Home Destaque Presídio da Polícia Civil no Carandiru será desativado. Presos irão para a...

Presídio da Polícia Civil no Carandiru será desativado. Presos irão para a Zona Leste

Presídio da Polícia Civil
Crédito da foto: Google Maps
Tempo de Leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo decide desativar o Presídio Especial da Polícia Cívil – PEPC, localizado na esquina da Avenida General Ataliba Leonel com a Avenida Zaki Narchi, no bairro do Carandiru – Zona Norte. As informações foram veiculadas pela Rede Globo de Televisão, por meio de reportagem de Bruno Tavares.

Hoje, o Presídio da Polícia Civil abriga 69 presos no regime fechado e 22 no regime semiaberto e tinha administração da Corregedoria da Polícia Civil.

Os detentos deverão ser transferidos para onde hoje funciona  Centro de Progressão Penitenciária de São Mateus, administrado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) – na Zona Leste da cidade de São Paulo. As presas que estão no CPP São Mateus serão transferidas para a Penitenciária do Butantã – na Zona Oeste.

A decisão foi baseada nos resultados de uma vistoria no local, realizada por Promotores Públicos e delegados da Corregedoria da Polícia Civil, que investigam o envolvimento de policiais no  caso Gritzbach.
.
Foram encontrados  em poder dos policiais detidos no local, aparelhos celulares, carregadores, cerca de vinte e um mil reais em dinheiro e algumas quantidades de drogas.  De acordo com a reportagem, existia a suspeita de que dois presos – Valdenir Paulo de Almeida, apelidado de “Xixo” e Valmir Pinheiro – conhecido como “Bolsonaro”, ameaçavam uma testemunha de dentro do presídio usando os aparelhos celulares.
.

O  delegado Guilherme Lazo Solano –  diretor do presidio, foi  exonerado e o nome de seu substituto não foi divulgado.

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Segurança Pública não respondeu aos questionamentos do jornal.

d