obras do Rodoanel Norte
- Trabalhos foram iniciados com seis meses de antecedência e seguem cronograma de execução.
As obras do Rodoanel Norte, retomadas em 25 de abril deste ano, já avançaram 5% nos primeiros três meses e seguem o cronograma de execução definido pela concessionária Via Appia, responsável pelas obras.
Os trabalhos foram iniciados com seis meses de antecedência contratual. Os avanços foram apresentados pela empresa à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
De acordo o relatório apresentado pela concessionária, nesses três meses de trabalho já foram realizados serviços topográficos e sondagens, inspeções em obras de artes especiais, limpeza de objetos e do sistema de drenagem, construção de estradas de serviço e acessos em toda a extensão do Rodoanel Norte, além do início das intervenções no tronco da rodovia.
Segundo a Via Appia, esses serviços vão garantir a segurança, qualidade, durabilidade e eficiência das obras, fornecendo informações precisas para o planejamento e execução para que a evolução da construção siga o cronograma.
Sobre o Rodoanel Norte
As obras do Rodoanel Norte foram retomadas em abril deste ano, cerca de seis meses antes do firmado em contrato. Com investimento previsto de R$ 3,4 bilhões, as obras devem gerar mais de 10 mil empregos até a conclusão das intervenções.
O trecho tem 44 quilômetros de extensão e seu trajeto passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos. As obras foram divididas em dois trechos, o primeiro entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025 e, o segundo, da Rodovia Fernão Dias até a Av. Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.
De onde para onde
Quando pronto, o Trecho Norte interligará os trechos Oeste e Lestedo Rodoanel Mário Covas, com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, 3 ou 4 faixas por sentido e sete túneis duplos, terá ainda 107 obras de arte especiais (nome técnico de viadutos).
O trecho em questão, começa na confluência com a Av. Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381).
A alça Norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo.
Estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia da Marginal Tietê, melhorando a circulação de carros e do transporte coletivo. Também estão previstas melhorias ambientais, como a redução de 6% a 8% na emissão de CO2 veicular na região metropolitana, o plantio de mil hectares compensatórios e a implantação de travessias de fauna, conforme o programa de monitoramento.
A concessionária Via Appia informa como ficará o Rodoanel Norte, em números:
- 44 quilômetros de extensão
- 3 a 4 faixas de rolamento (com acostamento)
- 7 túneis duplos (extensão total de aprox. 11 km)
- 107 Obras de Arte Especiais, incluindo pontes e viadutos
- 4 Baias para cargas de produtos perigosos
- 4 Baias para cargas especiais
- 2 Bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU)
- 20 passagens de fauna (sendo 6 na rodovia e mais 14 em estradas do entorno)
- 2 balanças
- 1 Centro de Controle de Operações (CCO)
- 1 Posto da Polícia Militar Rodoviária
Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel Mário Covas terá 177 quilômetros.
<<Com apoio de informações/fonte: Comunicação do Governo de São Paulo >>