Home Destaque Segurança é o principal problema da cidade de São Paulo, na percepção...

Segurança é o principal problema da cidade de São Paulo, na percepção da população

segurança cidade são paulo
Tempo de Leitura: 2 minutos

.
Pesquisa sobre qualidade de vida na capital paulista, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica e apoio do Sesc,  mostra ainda a avaliação dos moradores da cidade sobre a prefeitura e a Câmara Municipal, os investimentos do poder público e a vontade de participar da vida política

A  pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de Vida 2025, apresenta a percepção dos moradores da cidade sobre temas como bem-estar, confiança nas instituições, avaliação da administração municipal (incluindo o poder legislativo) e investimentos públicos em áreas como saúde, educação, transportes, moradia, espaços públicos e cultura, entre outras.

Resultados

.
A pesquisa mostra que 74% dos entrevistados acham que a segurança é o maior ou o segundo maior problema da cidade. Em seguida, aparecem a área da saúde (36% das menções), transporte coletivo (15%) e habitação e educação (ambas com 12%).

Sobre a percepção da qualidade de vida em São Paulo, 40% disseram que ficou estável nos últimos 12 meses; 21% responderam que piorou um pouco, 7% que piorou muito; 20% que melhorou um pouco; e 11% que melhorou muito. No total, 65% dos moradores disseram que sairiam da cidade se pudessem.

segurança cidade são paulo

Prefeitura e Câmara Municipal.

A administração municipal recebeu avaliação “ruim” ou “péssima” de 41% dos paulistanos e paulistanas; 12% consideraram “ótima” ou “boa”.

55% consideraram a atuação da Câmara dos Vereadores “ruim” ou “péssima”.

62% afirmaram não ter vontade alguma de se envolver na vida política da cidade.

55% disseram que se lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições municipais, em 2024; 22% afirmaram que não se lembram em quem votaram; 24% disseram que não votaram.

39% se lembram em quem votaram para deputado federal em 2022; 36% não se lembram; e 26% não votaram.

38% se lembram em quem votaram para senador em 2022; 38% não se lembram; e 25% não votaram.

37% se lembram em quem votaram para deputado estadual em 2022; 38% não se lembram; e 25% não votaram.

.
Sobre a pesquisa

A pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de Vida é realizada em parceria com o Ipec e o apoio do Sesc. Ao todo, foram entrevistadas 700 pessoas com 16 anos ou mais e que moram na cidade há pelo menos dois anos.

O trabalho de campo foi feito em dezembro de 2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre a Rede Nossa São Paulo

A Rede Nossa São Paulo (RNSP) é uma organização da sociedade civil que tem a missão de mobilizar diferentes atores sociais para construir, se comprometer e promover uma cidade mais justa, democrática e sustentável.

Nossa atuação é pautada pelo combate à desigualdade, pela promoção dos direitos humanos, pela participação e controle social, e pela transparência e respeito ao meio ambiente.

<com apoio de informações: Beto Gomes  –  Assessoria de Imprensa Rede Nossa São Paulo/Cidades Sustentáveis >

d

segurança cidade são paulo – segurança cidade são paulo  – segurança cidade são paulo  – segurança cidade são paulo