Entre os dias 15 e 17 de outubro, a Resorts Brasil realizou o 1º Encontro de Gestores Comerciais, reunindo líderes de grandes empreendimentos hoteleiros do país para promover reflexões sobre as principais tendências do mercado e explorar estratégias que fortaleçam a atuação comercial da associação.
O evento aconteceu no Cyan Resort by Atlantica, situado em Itupeva (SP), a 35 minutos da capital paulista e a 20 minutos do Aeroporto de Viracopos. O espaço abriga um complexo com mais de 5.300 m² de área de lazer e 220 confortáveis apartamentos.
O encontro também contou com o apoio de parceiros de destaque no setor, como Grupo R1, Omnibees, Climber, Plusgrade, PMWEB, STR, PerformaWeb, Renase, HBX – HotelBeds e Nestlé Professional.
Painéis
O evento teve início com a recepção e as boas-vindas aos associados pela equipe da Resorts Brasil, seguida do painel “Conexão Consigo Mesmo”, conduzido por Michele Pessin, e do painel “Conexão Resorts Brasil”, liderado por Sérgio Souza, atual membro do conselho consultivo e que coleciona uma passagem célebre na história da associação.
No segundo dia, o foco esteve na integração entre os departamentos, com apresentações e atividades que promoveram a colaboração entre associados e parceiros, reforçando a visão da Resorts Brasil de união e sinergia no setor.
“A nossa expectativa é que estejamos cada vez mais conectados, aptos a cooperar, colaborar e coopetir de forma harmoniosa. Queremos cocriar juntos, sempre com foco em resultados sustentáveis que beneficiem a todos,” afirmou Ana Biselli Aidar, Presidente Executiva da Resorts Brasil.
Dados
A programação do dia foi dividida em dois blocos: Dados e Segmentação. No primeiro bloco, Rodolpho Delphorno (Omnibees), em sua fala sobre “Visão de Mercado e Tecnologia”, destacou como o uso de dados pode auxiliar na estratégia de vendas e melhorar o desempenho de canais e reservas diretas, além de como a tecnologia pode facilitar o processo decisório dos gestores comerciais.
Daniel Feitosa (Climber) complementou a discussão ao falar sobre a importância de otimizar receitas por meio de dados, abordando estratégias para vendas diretas, indiretas, sazonalidade e datas especiais, ressaltando o papel da Resorts Brasil em promover melhorias no setor.
No primeiro bloco, também participaram Ana Carolina Fusquine (PMweb), falando sobre “Tendências e Métricas de CRM”, e Maína Pietrobelli (PlusGrade), que finalizou com o discussão: “Como está o seu orçamento de Receitas Auxiliares?”.
Ana Carolina destacou a importância de usar o CRM para construir um relacionamento profundo com os clientes, antecipando suas necessidades para fideliza-los. Enfatizou como o conhecimento sobre o cliente pode gerar um aumento significativo nas receitas.
Maína, abordou estratégias para o incremento de receitas auxiliares, como pacotes de experiências e sistemas de lances para upgrades. Ressaltou que o objetivo é aliar o aumento de receita à melhoria da experiência do cliente, oferecendo aos hotéis dados e ideias aplicáveis para maximizar esses resultados.
Segmentação
O bloco focado em Segmentação contou com Luciano Barreto e Ricardo Grimaldi (Performa Web), que abordaram o tema “Um olhar para o Consumidor Final”, e com Fabiana Borges e Amadeu Cerqueira (HotelBeds), no painel “Mercado Internacional: oportunidade?”.
Luciano e Ricardo discutiram as tendências do turismo e o comportamento dos consumidores antes de comprar viagens, além de como os resorts podem aproveitar datas importantes, como a Black Friday, para avaliar esses movimentos.
Ricardo destacou a importância de trabalhar melhor com dados no setor de turismo para gerar resultados. Fabiana e Amadeu, enfatizaram o crescimento do mercado internacional para hotéis e como a HotelBeds pode ajudar a aumentar a demanda global, proporcionando resultados produtivos para os resorts.
Daniela Moriwaki e Ana Moscardi (Renase) abordaram no painel “MICE Experience: o que esperar para 2025?” o papel da Renase em oferecer eventos que deixem marcas positivas e inesquecíveis, destacando os fatores que os clientes consideram ao escolher hotéis e resorts, como a relação comercial, qualidade do serviço, bom atendimento, agilidade, preço, qualidade de A&B e ações de ESG.
André Lopes (Nestlé Professional), na palestra “Diferenciação: como você está se conectando com seus intermediários e clientes?”, ressaltou a importância das parcerias e da colaboração no sucesso dos negócios, com foco à inovação e a experiência do cliente no setor de alimentos e bebidas. Ele reforçou o compromisso da Nestlé Professional em ampliar a experiência dos hotéis com soluções inovadoras que agregam valor ao setor e melhoram a experiência dos hóspedes.
