- Na UPA Vila Maria Baixa estão os atendimentos de emergências para psiquiatria, ortopedia e odontologia, “miniLab” e Fast Track para otimizar os atendimentos
A Prefeitura de São Paulo entregou nesta 3ª. feira (02/07/2024) a UPA III Vila Maria Baixa, no bairro do Parque Novo Mundo, na Zona Norte/Nordeste.
A implantação foi feita no antigo Pronto-socorro Municipal Vila Maria Baixa, com área que corresponde a 5.637,25 m². A unidade tem prédio próprio e está localizado na praça Engenheiro Hugo Brandi, 15.
Com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, beneficiando uma população de mais de 114 mil habitantes do distrito da Vila Maria.
A Secretaria Municipal da Saúde estima que o número de atendimento que era em média de 12 mil por mês passa a ser de 20 mil atendimentos por mês, nas especialidades de clínica médica e pediatria, além das novas especialidades: psiquiatria, ortopedia e odontologia 24 horas de urgência.
Nessa UPA também há uma área para atendimentos de pacientes com síndrome gripal, visando segmentar esse atendimento e a transmissão a pacientes de grupos de riscos.
O local conta com um laboratório de análises clínicas integrado, denominado “miniLab”. Essa tecnologia utiliza equipamentos que permitem a realização de exames diretamente no local, agilizando e otimizando os resultados dos exames solicitados no serviço pré-hospitalar, o que garante um atendimento mais ágil.
Além disso, será utilizado o sistema Fast Track, que reduz o tempo de espera para pacientes com casos de menor gravidade. Outros serviços oferecidos são testes rápidos para HIV e sífilis e raio-X, além da dispensação de medicamentos aos domingos.
A estrutura física é composta por 31 leitos e 11 poltronas (Fast Track), além de oito consultórios, consultório de odontologia com um equipo, consultório ortopédico, três salas de classificação de risco, duas salas de urgência, sala de sutura, sala multidisciplinar, sala de estabilização infantil, salas de medicação, salas de inalação, sala de gesso, sala de coleta, farmácias, sanitários com acessibilidade e mais espaços.
Cerca de 500 profissionais atuarão na UPA, entre médicos, enfermeiros, assistente sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas, técnicos de gesso, técnicos de radiologia, profissionais que compõe a equipe multidisciplinar, entre outros. .
O investimento perto de R$ 14,2 milhões em relação a reformas, adequação, mobiliários e equipamentos, por meio do programa Avança Saúde SP, em contrapartida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O custeio mensal é de cerca de R$ 5,2 milhões, e a unidade é administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Base do Samu
A UPA também conta com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com três equipes de ambulância e uma dupla de motolância, 12 condutores, 17 profissionais de enfermagem e dois administrativos readaptados.
A capacidade média de atendimento desta nova base é de 1.500 por mês e seu funcionamento ocorrerá 24 horas por dia.
<< Com apoio de informações/fonte: SECOM-PMSP e Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde >>