Na encosta da Serra da Cantareira, com uma área verde de 600 mil metros quadrados junto às obras do Rodoanel Norte, surge finalmente o Parque Linear Córrego do Bispo, no Jardim Perí, que foi criado por decreto em 2008 — há 17 anos.
Em 2022, a área apresentava alguns barracos de madeiras, utilizados como garagem e era ocupada por pessoas em situação de rua, usuários de drogas, bem como para o descarte de resíduos.
Aconteceu uma operação da Prefeitura de São Paulo para recuperar o local, sem grandes intercorrências. As obras de cercamento teve inicio de imediato, a fim de evitar novas ocupações irregulares.
Neste sábado (22/02/2025), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) inaugura os Núcleos Sede e Santa Inês do Parque Linear Córrego do Bispo, localizado na área administradas pela Subprefeitura Casa Verde/ Cachoeirinha/ Limão (Zona Norte).
O local possui uma área total de 1.205.270,61 m², incluindo 600 mil m² de área verde destinada ao lazer e à preservação ambiental.
O parque recebeu um investimento de R$12 milhões em cuidados ambientais e na construção da infraestrutura, que conta com sede administrativa, sanitários, parquinho infantil, trilhas e academia ao ar livre.
Além disso, mais de 20 mil árvores foram plantadas no local como parte do processo de revitalização e preservação do meio ambiente.
O lado histórico
Com o nome advindo do apelido “Fazendinha do Bispo”, atribuído por Dom Antônio Joaquim de Mello, sacerdote proprietário do terreno durante o século XIX, o local pertence ao conjunto de parques da Borda da Cantareira, planejados para a preservação da Serra da Cantareira e de seus mananciais.
O equipamento integra um sistema de prevenção de incêndios florestais, que conta com equipes de fiscalização, ronda florestal, torres de controle com alcance de 20 km e câmeras para vigilância de focos de fogo.
Essa central de monitoramento 24 horas trabalha em conjunto com as forças de segurança, a fim de conservar o bioma Mata Atlântica. Com investimento de R$4,2 milhões, ela também auxilia na proteção de outras áreas verdes.
Está previsto para esse ano o início das obras de implantação de mais um núcleo do parque, o “Fazendinha”, que também inclui a recuperação da tradicional capela. Outros terrenos vizinhos estão em processo de desapropriação para implantação de mais dois núcleos, que vão totalizar cinco na área.
A SVMA trabalha para recuperar e resguardar a biodiversidade desses locais, além de preservar o patrimônio histórico local, com a recuperação de duas capelas construídas há bastante tempo.
Serviço
Parque Linear Córrego do Bispo (Portaria 2)
- Endereço: Estrada da Sede s/nº / Av. Francisco Machado da Silva, 1171 – Jd. Peri
- Funcionamento: todos os dias
- Horário: 6 às 18 horas
<< Com apoio de informaçõs/fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria Municipal do. Verde e do Meio Ambiente-Fátima Robustelli >>