Muita gente não sabe, mas Escolas de Samba não vivem somente do Carnaval. Elas vão além de apenas ensaios, festas e desfiles… No decorrer do ano praticamente quase todas as agremiações realizam os mais variados eventos sociais, que normalmente atendem integrantes de suas respectivas comunidades, assim como famílias ao redor de suas quadras.
Diante deste momento da pandemia, com os cuidados em segurança e saúde, a diretoria da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, do grupo especial do carnaval de São Paulo, tem atendido todas as determinações exigidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os protocolos pelas autoridades locais do Plano São Paulo.
Desta forma, não realizou nenhum tipo de evento em sua quadra social, evitando assim as aglomerações. E assim tendo como preocupação em primeiro lugar a proteção da saúde e bem estar de todos os seus componentes, até o surgimento da vacina contra o Coronavírus/COVID 19.
O Projeto VivaLeite
A quadra social da Acadêmicos do Tucuruvi, na Avenida Mazzei, tem sido aberta apenas um dia por semana, onde nesta ocasião tem recebido as famílias que estão cadastradas no Projeto Viva Leite. É uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que fornece o produto para cerca de 150 famílias cadastradas.
Durante todo o período de pandemia, a agremiação também esteve arrecadando produtos alimentícios não perecíveis, assim como também material de higiene e limpeza. Desta maneira, foram montadas centenas de cestas básicas, distribuídas a famílias carentes e em situações emergenciais devido ao grande número de desemprego.
Máscaras e cobertores
Com as dificuldades das pessoas e escassez no mercado, a Acadêmicos do Tucuruvi produziu centenas de máscaras com as sobras dos tecidos e também dos TNT que foram comprados para a criação das fantasias do Carnaval 2020. Essas máscaras foram distribuídas gratuitamente para a comunidade e até para hospitais.
Ainda neste último mês, com a chegada do frio, a escola de samba realizou uma ação social, onde reuniu alguns voluntários que estiveram pessoalmente visitando algumas famílias dos bairros ao redor de nossa quadra, para doar 100 unidades de cobertores, assim como um Kit contendo álcool em gel e produtos de higiene pessoal.
“O pedido é para que todos só saiam de casa quando for necessário, para assim que passar esta epidemia, possamos estar todos juntos novamente em uma grande família, assim como sempre fomos. E dessa forma, compartilharmos de mais momentos de muita alegria!”, recomenda o presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, Sr. Jamil (Hussein Abdo ElSelam )
Anualmente, a Escola de Samba Tucuruvi promove o evento SambAção Social, que oferece atendimentos gratuitos em saúde, qualidade de vida e cidadania aos integrantes da agremiação e à comunidade da região. Há também eventos especiais na Páscoa das Crianças, Dia das Crianças e Natal Solidário. Nos últimos anos, essa datas contaram com recreação, brincadeiras, doação de doces, sorteio de brinquedos para cerca de 300 crianças da comunidade. <Fonte: LigaSP>
Os Carnavais
No último carnaval, realizado em fevereiro deste ano, a agremiação foi a vice-campeã do grupo de acesso, onde prestou uma grande homenagem ao humorista Chico Anysio, através do enredo “Faces de Anysio, o eterno Chico. Sorrir é… e sempre será o melhor remédio“, retornando a elite do carnaval paulistano.
Já para o ‘próximo Carnaval’, a Acadêmicos do Tucuruvi levará para o Sambódromo do Anhembi, o enredo de título “Carnavais… De lá para cá o que mudou? Daqui para lá o que será”, desenvolvido pela dupla de carnavalescos, Dione Leite e Fernando Dias, onde irão falar sobre o Carnaval do passado, o que está acontecendo com o carnaval atual e o que eles querem para o futuro do carnaval.
Um pouco de história
O Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi surgiu de um grupo de amigos que gostava de brincar e fazer folia no carnaval, saindo nas ruas do bairro do Tucuruvi com muito entusiasmo.
Aos poucos, o descompromissado grupo foi adquirindo adeptos e terminou como Bloco estruturado.
Sob a liderança de José Leandro, Oswaldo de Salva e Tininho, entre outros, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi foi fundado no dia 1º de fevereiro de 1976 — hoje com 44 anos –, tendo como símbolo um gafanhoto, já que em tupi Tucuruvi significa gafanhoto verde.
Um fato que marcou a história da escola foi o seu primeiro desfile, em 1977. O carro alegórico era um gafanhoto que tinha como base uma Kombi coberta com tecido verde, uma realização inédita. A agremiação subiu para o Grupo Especial pela primeira vez em sua história 10 anos após sua fundação. O samba-enredo “Brasil em Aquarela” marcou a estreia da escola entre as grandes e ainda é recordado pelos sambistas paulistanos.
Outros dois personagens da escola que também merecem destaque são o presidente Hussein Abdo El Selam, o Jamil, e o compositor Maurinho da Mazzei, vencedor de quase 40 sambas nas escolas e blocos de São Paulo.
Em 2011, a Tucuruvi conquistou o vice-campeonato no Grupo Especial, seu melhor resultado na história no Carnaval paulistano.
Serviço
Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi
- Endreço: Avenida Mazzei, 722 – Tucuruvi / Zona Norte – SP
- Telefone: +55 (11) 2204-7342
- E-mail: [email protected]
- Site: http://academicosdotucuruvi.com.br/
- Facebook: www.facebook.com/AcademicosDoTucuruvi
- Instagram:@AcademicosdoTucuruvi
- Mais informações: clique aqui
<< Com a colaboração de informações e fotos: Assessoria de Imprensa da Acadêmicos do Tucuruvi / Divulgação – Renato Cipriano >>