Tempo de Leitura: 5 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

Revisitamos o Hospedaria, do chef Fellipe Zanuto. O restaurante fundado na Mooca em 2016, que recentemente reformulou o cardápio, continua saboroso.  A cozinha de Zanuto é afetiva,  onde mesmo nos pratos mais prosaicos o rigor no preparo e a técnica imperam. Cada insumo é tratado com respeito, levando-se em conta o sazonal.

Pagamos nossa conta

Na última 4ª feira (14/11/2024), fomos conhecer o almoço restaurante. E fizemos do jeito que a gente sempre faz: de forma anônima e pagando nossa conta.  Para publicar a matéria levamos em consideração a experiência como um todo: comida, ambiente e serviço.

Valor total, incluindo o serviço.

Se o restaurante for ruim não publicamos a matéria e você não gasta seu dinheiro…  E olhe, nestes dez anos de jornalismo gastronômico no DiárioZonaNorte – por meio da  coluna EstiloDZN – houveram muitos restaurantes  sofríveis.

Foto feita há poucos. minutos do encerramento do horário do almoço, quando a casa fica mais tranquila.
Lotado

A comida é ótima, o ambiente é bacana e o serviço é impecável.  Natural atrair  fãs de todas as regiões da cidade. E, para variar estava lotado…

Aliás, fila e Hospedaria – tanto na unidade da Mooca como na unidade do Itaim (aberta em 2012), são mais ou menos como um sinônimo. Chegamos por volta das 14h e enfrentamos uma espera de cerca de 30 minutos.  Juro, vale muito a pena…

Hospedaria
ambiente reverencia a história industrial da Mooca – bairro paulistano da Zona Leste
Peixe, Moleque Travesso e o menino Ney

Enquanto aguardávamos nossa mesa na área externa do Hospedaria, conhecemos o César. Ele é funcionário da cinquentenária Peixaria Box do Santista… Fornecedora dos peixes do Hospedaria e de outros tantos restaurantes estrelados da cidade de São Paulo. O lugar é a Disney dos pescados e frutos do mar…

Não deu tempo de fotografar o César

E César é o cara! Não bastasse trabalhar no melhor fornecedor de pescados do litoral, além de entender de peixes, manda muito bem no futebol!. Do Santos do menino Ney ao Juventus – o Moleque Travesso da Mooca – a Portuguesa de Desportos, a resenha rola fácil…

E nem deu tempo de fotografar o César... Ele fez a entrega rapidinho e seguiu o seu caminho. Nem precisou a Edileni (sua chefe) telefonar pedindo pressa… Ahhh… coisas que só acontecem no Hospedaria.

Rango do Funça

No horário do almoço (entre 12h e 15h – sempre de 2ª à 6ª feira) você pode optar entre o Rango de Funça – o bom e velho PF, o prato que os funcionários comem antes da abertura do restaurante… Ele  celebra o modo de “comer” dos trabalhadores paulistanos natos ou de coração e segue a lógica de um prato fixo por dia da semana, sempre por R$ 45,00.

Segundas de Picadinho, terças de Milanesa de Frango, quartas de feijoada (da da Hospedaria é supimpa…) e sextas de estrogonofe de frango. A novidade fica por conta das Iscas de Peixe Frito, douradas e levemente crocantes, escoltadas por um delicado molho tártaro, arroz, feijão, fritas e vinagrete de feira – servido sempre às 5ª feiras.

Menu Executivo

Também de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), para o almoço do Hospedaria tem um Menu Executivo com preço camarada. Entrada, prato principal e sobremesa por R$ 72,00. São duas opções de entrada, quatro opções de prato principal (sendo duas delas vegetarianas) e três opções de sobremesa.

Nossa entrada foi a Brusqueta de Lagarto Marinado.  O lagarto cozinha lentamente por 72 horas. Resfriado, é milimetricamente cortado em cubinhos e envolto em uma marinada deliciosa, pimentões e cebolas roxas e um toque de flor de sal – servido em uma fatia de  pão semi italiano tostado  na manteiga.

Tenho certeza que você não será o primeiro e nem o último ser humano do planeta, que vai tentar reproduzir a receita em casa. Nem perca seu tempo. Não vai conseguir. Nada que você faça chega aos pés deste lagarto. Vá por mim…

Na foto, a porção normal do lagarto marinado do Hospedaria. No almoço executivo, ele é servido sobre  uma fatia de pão semi italiano tostado na manteiga – crédito Divulgação
Prato Principal

Estávamos em três pessoas. Pedimos dois Milanesas de Angus – perfeito.  Aparentemente simples, tem muita técnica envolvida neste prato. Levemente dourado, sequinho e sem perder a suculência… Conversa bem com a salada de agrião e a maionese de batatas (outro segredo do Hospedaria).

hospedaria
Milanesa de Angus com salada de agrião e maionese de batatas
Desculpe… não fotografamos o frango! 

O outro prato pedido foi o Frango da Roça. Muito bem executado, é um peito de frango grelhado no ponto perfeito, escoltado por salsa caipira e arroz cremoso de abóboras. Ficamos tão animados com a comida que acabamos não fotografando o frango!

hospedaria
Suco caipira

Tanto o Milanesa de Angus como o Frango da Roça, não brigaram com o sabor do  delicado Suco Caipira, elaborado com tangerina, limão e hortelã. Como sobremesa, escolhemos o saboroso bolo de coco gelado, bem molhadinho.

Bolo de coco gelado

E, para encerrar a refeição, o café coado do Hospedaria – servido na garrafa térmica e no copo americano,  é um arábica bem gostoso.

hospedaria
Café arábica coado, servido na garrafa térmica e no copo americano.
Serviço:
Hospedaria 

Rua Borges de Figueiredo, 82 – Mooca – São Paulo/SP – Fone: (11) 2291-5629 | Horário de funcionamento: 2ª das 12h às 15h, 3ª a 5ª das 12h às 15h e 18h às 22h, 6ª  e sábado das 12h às 22h30, domingo das 12h às 17h

Rua Clodomiro Amazonas, 216 – Itaim Bibi – São Paulo/SP | Fone: (11) 3168-7291 | Horário de funcionamento: segunda das 12h às 15h, terça a quinta das 12h às 15h e 17h às 22h, sexta e sábado das 12h às 22h30, domingo das 12h às 17h

Instagram:  @hospedariasp

 

d