposta inicial.
Os setores mais afetados pelas reclamações fundamentadas foram:
- Venda de produtos (eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, informática, automotivos e varejo): 33,4% das reclamações.
- Serviços privados (turismo, viagens, educação, aplicativos de transporte e companhias aéreas): 23,8%.
- Instituições financeiras: 22,2%.
- Serviços essenciais (energia elétrica, gás, saneamento e telecomunicações): 9,6%.
Procons municipais ampliam participação
Em 2024, 71 Procons Municipais passaram a integrar a plataforma Procon-SP Digital, aumentando a transparência e o alcance do serviço. No total, foram registrados 898.367 atendimentos, incluindo reclamações, denúncias e pedidos de orientação.
O levantamento mostra que, dos 378 Procons municipais conveniados em São Paulo, 86 já utilizam a plataforma digital.
As três empresas que lideraram as reclamações nos Procons Municipais foram:
- Bradesco: 637 reclamações, índice de solução de 59,5%.
- Itaú Unibanco:505 reclamações,índice de solução de 47%
- Sabesp: 484 reclamações, índice de solução de 73%.
Histórico das campeãs de reclamações
Nos últimos cinco anos, as empresas mais reclamadas foram:
- 2024 – Yeesco
- 2023 – Hurb Technologies
- 2022 – Faci.ly
- 2021 – Eletropaulo – Enel
- 2020 – Eletropaulo – Enel
Conclusão: Transparência e direitos do consumidor
A divulgação do ranking anual pelo Procon-SP é uma ferramenta essencial para consumidores e empresas. Além de alertar os clientes sobre problemas recorrentes em determinadas empresas, a listagem permite que os fornecedores aprimorem seus serviços e atendimento.
Relatórios completos e mais detalhes, os consumidores podem visitar o site oficial do Procon-SP — clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação-Procon-SP / Ricardo Muza >>
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