Revelando SP
- São mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa que reúne a pluralidade; e
- O evento, por vários anos, foi realizado no Parque do Trote/Mart Center, na Vila Guilherme (Zona Norte), sob o comando de Toninho Macedo da Abaçai.
Após apresentações do evento em Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente, o Revelando SP –– maior festival da valorização da cultura tradicional paulista — retorna à capital paulista entre os dias 12 e 15 de setembro no Parque da Água Branca, com entrada gratuita.
Serão 85 stands de artesanato e 52 de culinária. Além disso, 48 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas vão se apresentar ao longo do evento, com música, dança e muito mais.
A culinária e shows
Os 52 representantes da culinária paulista trazem um recorte expressivo dos sabores encontrados por todo o estado, o que mobiliza famílias inteiras e amigos para irem ao evento almoçar, lanchar ou jantar, com opções que vão da comida tropeira a uma grande variedade de preparos à base de carnes, sanduíches e doces – das compotas às opções com milho e amendoim.
Não faltam no evento os clássicos, como queijos, bolinho caipira – um dos carros-chefes da culinária do Vale do Ribeira; o bolinho de frango de Itapetininga, reconhecido desde 2005 como patrimônio cultural do município; e a linguiça bragantina com polenta crocante, uma das iguarias mais disputadas entre os visitantes do Revelando SP.
O Revelando SP também é o lugar certo para provar pratos que não são encontrados facilmente na capital, como a comida do lobisomem, o suco Zé Taiada, vaca atolada, arroz vermelho com suã, roupa velha, peixe caiçara, farofa de içá e preparos à base de cambuci – entre outros.
Além das atrações culturais, que contemplam apresentações de artistas comoAlmir Sater, Os Originais do Samba, Ellen Oléria e Jackson Antunes, o evento traz também mais de 185 participantes, representando 88 municípios de 12 regiões paulistas.
- Confira a programação completa das cidades participantes e de culinária, artesanato e manifestações culturais: clique aqui
SHOWS
12 de setembro, 5a.feira
- 19h – Rayane & Rafaela
- 20h30 – Almir Sater
13 de setembro, 6a. feira
- 19h – Fernanda Costa
- 20h30 – Jackson Antunes
14 de setembro, sábado
- 18h – Sapopemba e Ellen Oléria
- 19h – Encontro de Tambores
15 de setembro, domingo
- 10h – Encontro de Congadas e Moçambiques
- 17h – Carolina Soares
- 19h – Os Originais do Samba
As tradições paulistas no Revelando SP
O Revelando SP oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.
Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.
As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.
SERVIÇO
- Evento: Revelando SP São Paulo
- Data: De 12 a 15 de setembro, a partir das 10 horas
- Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455)
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre
- Transporte: Metrô Linha 3-Vermelha/Estação Palmeiras-Barra Funda
- Realização: Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA
<< Com apoio de informações/fonte: Pevi56 Assessoria de Imprensa/ Angelina Colicchio e Diogo Locci /// Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo >>