doenças e acidentes
- Hospital pediátrico reforça ações de bem-estar que vão além de manter as crianças bem agasalhadas nesta época do ano
A mudança e queda das temperaturas anuncia a chegada do inverno, que começa na tarde da próxima 6a. feira (21/06/2024), o que interfere nos hábitos e cuidados com a saúde.
Manter as crianças bem agasalhadas é apenas o primeiro cuidado para garantir o bem-estar nesta época do ano, mas existem outras atitudes essenciais para evitar doenças e também acidentes domésticos.
Por isso, o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país, localizado em Curitiba (PR), orienta pais e familiares com dicas de segurança para os pequenos neste período. As seis orientações são do pediatra Eduardo Maranhão Gubert:
1 – Banhos mornos para uma pele saudável — Os bebês têm a pele mais seca do que crianças maiores e adolescentes. Por isso, banhos prolongados podem ressecar a pele e facilitar o surgimento de dermatites. Prefira banhos mornos, com sabão na medida certa, e mantenha a água a aproximadamente 38°C. Dica: esquente o ambiente do banheiro antes de iniciar o banho!
2 – Sono aconchegante e sem acidentes — Noites frias podem incentivar os pais a dormir com os filhos, mas isso pode ser perigoso. Evite acidentes mantendo o berço ou a cama aconchegantes e deixe a criança agasalhada na medida certa. Luvas e meias ajudam a manter as extremidades aquecidas. Dica: observe sinais de suor ou brotoejas no pescoço para ajustar a quantidade de roupa!
3 – Evite lugares fechados — No inverno, o aumento de infecções respiratórias é significativo. Evite ambientes fechados e com aglomeração. Se for necessário expor-se, mantenha a higiene correta das mãos. Em casa, conserve os ambientes livres de pó e mofo. Dica: ventile bem os cômodos e lave casacos e cobertores guardados!
4 – Hidratação e alimentação adequadas — Hidrate bem as crianças e ofereça uma alimentação rica em frutas e vegetais, especialmente com vitamina C (verduras verde-escuras, laranja, acerola e goiaba). Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Dica: inclua fontes de zinco na dieta, como leguminosas, carnes, cereais e sementes!
5 – Proteção completa com vacinação — A baixa cobertura vacinal aumenta os casos de doenças respiratórias. Verifique se a imunização da criança está em dia. É importante incluir as vacinas contra influenza e COVID-19. Dica: verifique com o pediatra as vacinas indicadas para cada faixa etária!
6 – Mantenha consultas e exames em dia — O acompanhamento regular com um pediatra é muito importante. Esse é o profissional indicado para fornecer todas as orientações necessárias aos pais ou responsáveis pela criança, além de recomendar o tratamento para recuperar a saúde e ações para prevenir doenças. Dica: evite a exposição desnecessária da criança a ambientes hospitalares!
É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza consultas e é referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Com 369 leitos, incluído 76 em UTIs (Geral, Cirúrgica, Neonatal e de Cardiologia), atende em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais. Promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) e, em 2023, realizou mais de 227 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. Também no ano passado, pela terceira vez consecutiva, a instituição figurou como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, em um ranking anual elaborado pela revista norte-americana Newsweek.
Faça uma doação e ajude o Pequeno Príncipe a transformar a vida de milhares de crianças! – Clique aqui
<< Com apoio de informações / fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Pequeno Príncipe / Marieli Prestes >>
doenças e acidentes doenças e acidentes doenças e acidentes