Home Destaque Parques e mercados recebem postos volantes de vacinação. ZonaNorte fica de fora

Parques e mercados recebem postos volantes de vacinação. ZonaNorte fica de fora

Postos volantes vacinação
Foto: Divulgação/SMS - Secom-PMSP
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Em comunicado distribuído para a Imprensa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou nesta 5ª feira (16/01/2025) a criação de “postos volantes de vacinação” na cidade de São Paulo, com montagem de tendas e o deslocamento de material e  funcionários, que ficarão em parques, praças e supermercados – sem informar, no entanto, o custo destas operações.

Mesmo reconhecendo que a vacinação está disponível em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante a semana e aos sábados nas AMAs/UBSs, a SMS criou seis “postos volantes”.

No comunicado, acrescentou que os “postos volantes” funcionarão de 2ª. a 6ª. feira, das 9 às 17 horas, e “ofertarão vacinas do calendário básico, incluindo meningocócica, HPV, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, pentavalente, difteria, tétano, poliomielite, entre outras“.

A própria Secretaria Municipal da Saúde reconhece que a rede municipal de saúde já conta toda a infraestrutura e pessoal qualificado distribuídos em 629 pontos de ação, caso queira criar qualquer operação especial na cidade de São Paulo.

Sem custos extras e improvisações, essa rede têm à disposição 479 Unidades Básicas de Saúde – UBS, 104 Assistência Médica Ambulatorial (Amas), 11  Unidades de Atendimentos 24 horas – de AMAS,  30   Hospitais Municipais (HMs),  26  Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e  05   Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Se quiser, pode solicitar o uso das dependências das 32 subprefeituras.

Foto: Divulgação/SMS – Secom-PMSP
Tão, tão distante…

Os locais escolhidos foram  o Parque do Carmo (Itaquera), Centro Esportivo Vicente Feola (Vila Nova Manchester), Supermercado Bem Barato (Jardim Botânico/Zoológico), Parque Ecológico Profª Lydia Natgalizio Diogo (Vila Prudente) e Parque Natural Municipal Jaceguava (Parelheiros).

Já para o que a SMC classifica como Zona Norte foi incluído na relação o Supermercado Kibe Mais, localizado à Rua Leopoldo de Passos Lima, 72 no Distrito Anhanguera – na Zona Noroeste da cidade.  Este endereço está bem longe da Zona Norte. A título de comparação, se considerarmos como ponto oposto o Jaçanã, cerca de 34 quilômetros de distância.

Foto: Divulgação/SMS – Secom-PMSP
Fevereiro

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a iniciativa será estendida até fevereiro, sem precisar uma data, onde deve criar outros postos de vacinação, que também não foram divulgados. E acrescenta que ´´essa iniciativa faz parte dos esforços da SMS para garantir que mais pessoas tenham acesso às vacinas essenciais, contribuindo para a proteção coletiva da população paulistana´´.Postos volantes vacinação

Zona Noroeste que não é Zona Norte

O DiárioZonaNorte estranhou o posto de vacinação no endereço do distrito de Anhanguera sendo classificado como Zona Norte, observando que são recorrentes erros geográficos nas comunicações oficiais da Prefeitura de São Paulo e agora nesta  ação da Secretaria Municipal da Saúde – independente da forma como as regiões são classificadas administrativamente… Uma história para outra matéria.

Reforçamos que a Zona Norte / Nordeste abrange quatro subprefeituras e distritos: Casa Verde / Cachoeirinha/ LimãoSantana  / Tucuruvi / MandaquiJaçanã /  Tremembé, e  Vila Maria  / Vila Guilherme / Vila Medeiros.

Por outro lado, áreas como Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá / São Domingos e Perus / Anhanguera pertencem à região Noroeste, e não devem ser classificadas como Zona Norte.

Além disso, o local indicado fica muito longe dos moradores da verdadeira Zona Norte, tornando os deslocamentos impraticáveis devido à ausência de meios de transporte adequados. Não é justificável divulgar um serviço tão relevante para a população em um ponto tão distante da região que deveria ser atendida.

Esse fato remete a vários casos da ignorância geográfica, sem pesquisa e que acaba até esquecendo serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo – que acontecem em todas as suas Secretarias e órgãos – ignorando os 11 distritos e os 280 bairros da Zona Norte, que os moradores acabam sendo prejudicados.

O jornal encaminhou o assunto à SMS, que não retificou o comunicado, não deu novas informações, com um atraso de cinco horas para a resposta, que veio evasiva e sem detalhes: “Sobre a estratégia de postos volantes, a implantação será gradativa, de acordo com a demanda, e os endereços estão sendo publicados no site da SMS.   A programação da pasta é divulgada conforme divisão de território das seis Coordenadorias Regionais de Saúde”.

Observação: A Secretaria Municipal da Saúde cita o link, que é o mesmo texto do comunicado :  https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/vigilancia_em_saude/vacinacao/ferias_2025  

d


Postos volantes vacinação