Tempo de Leitura: 7 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

Se as celebridades são a realeza dos novos tempos, então não há “banquete real” mais luxuoso do que os idealizados por Renato Aguiar.

Estudou gerenciamento de bebidas e alimentos em Londres. Trabalhou com o grego Stefanos Lazaridis,  lendário cenógrafo da England Natural Opera, de quem foi mordomo e aprendeu tudo sobre luxo. Serviu pessoas como Diana Ross, Eric Clapton, Lady Di, o príncipe e hoje rei Charles, Luciano Pavarotti (de quem tem histórias ótimas!), a eterna Dama de Ferro Margaret Thatcher, entre outros.

Convite irrecusável

Confesso que acompanho o trabalho de Renato Aguiar há anos e com uma admiração crescente.  Quando o convite de Márcia DadamosAna Carolina de Aragão Ricotta – da MD Assessoria e Relacionamento chegou aqui na redação, para a apresentação da Edição Bistrô de Paris da Renattino – marca de refeições to go do empresário,  foi algo como “conseguir uma audiência com o Papa”.  Irrecusável!

O encontro de relacionamento com os jornalistas aconteceu na Galeria Renato Aguiar, espaço intimista que ele mantém no número 1852 na Alameda Lorena, nos Jardins – na 4ª feira (28/08/2024).  O lugar é bárbaro. Além de disponibilizar ao público os produtos da linha Renattino,  também é um show room da linha Renato Aguiar Decor Home, comporta eventos de diferentes formatos.

Na ocasião, Renato Aguiar estava acompanhado do chef João Miguel Barboza, da executiva de vendas Priscila Ernani e equipe.

Renato Aguiar
Da esquerda para a direita: Priscila Ernani, Márcia Dadamos, Renato Aguiar, Ana Carolina de Aragão Ricotta e o chef João Miguel Barboza.
Luxo e elegância
Mestres dos mestres nesse métier e em parte, responsável pela profissionalização do segmento de festas e eventos no Brasil, Renato Aguiar é uma pessoa elegante, generosa.
O gostar das pessoas, nele, é algo muito natural – perceptível nos pequenos gestos, no olhar e fala afetuosa, características que refletem em seu trabalho e em sua cozinha. Comida de alma… que abraça, envolve.
renato Aguiar
Renato conta sua trajetória aos jornalistas e a origem da marca Renattino.
O início

Uma palavras define a trajetória deste mineiro que passou sua juventude em Ribeirão Preto: persistênciaQuem vê o sucesso e a relevância do trabalho e do homem  Renato Aguiar, não imagina as dificuldades pelas quais passou. Nada foi fácil…  tudo foi muito batalhado. Como ele faz questão de lembrar, também aconteceram problemas.

Na cabeça as palavras da mãe, dona Marilda, permeavam: “trabalhe.. tenha um bom emprego, o dinheiro do seu pai está acabando”. Ela se referia a situação financeira difícil pela qual a família passava.
renato aguiar
Renato Aguiar, Dona Marilda e Fernanda Aguiar
Muito jovem, começou a cursar administração de empresas e para pagar a faculdade,  trabalhou na área de turismo e sua virada de chave foi quando recebeu um convite para trabalhar no badalado Stream Palace Hotel, de Ribeirão Preto.

O hotel pertencia a uma família de origem grega e o Restaurante Athenas – dentro do hotel – era famoso pelos jantares e pela feijoada aos sábados. Renato era responsável pelo serviço do restaurante, e posteriormente pela área de A&B do estabelecimento.

Renato Aguiar
Da esquerda para a direita: Alex Minho (@gastronominho), Márcia Dadamos, Renato Aguiar e Priscila Ernani
Londres

Quando um amigo da área de turismo comentou que iria para Londres onde tentaria a vida, Renato Aguiar logo se interessou e enxergou uma oportunidade. Ai veio a ajuda de um outro amigo, que foi ao Consulado do Reino Unido no Rio de Janeiro e viabilizou a documentação para que Renato fosse estudar em Londres. 

Assim, pediu demissão do hotel e com o dinheiro da recisão juntou a vontade de conhecer o lugar com um conselho do pai para estudar sobre o que realmente gostava. O idioma não seria barreira, porque desde cedo estudava inglês.

O dinheiro que levou era contado para o pagamento do curso hotel & catering management. Para se manter, fazia vários “bicos”. Não tinha hora, local ou tempo ruim.  Cuidou de um bebê, passou roupas, atuou como silver service (garçom de banquetes) e mordomo. Da Inglaterra foi para os Estados Unidos por alguns meses, onde se aprimorou em hotelaria.

Brasil

De volta ao Brasil, buscou trabalho em hotéis na cidade de São Paulo. Todos ficavam impressionados com curriculum de Renato Aguiar, mas os salários eram baixíssimos. Enquanto não resolvia a vida profissional, foi para Ribeirão Preto e ficou hospedado na casa de uma amiga.

As primeiras festas aconteceram por influência dela. “As pessoas queriam saber quem era o jovem que veio de Londres. Queriam novidades...” lembra ele.  Foi quando abriu a RA Gastronomia em 1994, o Buffet Renato Aguiar em 1996,  Renato Aguiar Festas em 2006  e a To Go Renato Aguiar em 2019, que posteriormente se transformou em Renattino.

