da Redação DiarioZonaNorte
- Foi em Santana (Zona Norte), junto ao Mirante Jardim São Paulo, a primeira transmissão radiofônica do mundo — um ano antes da transmissão realizada pelo italiano Guglielmo Marconi;
- Landell registrou documentos da invenção nos EUA e, depois, ficou demonstrado é que o brasileiro tinha os méritos e Marconi a glória;
- Landell recebeu o título de Herói da Pátria, honraria proposta pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, em 2012;
- Um ano antes, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu o título post mortem de Cidadão Paulistano;
- Desde 2018, a Câmara Municipal de São Paulo homenageia os profissionais de rádio com o Prêmio Padre Landell de Moura de Radiojornalismo;
- Na Vila Regente Feijó/Anália Franco (Zona Leste) há uma lembrança com a Rua Padre Landell de Moura; e
- Em 2024, Padre Landel foi tema do desfile da Águia de Ouro no Carnaval de São Paulo
Depois de oito meses em obras, a Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta 3ª.feira (30/04/2024) o Bulevar do Rádio, em uma região onde há uma grande concentração de emissoras radiofônicas. Essa nova área de convivência, lazer e cultura pretende abrir um novo espaço para o pedestre, no trecho da rua Leôncio de Carvalho, justamente entre os dois prédios do SESC-Paulista e o Itaú Cultural, que deram parceria e custearam a obra.
Mas, por outro lado, não deixou nem uma pequena homenagem – e nem mesmo foi citado — o Padre Roberto Landell de Moura, um brasileiro e verdadeiro inventor do rádio — inclusive em 3 de junho de 1900 (há 124 anos) com a primeira transmissão dos sinais captados na Avenida Paulista transmitidos do bairro de Santana (Zona Norte), há oito quilômetros em linha reta.
No local, em entrevista para a Rádio Bandeirantes, o prefeito reconheceu: “...Av.Paulista, aonde aqui teve a primeira transmissão de rádio em nosso país...”. Na verdade, Landell foi o primeiro do mundo, em 1899, a transmitir voz e música em ondas de rádio. Marconi fez transmissões em ´´telegrafia sem fio´´.
O bulevar
O grande incentivo para que o local se transformasse em bulevar foi do ex-gestor do SESC São Paulo, Danilo Santos Miranda, que morreu em outubro do ano passado. A intenção era também de prestar uma homenagem a ele, que não aconteceu. Na placa de inauguração do local somente a informação com destaque: “Requalificação da Rua Leôncio de Carvalho (Bulevar do Rádio)”.
A ideia do “Bulevar do Rádio” surgiu justamente durante a exposição do inventor do rádio, Padre Landell de Moura, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em março do ano passado — conforme registrou o DiárioZonaNorte com a matéria “Exposição no MIS apresenta o Padre Landell, o verdadeiro inventor, e a história do rádio´´.
As parcerias
O tempo passou por alguns meses e a ideia cresceu junto às direções do SESC-SP e do Itaú Cultural, chegando aos gabinetes da Prefeitura de São Paulo. E as obras do “Bulevar do Rádio” tiveram início em setembro de 2023.
A partir daí, houve a mobilização deste jornal, do escritor e biógrafo de Landell (com cinco livros – um deles, na Alemanha) Hamilton de Almeida, junto com a newsletter “Jornalistas&Cia” para agregar a homenagem ao brasileiro inventor do rádio, Padre Landell de Moura.
Ao mesmo tempo, foi lançado um abaixo-assinado que chegou até o momento em 1.416 assinaturas, na maioria de expressivos jornalistas, radialistas e outros profissionais de Comunicação, mobilizando o público em geral, que reconhecem o feito histórico do brasileiro Landell de Moura.
O documento foi encaminhado às direções do SESC-SP e Itaú Cultural, com conhecimento do prefeito da cidade de São Paulo e o Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). Saiba mais do abaixo-assinado – clicando aqui.
Além do abaixo-assinado, houve várias manifestações para a lembrança ao Padre Landell no ´Bulevar do Rádio´. O ex-Secretário Estadual de Cultura de São Paulo e ex-diretor geral do MIS, Marcos Mendonça, encampou a ideia e sugeriu a homenagem. Houve inclusive a disponibilidade de um monumento, sem custos, para fazer parte do bulevar.
Desta forma, lembrar que o rádio foi inventado por um brasileiro, ainda poderá fazer parte na memória junto ao bulevar, abrindo um novo ato de inauguração com participação de muitos jornalistas e radialistas representando muitas emissoras, no local.
