Home Cultura Ex-presidente Donald Trump tem período obscuro revelado no filme ‘O Aprendiz’

Ex-presidente Donald Trump tem período obscuro revelado no filme ‘O Aprendiz’

Foto: Divulgação
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

por Aguinaldo Gabarrão (*)

You’re fire!” (Você está demitido!) era a frase preferida de Donald Trump, responsável pelo programa “O Aprendiz”, apresentado por ele na rede de tv americana NBC de 2004 a 2015.  O bilionário adorava humilhar candidatos, segundo ele, fora de perfil para suas empresas. Copiado aqui no Brasil, o reality show em nada devia ao original.

O filme homônimo captura ironicamente o título do programa para apresentar um jovem Donald Trump à procura do seu caminho de sucesso no segmento imobiliário, menos pelo desejo absoluto de conquistar a riqueza e mais pelo desejo de ser uma celebridade e, dessa forma, aplacar o egocentrismo hiperbólico que sempre o moveu.

O aprendiz
Foto: Divulgação
Mentor competente

O roteiro, situado entre os anos 70 e 80, dá as dicas de como a personalidade empavonada de Trump foi moldada a partir do seu encontro com o advogado Roy Cohn (1927-1986), uma espécie de assessor do capeta na Terra (* veja nota de rodapé). E isso não é força de expressão.

Quando ocupou o cargo de procurador, ele levou prazerosamente à cadeira elétrica Ethel e Julius Rosenberg, o casal acusado de transmitir informações secretas de projetos atômicos americanos para a antiga União Soviética.

A ‘capivara’ de Cohn foi extensa e erguida sob três pilares: “atacar”, “negar tudo” e “nunca admitir a derrota”. Essas palavras se tornam um mantra nos ouvidos de Trump, a partir do momento em que Roy aceita se tornar o seu mentor. O roteiro não apresenta o advogado como o criador do monstro, mas aquele que soube alimentar a criatura com a fina nata da excrescência.

O aprendiz
Foto: Divulgação
Cliques e holofotes

A direção ágil de Ali Abbasi explora bem o recorte de tempo de pouco mais de uma década, em que Trump está com 27 anos e cuida dos negócios da família, até chegar ao patamar ambicionado.

Fica claro o vazio crescente nas relações familiares, no casamento e no desprezo por vínculos emocionais sinceros. Os negócios estão à frente pela busca incessante de cliques e holofotes. Vende-se a imagem de sucesso e virilidade em tudo, principalmente quando os empreendimentos imobiliários estão desmoronando.

O aprendiz

Trump enfurecido

O trio de atores Sebastian Stan (Trump), Jeremy Strong (Roy) e Maria Bakalova (Ivana) estão afiados com a proposta da direção. Chega a ser bizarro os trejeitos do bilionário que Stan reproduz com perfeição.

O filme enfureceu Trump e sua equipe notificou extrajudicialmente os produtores. Além disso, a produção encontrou dificuldades de distribuição nos EUA, sob a alegação de interferência na eleição americana.

Independente desta polêmica, o filme escancara a métrica torta dos valores éticos e cristãos que norteiam a vida do bilionário e de outros senhores do poder nos EUA.


Assista ao trailer – clique na imagem:


(*) Algumas informações para compor esta crítica foram extraídas da reportagem escrita pelo jornalista Jan Martínez Ahrens, intitulada ‘O demônio que ensinou Trump a Atacar’, publicada no jornal ‘El País’ em 11.03.2017.


Serviço

O APRENDIZ
  • Título Original: The Apprentice
  • Gênero: Biografia, Drama
  • País: Canadá, Dinamarca, Irlanda, EUA
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 2 horas
  • Ano: 2024

Direção: Ali Abbasi / Roteiro: Gabriel Sherman / Elenco: Sebastian Stan, Jeremy Strong, Maria Bakalova / Direção de Fotografia: Kasper Tuxen Andersen / Trilha Sonora: David Holmes, Brian Irvine / Montagem: Olivier Bugge Coutté / Produção Executiva:  Noor Alfallah / Distribuição: Diamond Films / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação


(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


d

O Aprendiz  –  O Aprendiz  –  O Aprendiz. –  O Aprendiz