Renato Aguiar e Ticiane Pinheiro
Clientes celebres 

Com agenda sempre lotada, para citar alguns dos clientes celebres fez os casamentos de Preta Gil, Luciana Gimenez e Marcelo Carvalho, Ticiane Pinheiro e César Tralli e ainda, as festas de aniversário como a do banqueiro Olavo Setubal, Rafaella Santos e do DJ Alok.  Costuma dizer que os clientes celebres não são tantos e que ele lida mesmo é com pessoas ricas, por todo o Brasil.

A marca de Renato Aguiar é conseguir captar a personalidade dos contratantes e família. Os eventos contam com uma estrutura de fôlego. Há alguns anos a Renato Aguiar Festas criou a área de Projetos de Festas, comandada pelas arquitetas Fernanda Aguiar (irmã de Renato) e Fabiana Spricigo.

É ali que a mágica acontece: após as reuniões iniciais,  o cliente recebe a planta baixa do evento, com croquis feitos à mão livre e o memorial descritivo do projeto: cobertura, piso, revestimentos, palco, detalhes dos móveis, lustres, iluminação, cenografia, geradores, djs até a prova de flores.  A área de Projetos de Festas também acompanha a seleção de convites, bolo, doces, bem-casados,  forminhas, entre outros detalhes.

A Renato Aguiar Festas realiza eventos em todo o Brasil. Em Ribeirão Preto mantém a Fazenda Santa Rita, um lugar belíssimo e com uma infraestrutura ímpar, onde são realizados grandes eventos ao ar livre.

Alta Gastronomia no Freezer

O novo cardápio temático da Renattino – marca do grupo criada para atender clientes que desejam consumir em casa pratos de alta gastronomia, servidos nos eventos da Renato Aguiar Festas ou ainda uma linha de pratos, pães e sobremesas  congelados que oferecem praticidade e sabor, em perder o requinte.  

renato aguiar
Pão de fermentação natural, carne louca, tomate concassè, queijo, folhas verdes baby e o saboroso pesto.

Alguns dos itens do cardápio são temáticos e seguem coleções. Tivemos a oportunidade de degustar o menu Bistrô de Paris. Como entrada uma delicada carne louca escoltada por tomates conflit, queijo com um delicado pesto, folhas verdes e pão artesanal.

renato aguiar
Coq Au Vin
França no Prato

Como prato principal, o ótimo Coq Au Vin – uma suculenta sobrecoxa, cozida lentamente no vinho tinto, com cogumelos paris e um toque de creme de leite fresco. O prato tradicionalíssimo dos franceses, remonta ao período de 50 A.C quando os gauleses estavam em guerra com os romanos. Até a década de 50 era pouco conhecido no mundo.  exige todo um ritual de preparo e muita paciência.

Mesmo sendo antigo é um prato muito atual, por se encaixar no conceito fortaleza  slow food – movimento global que valoriza, entre outras coisas, os ingredientes naturais, a comida prazerosa e o preparo sem pressa. A carne estava saborosa, no ponto correto e muito macia. Ficou sensacional

E ainda, da Coleção de Pães Renattino, o icônico de calabresa. Um exagero em sabor e recheio.

Pão de Calabresa
Harmonização

Para harmonizar, o tinto Le Sabounet – vinho de entrada  da vinícola francesa Roger Sabon – celebrado como produtor de alguns  dos melhores Chateauneuf du Pape.

renato aguiar
Le Sabounet – vinho de entrada  da vinícola francesa Roger Sabon, harmonizou divinamente com o coq au vin

Elaborado com usas cultivadas no sul do Rhône, este blend é elaborado com castas 80% Grenache, 10% Syrah, 10% Cinsault.  No visual apresenta tons de roxo. No nariz, notas herbáceas,  frutas vermelhas maduras e um leve toque de pimenta.  Em boca, se mostra encorpado, harmonioso com taninos finos e boa acidez, com  toques de alcaçuz e notas frutadas.

Renato Aguiar e o chef João Miguel Barboza.
Doce Vida

A refeição foi coroada com um trio de sobremesas: Cocada Cremosa, Mousse de Chocolate Branco com prailine e amoras e Torta Amor Perfeito com Marshemallow e chocolate. 

Luiz Guilherme Zenga (@conceitodeluxo) e Alessandra Massad (@food.euamocomer)
Instituto Renato Aguiar

Lembra quando no início da matéria, descrevemos Renato Aguiar como uma pessoa generosa?  Ele tem prazer em dividir conhecimento, por acreditar que conhecimento e trabalho – par e passo, pode mudar vidas.

Para tanto, fundou o projeto social Instituto Renato Aguiar tem como proposta a inclusão por meio da gastronomia.  A cada curso assistido, o aluno pagante ganha um convite extra – patrocinando assim, uma outra pessoa menos favorecida que terá condições de adquirir conhecimento na área e também se aperfeiçoar.

Serviço:
Galeria Renato Aguiar 

 

d