da Redação DiárioZonaNorte
- A região da Subprefeitura V.Maria / V.Guilherme / V.Medeiros comporta uma população acima de 302 mil pessoas;
- A área de abrangência nos três distritos somados representam uma área de 26,4 km²; e
- Os três distritos contam com 39 bairros, sendo que 17 estão na V. Guilherme; 14 na V. Medeiros; e 8 na Vila Maria.
O Descomplica-SP, que funciona há 2 anos e 10 meses na Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros (Rua General Mendes, 111 – Vila Maria Alta), teve seus serviços interrompidos na 5ª.feira e 6ª. feira passadas (26 e 27/2023), de forma interna e repentina, surpreendendo os próprios atendentes..
Moradores e usuários dos serviços do Descomplica-SP enviaram mensagens à Redação do DiárioZonaNorte pedindo esclarecimentos. Além da interrupção momentânea no atendimento no local, o agendamento no telefone SP-156 e no site Descomplica-SP também não funcionaram para o agendamento dos serviços.
Desta forma, o jornal solicitou explicações e orientações à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) — a responsável pelos serviços –, que encaminhando a nota: ´´ a partir de 26 de outubro (5ª feira), a Praça de Atendimento da Subprefeitura de Vila Maria/ Vila Guilherme/ Vila Medeiros não funciona mais no espaço dedicado ao Descomplica-SP´´.

Cada um no seu pedaço
Segundo a SMIT, o atendimento acontece em um espaço da Subprefeitura, e serviços como autuação de processos, realizados exclusivamente por atendentes da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), passaram a ser realizados por eles.
Trocando em miudos, houve uma divisão dos serviços entre o Descomplica-SP com os realizados diretamente pela Subprefeitura. Mas não ficou claro se a mesma divisão dos serviços deverá ocorrer nas outras Subprefeituras da Zona Norte.
Segundo informações colhidas com fontes, há 40 pessoas no atendimento deste Descomplica-SP, cada funcionário cuida de uma Secretaria ou órgão municipal. Em seu site, a SMIT informa que o serviço é um programa onde encontra-se mais de 350 serviços municipais.
A SMIT ainda enfatizou que ´´ os serviços online, disponíveis por meio do Portal SP-156, continuarão a ser prestados pelos funcionários do Descomplica Digital´´. Já os de responsabilidade e exclusivos da SMSUB serão atendidos no primeiro andar do mesmo prédio.

As relações dos serviços
Diante disto, a SMIT observa: ´´caso o cidadão procure algum dos serviços listados abaixo, os atendentes responsáveis pelo acolhimento do Descomplica-SP estão orientados a encaminhar o cidadão para a Subprefeitura de Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.´´
Os 34 serviços que continuam sendo realizados no Descomplica-SP Vila Maria/Vila Guilherme:
Mediação de Conflitos (trabalhistas, familiares, vizinhos, idoso, consumo, escolar, perturbação de sossego, criança e adolescente), Assistência e Desenvolvimento Social (CADÚnico, Renda Mínima, Bolsas Familia, Carteira do Idoso), Mobilidade e Transportes ( ATENDE, Bilhete Único, Bilhete Único) e Trabalho e empreendedorismo (currículos, seguro desemprego, Carteira de Trabalho Digital, Cadastro de Emprego/mão de obra e inscrição do Micro Empreendedor Individual – MEI).
