Bienal do Livro Anhembi
- O evento foi criado em 1951 com o nome de Feira Popular do Livro, sendo realizado na Praça da República em São Paulo;.
- Em agosto de 1970, a CBL realizou, de forma oficial e independente, a 1ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão do Parque do Ibirapuera;
- Em 1996, ela foi para o ExpoCenterNorte e, nos anos de 2022 e 2004, esteve no Centro de Exposições Imigrantes;
- A partir de 2006, passou a ser realizada no Parque do Anhembi e lá permaneceu até 2018;
- Por causa da pandemia do Covid-19, não pôde ser realizada presencialmente e aconteceu a 1ª Bienal Internacional Virtual do Livro de São Paulo;
- Finalmente, em 2022, voltou ao ExpoCenterNorte e contou com público recorde.
Está chegando a 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que retorna ao Parque de Exposições do Anhembi – agora Distrito Anhembi – na Zona Norte, com abertura nesta 6ª.feira (06/09/2024), durante 10 dias – até 15/09 (domingo).
É o maior evento cultural da América Latina e, como sempre, promete ser um evento memorável, onde pessoas de todas as poderão se reunir, explorar uma vasta gama de livros, participar de discussões fascinantes e interagir com seus autores favoritos.
Com previsão de mais de 660 mil visitantes e 1.500 horas de programação, serão oito espaços culturais oficiais e participação de mais de 330 autores nacionais e internacionais. A Colômbia é a convidada de honra desta edição, destacando a rica diversidade cultural e literária da América Latina
Além da exposição literária o evento conta com oito espaços interativos, que são eles:
- ARENA CULTURAL == É um espaço onde os visitantes terão a oportunidade de se encontrar com autores de best-sellers nacionais e internacionais, além de um bate-papo e palestras exclusivas, com curadoria de Diana Passy.
- BIBLIOSESC == Este ponto de encontro é composto por dois locais distintos a Praça da Palavra e a Praça das Histórias, com curadoria de Tiago Marchesano e Clivia Ramiro, será um espaço para contações de histórias, apresentações artísticas e claro muito bate-papo entre os amantes de diversos gêneros literários.
- COZINHANDO COM PALAVRAS == Elaborado pelo chef André Boccato, o curador mais antigo da feira, o espaço une o melhor dos dois mundos, gastronomia e literatura.
- ESPAÇO EDUCAÇÃO == Pensando pela curadora Solange Petrosino, o espaço tem a missão de promover encontros e propor a discussão de temas como educação ambiental, inovação, diretrizes públicas e muito mais.
- ESPAÇO INFÂNCIAS == Traz uma programação interativa por meio de contação de histórias, bate-papo com autores/ilustradores, pocket shows e muita mão na massa, tendo os 17 ODS protagonizados por nossas crianças. Todas as atividades foram elaboradas pela curadora Elisabete da Cruz.
- ESPAÇO CORDEL E REPENTE == O local traz toda a vitalidade atual da literatura de cordel, com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas, com curadoria de Lucinda Marques.
- PAPO DE MERCADO == Espaço dedicado aos profissionais da literatura. Com curadoria de Cassia Carrenho, irá abordar temas focados para a reflexão e desenvolvimento do profissional da área, além de promover a troca de experiências de mercado.
- SALÃO DE IDEIAS == Com curadoria de. Leonardo Neto, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e Clivia Ramiro e Tiago Marchesano, pelo Sesc SP, o espaço traz grandes nomes para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural.
O evento ocupa todos os expo pavilhões do Distrito Anhembi e terá à disposição do público aproximadamente 3,5 milhões de livros, e entre os expositores confirmados estão Globo Livros, Ciranda Cultural, Intrínseca, Grupo Record, Cia das Letras, Editora VR, Faro Editorial, Melhoramentos, Editora Vozes, Sextante, Panini, Planeta, Harper Collins, Novo Século, Edições SESCSP, Livraria Drummond, Edições Loyola, entre outras
E entre os autores, as presenças: Mario Sérgio Cortella, Raul Juste Lores, Aguinaldo Silva, Maria Adelaide Amaral, Stênio Gardel, Ailton Krenak, Monja Coen, Thalita Rebouças, Clovis Bulcão, Flávia Martins de Carvalho, Bela Gil, Carla Pernambuco, Nizan Guanaes, Felipe Neto, Junior Rostirola, Kiusam Oliveira, Itamar Vieira Junior, Kleber Lucas, Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, Xico Sá, Bruna Lombardi, Filipe Catto, Ernesto Rodrigues, Padre Júlio Lancellotti, Jeff Kinney (autor da série “Diário de um Banana’), Elma Van Vliet, (criadora das coleções ‘Tesouros de Família’ e “Um Livro Sobre Nós”); Hannah Nicole Maehrer (de “Assistente do Vilão”); Lynn Painter ( de “Melhor do que nos filmes”); Hwang Bo-Reum, ( de “Bem-vindos à livraria Hyunam-dong”; Carley Fortune, autora de “Depois daquele verão”); Brittainy Cherry ( autora de “A playlist” e ” O ar que ele respira”); e Abby Jimenez, (autora de “Para sempre seu” e “Parte do seu mundo”).
AUTÓGRAFOS — Quem quiser participar da sessão de autógrafos deve reservar uma senha através do link especial: clique aqui
Programação de visitação:
Durante a Semana
- Dia 06/09, sexta-feira, das 09h às 22h
- De 09/09, segunda-feira até 13/09, sexta-feira das 09h às 22h
- O acesso ao evento é até 21h
Final de Semana:
- Dia 07/09, sábado das 10h às 22h
- Dia 08/09, domingo das 10h às 22h
- Dia 14/09, sábado das 10h às 22h
- O acesso ao evento é até 21h
Último dia
- Dia 15/09, domingo das 10h às 21h
- O acesso ao evento é até 19h
Veja o mapa da exposição e localização dos expositores: https://l1nq.com/ZzNvJ
Serviço
- Local: Distrito Anhembi
- Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Portão 38 – Santana
- Ingressos: a partir de R$35,00 e R$17,50 (meia)
- Compra/link da Fever: clique aqui
- Transporte Gratuito – Haverá ônibus circulares gratuitos com ida e volta ao Distrito Anhembi, saindo do estacionamento na Av. Voluntários da Pátria, altura do número 498, ao lado da estação Portuguesa Tietê do Metrô (Linha 1 – Azul), com início a partir de 1h antes do evento e encerramento até 1h após o evento.
- Metrô, linhas-ônibus e taxis/aplicativo – mais estacionamento: clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte: Imprensa CBL / Distrito Anhembi >>