- Agora é possível solicitar trabalhos como tapa-buraco, poda de árvore, denunciar violência contra mulher e racismo entre outros, pelo celular.
O seu uso basta adicionar o número 11-3230-5156 no WhatsApp e mandar uma mensagem. Caso o usuário necessite de um serviço ainda não disponível no chat, será transferido para um atendimento humano na própria plataforma.
A conversa é online, com atendimento 24 horas. O serviço fornece protocolo com data e horário registrados, e pode-se enviar fotos. Tudo documentado.

“O chat vai facilitar muito essa interface do cidadão, que é um usuário do serviço público, com a Prefeitura, que é a prestadora do serviço. E agora caminhamos a passos firmes para facilitar e agilizar as demandas, no acesso à informação, democratização e à facilidade”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Bruno Lima.
Nesta fase de operação assistida estarão disponíveis 11 serviços fixos considerados essenciais e um irá variar de acordo com o calendário da cidade e do cronograma da Prefeitura, como o “Baixas Temperaturas”, no inverno, e o de “Altas Temperaturas”, no verão. No período de chuvas, o serviço de “Alertas de alagamento”. A expectativa é de incluir ao menos duas novas opções a cada mês.
Não é necessária nenhuma senha ou cadastro para acessar o chatbot. Porém, para solicitar alguns serviços como adoção de cães e gatos, é preciso estar cadastrado no SP156 — que pode ser feito no momento do contato.
Mais opções no serviço
O Chat SP156 é mais uma opção de atendimento aos cidadãos, ao lado do Portal 156, do aplicativo SP156 e da Central Telefônica 156, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Com essa diversidade de canais, os cidadãos têm mais opções para entrar em contato com a Prefeitura e solicitar serviços públicos.
Um chatbot é um programa de computador que usa inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (NPL) para entender as dúvidas do cliente e automatizar as respostas a elas, simulando uma conversa humana. Atualmente, a tecnologia chatbot é utilizada em vários tipos de serviços, como de bancos, telefonia e compras.
Serviços já disponíveis no chatbot:
- Tapa-Buraco
- Baixas Temperaturas – Solicitar atendimento social
- Adotar cães e gatos
- Denunciar violência contra mulher
- Denunciar racismo
- Árvore – Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção
- Entulho e grandes objetos em via pública – Solicitar remoção
- Solicitar remoção de veículos/carcaça abandonado na via pública
- Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita
- Foco de dengue – Solicitar vistoria de local com água parada
- Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente
Serviço SP 156 via WhatsApp: (11) 3230.5167
Portal SP156: Portal de atendimento com “chat” on-line: por meio do nosso portal, você pode consultar a Carta de Serviços ao Cidadão e conversar com um dos nossos operadores: Clique aqui para acessar o Portal
Central Telefônica: Disque 156 e converse gratuitamente com a nossa operação.
Aplicativo: Busque por “SP156” na loja do seu telefone (Play Store ou Apple Store).
Presenciais
Praças de Atendimento das Subprefeituras e Descomplica SP.
Saiba mais: clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom>>