da Redação DiárioZonaNorte
“Acredito que a leitura, em sua essência original, (é) um tipo de milagre fecundo da comunicação em meio à solitude”
– Marcel Proust –
O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano, responsável por processar informações, controlar funções vitais e sustentar a consciência, emoções e raciocínio. Como o centro de controle do sistema nervoso, ele coordena respostas físicas e mentais, permitindo o aprendizado e a memória.
Com cerca de 1,5 quilo em um adulto e dotado de 86 bilhões de neurônios, essa massa encefálica já possibilitou o surgimento de grandes gênios da humanidade, como Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Albert Einstein e Stephen Hawking, entre outros.
Mesmo sem a era digital atual, esses pensadores desenvolveram cérebros notáveis, mas a base de desenvolvimento é a mesma para qualquer ser humano: o estímulo da leitura e a exploração do próprio universo cognitivo. Ler e escrever são atividades fundamentais para aprimorar as capacidades cerebrais, desenvolvendo habilidades que potencializam a mente.
No recente lançamento da Editora Contexto, “O Cérebro Leitor“, a neuropsicóloga norte-americana Maryanne Wolf aborda, em uma narrativa envolvente, a trajetória da linguagem escrita, observando tanto sua evolução histórica quanto o processo de aprendizado pelas crianças. A autora discute as razões pelas quais muitas enfrentam dificuldades cada vez maiores para dominar essas habilidades.
Wolf explora a história e a neurociência da leitura, revelando como o cérebro humano se adaptou para aprender a ler ao longo do tempo. Seu estudo está profundamente conectado à evolução da compreensão do cérebro, abordando como linguagem, cultura e o desenvolvimento de tecnologias de comunicação moldaram nossas mentes.
A autora traça essa jornada desde as primeiras inscrições sumérias até a alfabetização facilitada pela tecnologia moderna. Ela alerta sobre como a exposição frequente a imagens nas telas pode estar reduzindo a dependência da linguagem escrita e reflete sobre as consequências dessa mudança.
Com 352 páginas, distribuídas em três capítulos que abrem nove itens, e tradução de Alcebíades Diniz Miguel, o livro traça o percurso da leitura e seu impacto no intelecto humano. Wolf também compara o funcionamento do cérebro humano com o escritor francês Marcel Proust, autor de “Em Busca do Tempo Perdido”, e utiliza o exemplo do molusco lula para ilustrar os avanços da ciência sobre a complexidade neuronal.
A Editora Contexto lembra: ´´Com base em diversas pesquisas, a autora mostra a importância do que chama de ´leitura profunda´na história da humanidade e como ela esta ameaçada. Mas nos dá esperança: é possivel educar as crianças para que sejam duplamente letradas, tanto em livros impressos quanto em leitura digital. Dessa forma, elas poderão aproveitar o melhor dos dois universos´´. Vamos à leitura, vale a pena!
Sumário:
Parte I – COMO O CÉREBRO APRENDEU A LER
- Lições de leitura de Proust e da lula
- Como o cérebro se adaptou para a leitura:os primeiros sistemas de escrita
- O nascimento de um alfabeto e os protestos de Sócrates
Parte II – COMO O CÉREBRO APRENDEU A LER AO LONGO DO TEMPO
- Os inícios do desenvolvimento da leitura, ou não
- A “história natural” do desenvolvimento da leitura –a conexão entre as partes do jovem cérebro leitor
- A história sem fim do desenvolvimento da leitura
Parte III – QUANDO O CÉREBRO NÃO CONSEGUE APRENDER A LER
- O enigma da dislexia e o design do cérebro
- Genes, dádivas e dislexia
- Conclusões – do cérebro leitor ao “que vem a seguir´´
Leia o trecho inicial do livro: clique aqui
Quem é Maryanne Wolf –— Neurocientista norte-americana, pesquisadora, professora e defensora de crianças e do letramento ao redor do mundo. Ela é diretora do Center for Dyslexia, Diverse Learners, and Social Justice na UCLA Graduate School of Education and Information Studies. Foi titular da cátedra John DiBiaggio of Citizenship and Public Service e diretora do Center for Reading and Language Research no Eliot-Pearson Department of Child Study and Human Development da Universidade Tufts. Autora de mais de 170 publicações científicas, pela Editora Contexto publicou também ´´O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era´´.
O Cérebro Leitor
- Titulo original/inglês: Proust and the Squid: The Story and Science of the Reading Brain ( Proust e a Lula: A História e a Ciência do Cérebro Leitor )
- Editora: Contexto
- Leitura: 352 páginas
- Tradução: Alcebíades Diniz Miguel
- Custo: R$93,90
- Pedido: clique aqui
<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Divulgação/Marketing: Editora Contexto / Elisângela Moraes >>
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