da Redação DiárioZonaNorte
- A Caravana de Natal da Coca-Cola teve sua primeira edição em 1995, nos EUA,
- Dois anos depois (97) foi realizada a 1ª Caravana de Natal no Brasil; e
- Em 2024, acontece a 29ª edição-global e no Brasil é a 27ª Caravana de Natal.
Com o slogan: ´´ Prepare-se para viver a magia das caravanas´´, a Coca-Cola FEMSA Brasil anunciou o roteiro da sua Caravana Iluminada de 2024, mas na cidade de São Paulo ignorou a Zona Norte. Serão roteiros que dão preferência total à Zona Sul – e somente um pequeno atalho no centro da cidade — e outro em Guarulhos. E não haverá passagem pela Árvore de Natal, que tem inauguração oficial na cidade — neste ano será no Parque do Ibirapuera, no final do mês (30/11)..
Em anos anteriores, a Caravana de Natal da Coca-Cola realizou alguns roteiros na Zona Norte da cidade de São Paulo. Chegou a ter pontos de saída no Tucuruvi e rodando vários bairros da região e até circulando na Av. Luiz Dumont Villares — a velha avenida nova de mais de 40 anos! Nestas épocas, outros roteiros aconteciam em diversas regiões da cidade.
Zona Norte excluída
Em 2021, mesmo com o clima de pandemia da Covid-19, aconteceram vários roteiros e horários percorrendo várias regiões, mas a Zona Norte foi excluída. Mas, por segurança da saúde, os roteiros não foram divulgados com antecedência, que chegavam até a Árvore de Natal, montada ao lado do Complexo Parque Estaiada, na Zona Sul, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo. Antes, a Caravana inaugurava a Árvore de Natal, oficial da cidade, no Parque do Ibirapuera — e depois no Parque Villa Lobos — , até com shows musicais.
Já em 2022, aconteceu o mesmo esquema dos roteiros sem considerar a Zona Norte, conforme o DiárioZonaNorte registrou em suas páginas (clique aqui). No ano passado, o mesmo esquema foi praticado pela Caravana de Natal, novamente excluíndo a Zona Norte. Já Guarulhos teve o seu roteiro no feriado de 15 de novembro, com o roteiro no ponto de partida no Viaduto Cidade de Guarulhos seguindo pela Av. Paulo Faccini com retorno no Shopping Maia e uma pausa de 20 minutos em frente ao Bosque Maia.
Nada de especial
Sem inauguração da Árvore de Natal oficial da cidade, nada especial e nem mesmo shows, neste ano houve aumento de novas cidades na Caravana do Papai e Mamãe Noel relacionando 7 estados e 85 cidades – do interior de São Paulo serão 23 localidades (ver abaixo).
O evento já está em andamento — vai até 23 de dezembro, — e para atender a mais localidades, serão utilizados dois comboios este ano. Na previsão dos organizadores, serão´´ mais de 62 milhões de pessoas impactadas´´.
Com o mote “Desperte o Papai Noel que há em Você”, os veículos trazem diversas atrações, como efeitos visuais e sensoriais. Outra novidade será a presença de uma orquestra com quatro integrantes (dois violinistas, um violoncelista e um trompetista), assim como conteúdos digitais sendo projetados em leds em formato de lata de Coca-Cola.
Sem detalhes, somente os mapas
Na divulgação do evento, com atraso e sem muito alarde nas mídias com detalhes de roteiros, a Assessoria de Imprensa acrescenta, que é o segundo ano seguido com a presença do casal Papai e Mamãe Noel nas rotas, além de efeitos de fumaça e até um caminhão em ´full led´, que trazem conteúdos digitais em homenagem às fabricas da Coca-Cola e, outro, às famílias que se reúnem no Natal e celebram com a marca. E aproveitam o chamado marketing popular, divulgando a marca e modelo do caminhão que atende a Caravana de Natal.
Na cidade de São Paulo, os roteiros sem os detalhes dos itinerários estão expostos em três mapas:
- Mapa 1 – 22/11/2024 – 6ª. feira – 19h00 – o roteiro tem inicio em na unidade da Coca-Cola em Jurubatuba e faz o caminho próximo: Vila Santa Catarina, Santo Amaro, Vila Olimpia, Itaim Bibi, Pinheiros, Butantã, Parque Villa Lobos e Vila Leopoldina;
- Mapa 2 – 23/11/2024 – sábado – 20h30 – o roteiro é um pouco mais extenso, saindo do Parque Villa Lobos e está previsto até o Centro da cidade (Praça da República e Praça Sé); e
- Mapa 3 – 24/11/2024 – domingo – 19h00 – a partida será do Pão de Açúcar do Morumbi, passando pelo Parque Burlex Marx e termina em Jurubatuba.
No link da Caravana de Natal (clique aqui) estão os três roteiros da cidade de São Paulo, todas as cidades do interior paulista e dos estados brasileiros. Na página, informar o Estado e a cidade a serem pesquisados. Aparecendo os mapas, ampliar para localizar os nomes das ruas e avenidas do roteiro.
Zona Norte vai a Guarulhos
Os moradores da Zona Norte – e outras regiões e bairros não foram contemplados – podem buscar os roteiros na Zona Sul — bem distante em vários quilômetros de suas casas. Na Zona Norte ainda tem a compensação e a proximidade do município de Guarulhos, onde há um roteiro pelas nas ruas da cidade, a partir das 21 horas de 09 de dezembro (2ª.feira). Sem muito detalhes, como aconteceu no ano passado, um grande roteiro deve sair do Viaduto Cidade de Guarulhos, passando pela Av. Paulo Faccini, Rua Lídio Francisco de Santana, Av. Salgado Filho, Rua Araguari, R. Bartolomeu de Carlos e retornando pela Av. Paulo Faccini — com uma parada programada no Bosque Maia.
A Caravana no interior paulista
Os paulistanos podem ainda buscar os roteiros um pouco longe, nas cidades do interior: 02/12 – Indaiatuba / 03/12 – Limeira / 04/12 – Cosmópolis, Americana e Santa Bárbara do Oeste / 10/12 – Bauru / 11/12 – Marília / 12/12 – Araçatuba / 19/11 – Campinas / 20/11 – Jundiaí / 03/12 – São José dos Campos / 04/12 – Mogi das Cruzes e Suzano / 05/12 – Praia Grande e Guarujá / 06/12 – São Vicente e Santos / 07/12 – Santo André e São Caetano do Sul / 08/12 – Osasco e Guarulhos / 09/12 – Sumaré / e 11/12 – Olímpia e São José do Rio Preto.
Nota da Redação/Opinião do DiárioZonaNorte: Todo ano, a história se repete: a Zona Norte de São Paulo é deixada de fora do roteiro da Caravana de Natal da Coca-Cola. Um evento que traz alegria para as famílias e, principalmente, para as crianças, se transforma em motivo de frustração para os moradores da região. Apesar das aglomerações e da brevidade da passagem dos caminhões iluminados, estar ali, acompanhando o desfile, tornou-se uma tradição que desperta emoções e cria memórias inesquecíveis.
<< Com apoio de informações/fonte: FSB Comunicação/Arthur Isamu Takebayashi >>