O que é o ´´Bulevar do Rádio´´
Segundo a Prefeitura de São Paulo, essa nova área de convivência, lazer e cultura pretende abrir um novo espaço para o pedestre, no trecho da rua Leôncio de Carvalho, justamente entre os dois prédios lado a lado do SESC-Paulistae o Itaú Cultural, que deram parceria e custearam a obra. Sendo que a Av. Paulista é totalmente interditada e aberta ao lazer-cultural aos domingos, nos seus quase três quilômetros de extensão.
As guias e sarjetas foram suprimidas e receberam uma nova pavimentação, com piso no mesmo padrão ao utilizado na Avenida Paulista. Ruas e calçadas foram niveladas, criando um ambiente urbano gentil e totalmente voltado ao pedestre. Com essas intervenções, as vias do bulevar dão segurança e acessibilidade, estimulando a caminhabilidade e conexão entre os pedestres. O acesso de veículos para os edifícios da Rua Leôncio de Carvalho será feito pela Alameda Santos.
Foi instalado no local um sistema de microdrenagem, houve a troca do mobiliário urbano e o espaço recebeu um novo paisagismo com árvores e arbustos rasteiros.
O ´´Bulevar do Rádio´´ receberá atividades culturais gratuitas voltadas à população. Todos os eventos deverão respeitar os parâmetros de incomodidade de emissão de ruídos, conforme a legislação vigente. <Clique e veja a programação cultura do SESC >
Em sua implantação foram utilizados apenas recursos privados, com investimentos estimados em R$ 5 milhões. O SESC SP e a Fundação Itaú / Itaú Cultural ficarão responsáveis pela manutenção e zeladoria do espaço por cinco anos, que podem ser prorrogados por igual período, desde que haja interesse de todas as partes.
Além das questões urbanísticas, a SMUL coordenou diversas ações de melhorias urbanas no trecho da Rua Leôncio de Carvalho, que foram implementadas em 2023.
Dentre elas estão a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, por meio daParceria Público Privado (PPP) da Iluminação e o enterramento das redes de telecomunicação pelo Programa São Paulo Sem Fio. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)realizou a implantação da nova sinalização viária na via.
Por que Bulevar do Rádio?
A Prefeitura de São Paulo, ao conceber o projeto de revitalização do espaço público da Rua Leôncio de Carvalho, resolveu denominá-lo ‘Bulevar do Rádio‘ em homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, comemorados em 2022. A escolha também considerou o fato de a região da Avenida Paulista concentrar grande número de emissoras de rádio.
Histórico do projeto
O Edital de Chamamento Público do atual “Bulevar do Rádio” originou-se de uma Manifestação de Interesse Social (MIS) apresentada à Prefeitura por uma associação privada. O documento foi consolidado após contribuições da sociedade civil durante audiência pública realizada em março de 2022, no Edifício Martinelli.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, a primeira versão do edital foi publicada em 21 de maio daquele ano, mas o certame restou deserto. Diante disso, foi elaborado um novo edital com um novo cronograma, publicado em setembro de 2022.
Ainda com informações oficiais do poder público municipal, as instituições SESCe Fundação Itaú/Itaú Culturalforam selecionadas pelo edital de chamamento público CPB/003/2022 para celebrar o acordo de cooperação. O chamamento público foi homologado em 25 de maio de 2023, com assinatura do Acordo de Cooperação com a Prefeitura de São Paulo logo em seguida.
Participe e assine o abaixo-assinado:clique aqui
Saiba mais:
- Bulevar do Rádio precisa reconhecer o inventor brasileiro Padre Landell de Moura – (20/09/2023) – clique aqui
- Exposição no MIS apresenta o Padre Landell, o verdadeiro inventor, e a história do rádio – (01/03/2023) – clique aqui
* Padre Landell, um gênio brasileiro que foi esquecido como inventor pioneiro do rádio – (24/06/2022) – clique aqui
* O rádio nasceu na Zona Norte da cidade de São Paulo -(30/07/2021) – clique aqui
Livros de autoria de Hamilton Almeida:
- Padre Landell de Moura – Editora Tchê/RBS;
- Padre Landell – um herói sem glória – Editora Record;
- Padre Landell, o brasileiro que inventou o wireless – Editora Insular;
- O outro lado das telecomunicações: a saga do Padre Landell – (Editora Sulina); e
- Em alemão: Pater und Wissenschaftler – Debras Verlag, Deutschland.
<< Com apoio de informações da SECOM – PMSP >>