transmissões de rádio
Sesc Santana: Jornalista Hamilton Almeida debate as criações do padre e cientista Landell de Moura, inventor do rádio.
- Falta de investimentos em ciência e tecnologia prejudicaram o avanço do projeto de Landell;
- As primeiras transmissões no mundo foram realizadas do bairro de Santana (Zona Norte); e
- Saiba muito mais na palestra gratuíta no dia 17/julho (4a.feira), às 20 horas, no auditório-teatro do Sesc Santana.
É inegável a importância do rádio para a história social e cultural brasileira. Com aproximadamente 10 mil emissoras divididas entre am, fm e comunitárias, este meio de comunicação, ainda hoje, desempenha papel preponderante no acesso à informação de maneira rápida e acessível.
Porém, as primeiras transmissões guardam controvérsias. No âmbito mundial, durante os primeira metade do século 20, o americano Nikola Tesla disputou com o italiano Guglielmo Marconi o título de inventor e a patente do aparelho.
No Brasil, Roquete Pinto leva às honras de pai do rádio, com transmissão datada em 1922. Contudo, alguns estudos demonstram que a primeira transmissão ocorreu no fim do século anterior, sob o comando do Padre Roberto Landell de Moura.
Datava 16 de julho de 1899 (há 125 anos) quando o padre e cientista realizou as primeiras transmissões do então Colégio Sant´Anna, na Zona Norte/Nordeste da cidade, até a Ponte Grande (hoje Ponte das Bandeiras). Sequencialmente, em 1900, a transmissão alcançou a Avenida Paulista. Porém, a falta de investimentos na área científica impediu o avanço tecnológico do projeto.
Para contribuir com o tema, o Sesc Santana recebe o jornalista Hamilton Almeida, biógrafo do Padre Landell, para um bate-papo sobre a obra deste cientista brasileiro. Almeida, acessou fontes primárias na Itália, EUA e Brasil para embasar o estudo que virou livro “Padre Landell de Moura – Um herói sem glória”, lançado em 2006 pela Editora Record.
O encontro acontece gratuitamente nesta 4a. feira, 17/07/2024, às 20 horas, no auditório-teatro do Sesc Santana. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente através do aplicativo Credencial Sesc SP, na central de relacionamento digital ou presencialmente nas bilheterias das unidades do Sesc.
SERVIÇO
- Dia 17/07. Quarta, às 20h.
- Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd.S.Paulo
- Local: Teatro. 330 lugares. Duração: 60 minutos. 12 anos
- Acesso para pessoas com deficiência
- Estacionamento – R$ 17,00 a primeira hora e R$ 4,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
- Paraciclo: gratuito (obs.: é necessário a utilização travas de seguranças). 19 vagas
- Para informações sobre outras programações acesse o portal Sesc SP
<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa do Sesc Santana / Thiago Costa>>
transmissões de rádio transmissões de rádio transmissões de rádio transmissões de rádio