Já 69 serviços estão sendo realizados pela subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, no primeiro andar do prédio, fora do espaço do Descomplica-SP (no térreo):
Acerto de numeração de imóvel / Avaliação e serviços em árvore em área particular / Avaliação e serviços em árvore em área pública / Capinação em guias e sarjetas / Cata Bagulho – Reclamação de não retirada de material / Construção de bueiros, boca de lobo e poços de visita / Construção ou reforma de calçadas em áreas públicas e praças / Denúncia de calçada particular irregular, danificada ou inexistente / Denúncia de despejo de água de chuva / Denúncia de despejo de água usada ou esgoto / Denúncia de esgoto a céu aberto / Denúncia de estande de venda irregular / / Denúncia de falta de limpeza em terrenos e imóveis particulares / Denúncia de fechamento de ruas e vilas / Denúncia de Ferro velho irregular / Denúncia de janela ou abertura a menos de 1,50m do vizinho/ Denúncia de lançamento de lixo ou detritos em córrego / Denúncia de ligação irregular de esgoto / Denúncia de lixão clandestino / Denúncia de material de construção depositado por mais de 2 dias em vias públicas / Denúncia de panfletagem irregular / Denúncia de poda/remoção não autorizada/ Denúncia de preparo de concreto na calçada ou rua/ Denúncia de reciclagem irregular / Denúncia de reparo mal executado em calçada por companhias de luz, água, telefone, internet / Denúncia de terreno com muro danificado/inexistente / Emissão de guias para autuação de processos externos / Fiscalização da ausência de vagas preferenciais em estabelecimentos comerciais / Fiscalização de acessibilidade em edificações / Fiscalização de ambulantes / Fiscalização de comida de rua e foodtruck / Fiscalização de descarte irregular de entulho e outros resíduos em área pública / Fiscalização de descarte irregular de entulho e outros resíduos em área pública / Fiscalização de estabelecimentos comerciais e serviços / Fiscalização de Estacionamentos Particulares / Fiscalização de Feira Livre / Fiscalização de licença de funcionamento de Indústrias / Fiscalização de obras e reforma em imóvel particular / Fiscalização de rebaixamento irregular de guia para acesso de veículos / Fiscalização de Valet / Instalação e manutenção de equipamentos de ginástica na praça / Instalação e manutenção de mobiliário de praça (mesas, bancos, brinquedos, etc) / Limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita / Limpeza de córrego / Limpeza de valas, valetas e sarjetões/ Manutenção de pintura e sinalização de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas / Manutenção de vielas/escadarias / Nivelamento de vias de terra / Pavimentação de ruas não asfaltadas / Processos físicos e eletrônicos da supervisão de uso e ocupação do solo / Recapeamento / Reclamação de falta de cadeira de rodas em supermercado / Reclamação de falta de limpeza de ruas após a feira / Reclamação de falta de mobiliário adequado / Reclamação de falta de varrição / Reclamação de má execução do serviço de recapeamento ou pavimentação / Reclamação de má execução do serviço de tapa-buraco / Reclamação de não remoção dos sacos de varrição / Reclamação de pintura de guias e postes mal feita / Reclamação sobre ecoponto / Recolocação de ajuste de paralelepípedo / Recurso de multa de muro, passeio e limpeza / Reforma de bueiros, boca de lobo e poços de visita / Reforma e revitalização de praças / Remoção de propaganda irregular / Remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública / Roçada em praças, canteiro central e margem de córregos / Solicitação de Melhoria de Iluminação Pública (SAIP) / Tapa-buraco.
Outros serviços
A SMIT lembra que os serviços de alvará de funcionamento e processos do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) não são exclusivos da Subprefeitura de Vila Maria/ Vila Guilherme / Vila Medeiros, mas continuam sendo atendidos por ela.
Os serviços de senha Web (principalmente com a Secretaria Municipal da Fazenda) podem ser realizados online, com o auxílio da equipe do Descomplica SP-Digital, mediante agendamento prévio.
Já o serviço de “Tô Legal” (autorização para uso do espaço público para comércio e prestação de serviços nas vias públicas) é realizado totalmente de forma online, pelo site https://tolegal.prefeitura.sp.gov.br/. Caso o cidadão deseje o auxílio de um atendente, o serviço pode ser realizado no Descomplica Digital, mediante agendamento prévio.
Leia também: ´´Prefeitura agiliza atendimentos através do WhatsApp com as demandas do Portal 156 ´´– clique aqui
Serviço
Descomplica-SP
- Local: Subprefeitura V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros
- Telefone: (11) 2967-8100 / 2967-8087 / 2167-9682
- E-mail: [email protected]
- Endereço: R.General Mendes, nº 111 – térreo – V. Maria
- Horário de funcionamento: 8 às 17 horas
- Agendamento: Portal SP-156 ou telefone 156
<<Com apoio de informações / fonte: SECOM / Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia/SMIT >>