Rodoanel Norte
- O trecho Norte tem 44 quilômetros passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá;
- A concessionária Via Appia deve entregar trecho Rodovia Dutra – Fernão dias até setembro do ano que vem;
- Em seguida, até 2026, a conclusão de todo o Rodoanel Norte em Pirituba/Perus;
- Rodoanel Governador Mário Covas é um anel rodoviário de 175 quilômetros de extensão que circunda a região central da Grande São Paulo; e
- A alça de acesso para o aeroporto de Guarulhos não vai até o aeroporto.
Com a intenção de garantir a agilidade e a eficiência do sistema viário, as obras foram estrategicamente divididas em dois trechos: o primeiro entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para setembro de 2025; e o segundo da Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, com conclusão até setembro de 2026.
Depois de muitas promessas e muitos gastos, o Governo de São Paulo libera a retomada de obras do trecho norte do Rodoanel Mario Covas (SP-021) nesta 5ª feira (25/04/2024), em uma nova etapa de modernização viário da capital e Grande São Paulo.
Com seis meses de antecedência em relação ao prazo contratual da Via Appia e investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, as obras devem gerar mais de 10 mil empregos até o final das obras.
A conclusão do Rodoanel é uma obra aguardada há mais de uma década e foi viabilizada em março de 2023, quando foi batido o martelo no leilão de concessão vencido pela por meio da concessionária Via SP Serra. Essa concessionária será responsável por concluir as obras e pela operação com manutenção do trecho Norte do Rodoanel por 31 anos, incluindo explorar os pedágios.
O reinício das obras
Na etapa atual, as obras começam pelo primeiro trecho com a limpeza da faixa de domínio, drenagem, terraplenagem, pavimentação e abertura de acessos, além da construção e complementação de quatro viadutos que interligam a Dutra ao início do trecho norte do Rodoanel. Os serviços fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo e são fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Com 44 quilômetros de extensão, o Rodoanel Norte vai ligar a capital aos municípios de Guarulhos. O trecho vai concluir o principal anel viário da Grande São Paulo, interligando importantes rodovias e reduzindo substancialmente os congestionamentos e o tráfego de veículos pesados nas marginais Tietê e Pinheiros.
O Rodoanel Norte também vai melhorar a infraestrutura viária e logística na Grande São Paulo, reduzindo o tempo das viagens e a poluição atmosférica e sonora. O novo trecho também vai facilitar o acesso ao Porto de Santos, ampliando a capacidade de escoamento das exportações e importações nacionais.
De onde para onde
Quando pronto, o Trecho Norte interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel Mário Covas, com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, 3 ou 4 faixas por sentido e sete túneis duplos, terá ainda 107 obras de arte especiais (nome técnico de viadutos).
O trecho em questão, começa na confluência com a Av. Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381).
A alça Norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo.
Estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia daMarginal Tietê, melhorando a circulação de carros e do transporte coletivo. Também estão previstas melhorias ambientais, como a redução de 6% a 8% na emissão de CO2 veicular na região metropolitana, o plantio de mil hectares compensatórios e a implantação de travessias de fauna, conforme o programa de monitoramento.
A concessionária Via Appia informa como ficará o Rodoanel Norte, em números:
- 44 quilômetros de extensão
- 3 a 4 faixas de rolamento (com acostamento)
- 7 túneis duplos (extensão total de aprox. 11 km)
- 107 Obras de Arte Especiais, incluindo pontes e viadutos
- 4 Baias para cargas de produtos perigosos
- 4 Baias para cargas especiais
- 2 Bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU)
- 20 passagens de fauna (sendo 6 na rodovia e mais 14 em estradas do entorno)
- 2 balanças
- 1 Centro de Controle de Operações (CCO)
- 1 Posto da Polícia Militar Rodoviária
Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel Mário Covas terá 177 quilômetros.
Mais detalhes — Assista a reportagem de Philipe Guedes no SPTV 2a. Edição da Rede Globo, em 24/04/2024: clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte: Comunicação do Governo de São Paulo >>