Home Cultura Filme AQUI reúne diretor e atores de sucesso, mas apresenta uma história...

Filme AQUI reúne diretor e atores de sucesso, mas apresenta uma história que fica a desejar

Foto: Divulgação
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

por Aguinaldo Gabarrão (*)

Um dos principais desafios do filme “Aqui” é contar uma história com a câmera fixa num único enquadramento durante quase toda a sua duração. Essa característica de filmagem remonta às origens do cinema dos irmãos Lumière, há mais de cem anos.

No entanto, esse formato, nos primeiros anos do cinema, estava relacionado às limitações técnicas da recente invenção. Com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica na primeira década do século XX, a narrativa visual foi gradualmente absorvida pelo público.

Foto: Divulgação

A escolha do diretor Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro; Forrest Gump) de filmar com câmera e enquadramento fixos reflete seu fascínio em imaginar as pessoas que habitaram os mesmos espaços ao longo de séculos. Como viveram? Quais alegrias e situações tristes compartilharam, tendo como testemunha silenciosa o mesmo espaço físico?

Um espaço e muitas histórias

Esse único espaço testemunhou histórias desde o período dos dinossauros até o século XXI, com o drama da pandemia. O roteiro buscou amarrar essa amplitude de tempo à história de uma família no final da Segunda Guerra. Conforme seus dramas e dilemas se desenvolvem, volta-se ao passado ou se avança para o futuro.

Foto: Divulgação

Em “Aqui”, o enquadramento apresenta, ao fundo da sala de estar, uma janela que transmite a sensação de profundidade e do tempo que escoa: há uma casa antiga do outro lado da rua e o movimento de veículos e pessoas ao longo dos séculos.

Porém, reações ou sentimentos sutis são percebidos claramente pelo público somente quando as personagens se aproximam da câmera. Essa arriscada escolha formal do diretor por um enquadramento mais aberto e fixo, somada ao recurso narrativo de inserir de maneira frenética as micro-histórias e costurá-las à trama principal, resulta em personagens apenas esquematizadas e deixa o filme monótono em alguns momentos.

Foto: Divulgação
Sonhos abdicados

Os atores Tom Hanks e Robin Wright fazem o que é possível nesse furacão incessante de imagens e situações.  Eles interpretam o casal Richard e Margaret. Apesar do amor, os compromissos familiares fazem com que ambos abdiquem de seus sonhos, e essa tensão ocupa parte importante da trama.

No entanto, nem todos os recursos técnicos, incluindo o uso da IA (inteligência artificial) para rejuvenescer os atores e apresentar a linha do tempo daquele espaço, conseguem minimizar a sensação de que faltaram mais história e aprofundamento para o núcleo central.


Assista ao trailer do filme – clique na imagem abaixo:

 


Serviço

AQUI – Título original (Here)
  • Gênero: Drama
  • País: EUA
  • Classificação: 12 anos
  • Duração:  1 hora e 45 minutos
  • Ano: 2024

Direção: Robert Zemeckis / Roteiro: Eric Roth, Robert Zemeckis, Richard McGuire / Elenco: Tom Hanks, Robin Wright, Kelly Reilly, Michelle Dockery, Paul Bettany / Direção de Fotografia: Don Burgess / Diretor de Arte: / Trilha Sonora: Alan Silvestri / Produção: Bill Block, Andrew Golov, Derek Hogue, Jeremy Johns, Jack Rapke, Thom Zadra, Robert Zemeckis / Distribuição: Imagem Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação


(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.