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Faixa Azul nas avenidas Dumont Villares e Zaki Narchi estão sendo ativadas pela CET

Av. Luiz Dumont Villares - a Velha Avenida Nova.
Tempo de Leitura: 5 minutos
  • A Faixa Azul surgiu após uma viagem de uma comitiva da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) à Malásia;
  • Atualmente na cidade há 1,3 milhão de motos em circulação;
  • Em média, mais de 1 motociclista morre por dia  na cidade;
  • O motorista continuará realizando as mudanças de faixa normalmente. Pode ultrapassar a Faixa Azul e não será multado; e
  • A cor azul foi escolhida porque na psicologia das cores representa a tranquilidade e a segurança. Comportamentos que a sinalização quer transmitir aos usuários.

As inaugurações das duas vias (Av. Luiz Dumont Villares e Av. Zaki Narchi, na Zona Norte ), estão sendo prometidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nesta 2ª.feira (04/12/2023).

A avenida Zaki Narchi terá a faixa destinada aos motociclistas entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Luiz Dumont Villares, em ambos os sentidos, somando 3,6 km. No trecho circulam 5,5 mil motos diariamente.

Já na ´´Velha Avenida Nova de mais de 40 anos´´ – o último e derradeiro empreendimento da Prefeitura, conhecida como Avenida Luiz Dumont Villares recebe 5 km da nova sinalização para motos, em ambos os sentidos, desde a Avenida Zaki Narchi até a Rua Sevilha. Por lá, são 14 mil motos todos os dias.

A Faixa Azul é uma sinalização idealizada para reorganizar o compartilhamento das vias entre motociclistas, carros e ônibus. As vias que recebem a Faixa Azul têm as sinalizações do viário reorganizadas e o novo espaço delimitado para que o trânsito seja mais pacífico e humanizado.

Com a implantação da Faixa Azul não significa que as faixas de rolamentos foram diminuídas para os veículos. Elas continuam  na mesma largura. O balizamento para as faixas de veículos é de 2,70. Para se ter uma ideia de proporção, um veículo SUV de grande porte pode medir 1,83.

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Avisos e sinalizações aéreas no entorno das avenidas.
Mais segurança

A CET lembra que o motociclista não poderá trafegar na velocidade que quiser na faixa azul. Ele deve respeitar o limite de velocidade da via. Em tráfego lento ou congestionado na via o motociclista deve por segurança adequar a sua velocidade a estas condições de tráfego. Como sugestão a velocidade das motos em corredor com o trânsito parado deve ser de 30 km/h.

Ainda como projeto-piloto, a Faixa Azul não é exclusiva e nem obrigatório, com a CET recomendando sua utilização para maior segurança. O local é sinalizado para uso 24 horas, não tem horário em todos os dias — inclusive sábados, domingos e feriados.

Locais de conversão ou retorno (por exemplo, próximo do Sesc, ou do Metrô Parada Inglesa), a sinalização da Faixa Azul tem um ´´x´´azul internamente, que a CET classifica de ´trama´. É mais uma sinalização para chamar a atenção, tanto de motociclistas quanto motoristas para redobrarem os cuidados, que ali é um local de grande movimento e de morosidade.

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´´Trama´´, sinalização em locais de movimento e morosidade (conversões/retornos).

Além da pintura no asfalto, as vias com Faixa Azul receberam sinalização vertical: placas de início e término, de orientação e atenção, além de faixas educativas. O projeto-piloto visa a maior segurança dos veículos sobre duas rodas que, a partir das ativações, devem trafegar preferencialmente entre as faixas 1 e 2. Lembrando que a Faixa Azul não é obrigatória ou exclusiva.

A cidade contabilizará, assim, 60,7 km de Faixa Azul. A meta da Prefeitura é implantar 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024.

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Faixa Azul na Av. Zaki Narchi
O que significa

A Faixa Azul segue duas premissas: os conceitos de Visão Zero e de Sistema Seguro. Na Visão Zero, nenhuma morte no trânsito é aceitável. Já um Sistema Seguro é projetado para evitar que os erros dos diferentes usuários do viário possam ocasionar ocorrências graves, que resultem em lesões ou mortes.

Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal

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Sinalização ao motociclista na Av. Luiz Dumont Villares
Um ano do projeto Faixa Azul

A primeira via que recebeu o projeto Faixa Azul foi a avenida 23 de Maio, em 25 de janeiro de 2022, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha). Após um ano, no trecho de 5,5 km, não foi registrado nenhum acidente fatal.

Nove meses depois, em 6 de outubro de 2022, foram implantados mais 17 km no eixo Bandeirantes-Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos. Por lá, também não houve a ocorrência de óbitos de motociclistas.

Entre setembro e outubro de 2023, o projeto aumentou no Corredor Norte-Sul, com 1,8 km entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes e, mais 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.

Já no dia 6 de novembro, mais 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI e, mais recentemente, 5,8 km nas avenidas das Nações Unidas e 4 km na Miguel Yunes.


Faixa aérea com aviso para ´´desvio´´

Aos domingos e feriados, a Av, Luiz Dumont Villares tem a faixa ativada na Ciclofaixa de Lazer, das 7 às 16 horas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sinalizou com faixa aérea (em frente ao Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel e próximo do SESC) com o aviso: ´´DESVIO — Aos domingos e feriados – das 7 às 16 horas´´. Ficou faltando na faixa estendida uma pequena e importante observação: Local de Ciclofaixa de Lazer. Com isto, os motociclistas e os motoristas devem ter atenção redobrada, em local de grande movimento de ciclistas,  já que haverá redução de pista com cones e medidas de  segurança da CET.

Faixa aérea com aviso de DESVIO na pista da avenida em função da Ciclofaixa.

 


<<Com apoio de informações/fonte: Equipe de  Imprensa Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) / Tatiane Miashiro e Lara Schulze  e Secom/PMSP>>