.
da Redação DiárioZonaNorte
Dia 10 de outubro é o Dia do Brigadeiro, o docinho mais amado do Brasil. Impossível falar dele, sem falar de sua matéria prima principal: o leite condensado.
Em todos os países para onde foi exportado, procurou-se um nome equivalente – sempre associado a figura da camponesa com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca “La Lechera” e na língua inglesa “Milkmaid“.
Foi como “Milkmaid” que primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil, em 1890, como uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático. O produto era vendido nas drogarias e logo virou “leite da moça“.
Em 1921 a Nestlé abre sua primeira fábrica, na cidade de Araras – no interior de São Paulo, onde começou a produzir o produto adotando o nome criado pelos consumidores “Leite Moça”.
Da trincheira para a cozinha
Foi após a 2ª Guerra Mundial que o leite condensado chegou à cozinha. Se antes era usado como substituto do leite integral, o leite condensado passa a ser o principal ingrediente no preparo de doces e sobremesas.
O brigadeiro
A receita tradicional do brigadeiro é preparada com leite condensado, manteiga e chocolate em pó e com o tempo foi evoluindo, com a adição de ingredientes nobres, como o chocolate belga, pistache, bebidas alcóolicas, entre outras variantes. que nos ensina a receita do brigadeiro tradicional:
Ingredientes:
- 1 leite condensado (lata ou caixinha) 395g
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de chocolate granulado
Modo de fazer:
- Em uma panela, coloque o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga.
- Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos).
- Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
- Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.