O ciclo final de palestras contou com Marcelo Flores (BusinessLand) no tema “Experiências diferenciadas: encantando clientes com os sentidos”. Ele deu destaque a importância de criar conexões emocionais e experiências sensoriais entre os clientes e empreendimentos turísticos.
Destacou a necessidade de personalização e colaboração para melhorar os resultados no setor. Também fez uma dinâmica com a participação dos associados em atividades práticas em mesas temáticas, debatendo pilares como “Repensando os dados do segmento de resorts” e “Identificando o ROI das ações comerciais”, com o objetivo de promover discussões produtivas.
Lançamento Curso de Análise de Dados Aplicada à Hotelaria
Outro destaque do segundo dia do 1º Encontro de Gestores Comerciais o lançamento oficial do Curso de Análise de Dados Aplicada à Hotelaria. Patricia Boo (STR) participou da apresentação via videoconferência. O objetivo é preparar os participantes para a certificação em Análise de Dados na Indústria Hoteleira (CHIA/STR).
O curso idealizado pela Resorts Brasil e desenvolvido pela STR será conduzido por Patricia e contará com a participação de professores da FGV e de especialistas renomados como Ricardo Mader (JLL) e Thais Perfeito (HotelInvest). As aulas serão ministradas de forma remota entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2025, com vagas limitadas e condições especiais aos associados presentes.
Estratégias e Inspirações para o Futuro dos Resorts
O último dia começou com uma dinâmica de golf – que, inclusive, deu origem a temática proposta ao evento – que tinha por intuito trabalhar de maneira lúdica e prática os conceitos de foco, concentração e resultado, e como elas podem ser determinantes para o sucesso das equipes.
Em sala, o encontro contou com Rodrigo Vaz (Hot Beach Parques & Resorts/Resorts Brasil) e Aline Curti (Resorts Brasil) com a atividade “Posicionando o segmento de resorts em 2025: estratégias”.
No bloco 3 de apresentações, chamado de Inspirações, Carlos Jacobina (Novotel Itu/Resorts Brasil) trouxe o “ESG e Inovação aberta como caminho para a transformação do setor”, que foi seguido por um painel moderado por Fernanda Oliveira (Grupo Wish) que contou com a presença dos 4 VPs da Resorts Brasil: Rodrigo Vaz (Hot Beach Parques & Resorts), Carlos Jacobina (Novotel Itu), Thiago Borges (Vale Suiço) e Felipe Castro (Grupo Tauá). Por fim, Vanessa Sandrini discursou sobre o tema do evento: “Integração 360: Cocriar futuros Possíveis no Setor de Resorts”.
Avaliação
Rodrigo Vaz, Vice-Presidente Comercial da Resorts Brasil, destacou que evento marca um momento significativo para a organização, consolidando o trabalho iniciado no encontro de gestores operacionais realizado no início do ano. “A presença de cada gestor é essencial para que possamos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em nosso caminho. Este encontro é uma oportunidade valiosa para trabalharmos em sinergia e definirmos um futuro promissor para o nosso setor”, completou.
Rafael Caron, Gerente de Vendas do Cyan Resort by Atlantica, comemorou a oportunidade de o empreendimento sediar o 1º Encontro de Gestores Comerciais. Ele afirmou que “a adesão do Cyan à Resorts Brasil foi uma escolha estratégica e já estamos colhendo resultados positivos com a participação em feiras de turismo e eventos ao longo do ano, o que tem se mostrado extremamente enriquecedor”.
Colaboração e Inovação: Um Marco para os Gestores Comerciais
Para Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil, “este 1º Encontro de Gestores Comerciais marca uma nova fase de colaboração e cocriação entre nossos associados”.
Ele reforça o papel fundamental dos gestores comerciais tanto nas ações comerciais de promoção dos resorts quanto nas iniciativas que fomentam a produção de inteligência de mercado que auxiliam na tomada de decisão. “Certamente, como resultado desse primeiro encontro teremos novos insights para aprimorar a competitividade e o crescimento sustentável dos resorts associados”, conclui.
Nota: A iniciativa reuniu quase 50 profissionais, incluindo diretores e gestores comerciais, representando 37 empreendimentos associados. Entre os participantes estavam importantes resorts do Brasil, como: Armação Resort, Blue Tree Lins, Cana Brava All Inclusive Resort, Casa Grande Hotel & Spa, Clara Resorts, Club Med, Costão do Santinho, Cyan Resort by Atlantica, Hot Beach Parques & Resorts, Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, Japy Golf Resort Hotel, Jurema Águas Quentes, Malai Manso Resort, Mavsa Resort, Nannai, Novotel Itu Golf & Resort, Ocean Palace, Pratagy All Inclusive Resort, Royal Palm Plaza, Tauá Resorts, Tivoli Praia do Forte, Transamerica Comandatuba, Vale Suiço Resort, Vila Angatu Eco Resort & Spa, Villa Rossa e Wish Resorts.
<com apoio de informações: Anagrama Comunicação e Eventos>
gestores comerciais resorts – gestores comerciais resorts – gestores comerciais resorts. – gestores comerciais resorts – gestores comerciais resorts