Criado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum Internacional da Equidade Racial Empresarial tem como objetivo reunir empresas e instituições brasileiras e do exterior para informar, conscientizar, sensibilizar e estimular o enfrentamento e combate ao racismo e à intolerância racial. Outro de seus objetivos é ampliar e fortalecer a presença de profissionais negros no ambiente corporativo e na vida empresarial.
O evento é realizado anualmente com a presença de lideranças das empresas, autoridades, personalidades corporativas, acadêmicas e do ambiente legal e promove debates e reflexões sobre o tema da diversidade racial, apresenta os resultados do Índice de Equidade Racial Empresarial e, nessa edição, vai lançar a Carta sobre o assunto.
Os temas centrais dessa 4ª edição – que acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, na Fiesp – são a Neoreindustrialização, Inclusão, Diversidade, Mudanças Climáticas e Descarbonização da Economia. Haverá mesas de debate sobre recursos humanos; integridade, compliance e auditorias; regulação, fiscalização e ambiente legal; sensibilização e mobilização; e comunicação e cases de destaque.
Além da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e Fiesp, onde ocorrerá, o Fórum tem como correalizadores o Mover – Movimento Empresas pela Equidade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI +, a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o CDEES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Presidência da República e debaterá como tema central : Neoreindustrialização, Inclusão, Diversidade, Mudanças Climáticas e Descarbonização da Economia.
Na abertura do Fórum, serão conhecidos os ganhadores do 11º Hackathon – Desconstruindo o Racismo nas Relações Digitais, que integra as ações do programa #RacismoZero.
A proposta do evento é incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para promover a inovação, inclusão e igualdade. De acordo com Carlos Beltrão, head de criatividade e inovação do Ecossistema Black, hub da Universidade Zumbi dos Palmares no qual será incubada a solução vencedora, “o evento vai reunir equipes multidisciplinares empenhadas em aplicar a metodologia de resolução de problemas das startups à desconstrução do racismo presente nas relações digitais”.
Beltrão diz ainda que “o primeiro desafio é despertar a atitude antirracista nos participantes, além de alertá-los quanto às manifestações, práticas e vieses que tornam o racismo velado um traço tão característico da sociedade brasileira”.
O Fórum Internacional da Equidade Racial Empresarial integra a programação da Virada da Consciência. Serão cerca de 500 eventos entre os realizados pela Universidade Zumbi dos Palmares – idealizadora do projeto – e por 100 parceiros que promoverão ações durante todo o mês de novembro, somando centenas de horas de programação cultural, esportiva e de entretenimento para a comunidade, estudiosos e público interessado.
As inscrições devem ser realizadas no site da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial – clique aqui