por Aguinaldo Gabarrão (*)
As novas tecnologias sempre monopolizam discussões e propiciam um campo inteiramente novo para a construção do pensamento e das relações humanas, mas é admirável notarmos que, a humanidade nunca deixou de ter os pés fincados em temas como ancestralidade e xamanismo, relacionados a aspectos da transcendência e espiritualidade, que tocam nas mais antigas religiões.
E nesse contexto, o filme coreano Exhuma consegue equilibrar o binômio tecnologia e tradição religiosa em sua história. Sucesso de bilheteria – arrecadou 84 milhões de dólares somente na Coreia do Sul –, ele faz parte da programação de longas e curtas metragens do 2º Koff – Korean Film Festival (link da programação ao final desta crítica). São produções de qualidade do país mais high-tech entre os Tigres Asiáticos.
Casal moderno de xamãs
Uma família rica de Los Angeles convoca uma jovem dupla de xamãs em ascensão, Hwa Rim (Kim Go-eun) e Bong Gil (Lee Do-hyun), para salvar o recém-nascido da família. A xamã sente a estranha presença de um parente já falecido e busca a ajuda do geomante Sang Deok (Choi Min-sik) e do agente funerário Yeong Geun, com o objetivo de exumar o corpo do ancestral familiar e libertar a criança do jugo fantasmagórico.
Para espanto geral, encontram o túmulo em um local sombrio, numa vila remota na Coreia do Sul. A exumação é realizada, desencadeando uma reação malévola e sem controle.
Ciência x religião
Nas primeiras cenas o jovem casal de xamãs está no quarto de um moderno e bem equipado hospital. Sob os olhares preocupados dos parentes, realizam rituais estranhos àquele ambiente, com apetrechos que representam a mediação entre o mundo dos vivos e dos mortos.
A rica família, adaptada ao modo de vida americano – leia-se ocidental –, recorre ao que aparentemente, há de mais primitivo para ajudar ao bebê. É de saída, a provocação inicial do filme: a contemporaneidade por mais que celebre a supremacia da ciência, não deixa de recorrer às suas raízes espirituais para buscar a solução que a aparente racionalidade científica busca negar.
Gerações diferentes
A xamã Hwa Rim e seu tatuado companheiro Bong Gil, não pensam duas vezes em recorrer ao experiente Sang Duk, ajudado pelo agente funerário Ko Young (Yoo Hai-jin). Sang é um geomante, pessoa que tem a capacidade de interpretar os sinais do solo, elemento sagrado para o repouso dos ancestrais. Interpretado por Choi Min-sik (OLDBOY), o ótimo casting conta ainda com a participação da atriz Lee Young-lan, protagonista do filme brasileiro Fortaleza Hotel (2022).
Essa união entre a jovem dupla de xamãs e os veteranos é mais um elemento explorado no bom roteiro do diretor Jang Jae-hyun. Ele consegue amarrar a trama e manter o suspense numa história centrada no universo da rica mitologia sul-coreana, mas em profunda conexão com outras visões de mundo, que não dispensam a coexistência entre vivos e mortos e suas implicações, para o bem ou para o mal.
Assista ao trailer:
Serviço
EXHUMA – Título Original: Pamyo
Gênero: Terror, Suspense, Mistério / País: Coréia do Sul / Classificação: 16 anos / Duração: 2 horas e 14 minutos / Ano: 2023
Direção e roteiro: Jang Jae-hyun / Elenco: Choi Min-sik, Kim Go-eun, Lee Do-hyun, Yoo Hai-jin, Lee Young-lan / Direção de Fotografia: Lee Mo-gae / Figurinos: Choi Yoon-sun / Trilha Sonora: Kim Tae-seong / Montagem: Jeong Byeong-jin / Produção: Kwon Ji-yong, Park Hyoung-jin, Kim Young-min / Divulgação: Arte Plural Assessoria de Comunicação
O festival celebra pelo segundo ano consecutivo, as melhores produções sul-coreanas. A curadoria é feita pelo diretor de cinema Rubens Rewald e co-curadoria de Márcia Kling, diretora e idealizadora do evento.
- Datas: 3 a 9 de outubro de 2024
- Local: Reserva Cultural
- Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista – SP
- Localização: prédio da Tv Gazeta/Casper Líbero
- Transporte: Metrô Trianon-Masp
- Ingressos: ENTRADA GRATUITA EM TODAS AS SESSÕES
- Exibições: total de 60 filmes (longas e curtas).
- Informações e programação completa no site oficial do festival: https://koffko.com.br/
- Redes sociais: Instagram e Youtube
Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.
Exhuma Exhuma Exhuma Exhuma