Home Cultura “Cabral, o Desconhecido”: a descoberta do Brasil e suas peripécias em romance...

“Cabral, o Desconhecido”: a descoberta do Brasil e suas peripécias em romance histórico

cabral
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

cabralTerra à vista!” Essa é a famosa frase que está nos compêndios da história do Brasil, frequentados há anos pelos brasileiros. Segundo consta, foi a primeira frase que Pedro Álvares Cabral falou ao descobrir o Brasil em 22 de abril de 1500.

Mas a história esconde a vida do descobridor de sua façanha junto às  terras brasileiras e os bastidores de sua vida.  O escritor português  João Morgado não deixou por menos e, depois de muito tempo de profundas pesquisas em dois anos,  apresenta um romance histórico no livro ´´Cabral – O Desconhecido´´, onde  surpreende e destaca na capa ´´Não se chamava Cabral´´, ´´Não era Navegador´´ e ´´O que fez este nobre antes e depois de 1500´´.

Com 386 páginas, o livro foi lançado pelo Clube de Autores, em cima da edição original portuguesa ´´Vera Cruz´´, de 2015, com a supressão de alguns capítulos na edição brasileira. Logo no prólogo, o autor esclarece: ´´Cabral é o homem mais conhecido dos brasileiros e, também,  o mais  desconhecido´´e lembra que trata-se de uma biografia romanceada.

Com uma edição bem acabada e impressa, o livro sem o sumário nos leva a várias situações daquele período histórico: desafio com o Rei, rivalidade com Vasco da Gama, combate nos desertos da África, dizimação de uma cidade inteira da Índia e o comando da maior frota do reino, rumo às especiarias do Oriente, são alguns dos principais tópicos abordados pelo escritor.

O autor recria os cenários da época que, além de Cabral, envolve outros personagens históricos da época durante a corte portuguesa do rei D.Manuel I e dos mercadores, entre eles Vasco da Gama. ´´Uma história de jogos políticos, de sombras e traições. Na época áurea da expansão marítima portuguesa, no século XV e XVI´´, marca uma das chamadas.  E detalha os momentos em busca de uma saída com o comércio da época com as mercadorias nas Índias. — que teria sido o propósito  inicial da viagem das caravelas de Cabral.

O autor do livro, conta os desafios da escrita. “Toda escrita é a busca de uma resposta para algo, e quando decidi investigar a vida de Pedro Álvares Cabral o meu desejo era entender por que um até então um desconhecido foi intitulado para comandar as navegações da Índia no lugar de Vasco da Gama, que era considerado uma referência em Portugal.

Uma sequência histórica e envolvente, que prende a atenção do leitor em página sobre página. Os momentos do povo português e das viagens com as caravelas, tudo é relato com detalhes históricos. E os perfis da época, com os desbravadores do além-mar. E como foi a aventura nas caravelas com destino incerto e chegando às novas terras do ´´Novo Mundo´´.

Uma obra que vale a leitura e merece um destaque especial nas escolas, como recomendação aos professores e alunos.  A oportunidade de maior conhecimento daquele que, aos 33 anos de idade, chegou em novas terras para se transformar no Brasil.

Em 1520, morria Pedro Álvares Cabral aos 53 anos,  o descobridor do Brasil.  Foi enterrado ´´em campa rasa, despido de todas as glórias´´, mas que deixou o seu descobrindo viver os novos  tempos e moldar um grande país.


Ficha Técnica

                              Cabral, O Desconhecido

  • Autor: João Morgado
  • Categoria: Romance histórico, ficção e biografia
  • Editora: Clube de Autores
  • Site: www.clubedeautores.com.br
  • Páginas: 386
  • Preço: R$ 79,75 (versão impressa) e R$ 20,34 (versão digital)

 

João Morgado – Foto: Divulgação/Clube de Autores

O autor ==  O poeta e escritor João Morgado, 59 anos,  é formado em Comunicação Social,  construindo uma carreira diversificada que abrange jornalismo, publicidade e literatura. Além de romances históricos, é autor do ´´Diário dos Imperfeitos´´, entre outros. Suas obras frequentemente abordam temas de identidade cultural e a complexidade das relações humanas, refletindo um profundo conhecimento da história e cultura lusitana.

Morgado já foi reconhecido com diversos prêmios literários, destacando-se como uma voz importante na literatura contemporânea portuguesa.  Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Trabalhou como operário têxtil e jornalista. Atualmente, é consultor de comunicação nos meios empresariais e políticos.


É a maior plataforma de autopublicação da América Latina com mais de 100 mil  publicados e mais de 65 mil autores. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano e também se faz presente na Espanha. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura. 


<<Com apoio de informações/fonte: VCRP Agência de Comunicação / Clube de Autores – HIorran Santos e Amanda Alves >>

a