- O Planetário do Ibirapuera pode ser uma opção totalmente gratuíta, com aparelhos telescópicos, a partir das 19h30, com entrada por chegada, em fila. Veja detalhes no final.
Um fenômeno astronômico está chamando a atenção: Marte, Vênus e Júpiter estão visíveis no céu sem a necessidade de telescópio. Embora outros planetas também estejam presentes, como Saturno, Urano e Netuno, apenas esses três podem ser facilmente observados a olho nu.
De acordo com o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, esse tipo de configuração é chamada de conjunção planetária, e não exatamente um “alinhamento”, como alguns divulgam.
“Os planetas aparecem próximos no céu, formando um arco visível a partir da Terra, mas não estão realmente alinhados no espaço”, explica o astrofísico Ricardo Ogando.
Como observar o fenômeno
A melhor maneira de apreciar esse espetáculo é procurar um local com pouca poluição luminosa e uma visão desobstruída do horizonte oeste, onde o Sol se põe. Vênus será o mais brilhante, seguido por Júpiter e, logo acima, Marte.
“A dica é deitar-se em um local seguro, olhar para o oeste após o pôr do sol e aproveitar essa oportunidade para observar o céu com tranquilidade”, recomenda Ogando.
Como ajuda na localização, aplicativos astronômicos podem ser baixados gratuitamente e facilitam a identificação dos astros.
Planetas cintilam?
Um detalhe importante para diferenciar os planetas das estrelas é a cintilação. “Diferente das estrelas, os planetas não piscam. A cintilação ocorre devido à turbulência da atmosfera terrestre, que distorce a luz das estrelas. Como os planetas estão mais próximos da Terra, esse efeito é minimizado“, esclarece o astrônomo Thiago Gonçalves, da Universidade Federal do Ri o de Janeiro (UFRJ)
Desmistificando fake news
Apesar do encantamento gerado pelo fenômeno, várias informações falsas têm circulado. Uma delas é que esse tipo de conjunção é extremamente rara. Na realidade, eventos semelhantes ocorrem com certa frequência, e outra conjunção será visível entre 12 e 20 de agosto deste ano.
Outro mito comum é que o “alinhamento” planetário poderia influenciar desastres naturais na Terra. Ogando desmente essa ideia: “A influência gravitacional dos planetas sobre a Terra é insignificante. Júpiter, por exemplo, tem uma massa imensa, mas sua distância é tão grande que seu efeito gravitacional sobre nós é mínimo”.
A Importância da observação do céu
Eventos como esse reforçam a necessidade de valorizar a ciência e a astronomia. “Momentos assim incentivam a curiosidade científica e a conexão das pessoas com o universo”, destaca Gonçalves.
Portanto, se o céu estiver limpo, aproveite a oportunidade para admirar Marte, Vênus e Júpiter brilhando acima do horizonte. Afinal, mesmo sem telescópio, o espetáculo do cosmos está ao alcance dos nossos olhos.
No Planetário do Ibirapuera
O Planetário do Ibirapuera prepara a observação gratuita, com aparelhos, na Rosa dos Ventos, pertinho do planetário, onde haverá um telescópio para observar de perto o fenômeno do alinhamento de 7 planetas!
Serviço
- 28 de fevereiro (6ª feira)
- das 19h30 às 21 hs
- Na Rosa dos Ventos, próximo ao Centro de Visitantes
- Gratuito! Você não precisa trazer nada.
- Entrada por ordem de chegada, na filaIMPORTANTE: a observação depende de condições climáticas favoráveis. Se a observação
<<Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação-EBC / Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil + Ass.Imprensa da Urbia >>
Marte Vênus Júpiter Marte Vênus Júpiter Marte Vênus Júpiter