Sabrina
- Os fundadores da Vila Sabrina não receberam homenagens no bairro;
- Não há Rua, Av. ou Praça Vicente Huet de Bacelar Jr. e nem Francsco Giobbi; e
- Huet tem rua no bairro do Ipiranga e Giobbi só no Rio de Janeiro.
Vila Sabrina, ao lado de outros distritos da verdadeira Zona Norte de São Paulo (*), ainda é uma mocinha. Enquanto outros comemoram acima dos 100 anos, a Vila Sabrina chega neste sábado (23/09/2023) aos 67 anos.
É um lugar agradável, com muitas histórias de seus moradores e antepasssados, que até a conhecida empresa Quinto Andar faz um levantamento mostrando a importância do bairro. É mais um reconhecimento à Vila Sabrina, como um lugar de boas moradias.
Um bairro, que está ligado ao distrito de Vila Medeiros, fazendo parte de sua área administrativa e politica, que forma a subprefeitura junto com Vila Maria e Vila Guilherme. Completa agora seu aniversário nos seu espaço de apenas 12 quilômetros quadrados de extensão. E, como aconteceu com outros bairros da Zona Norte, teve também o terreno para loteamentos com os interessados em adquiri-los.
O início de tudo foi o terreno com muito mato, que formava o Sítio da Água Comprida, que era usado mais para pasto. Os seus donos na época era o imigrante italiano Francesco Giobbi e o engenheiro brasileiro Vicente Huet de Bacelar Júnior.
Desta forma, os italianos e portugueses foram os pioneiros no desenvolvimento do bairro – bem depois chegaram os nordestinos e japoneses. Na história do bairro, surgiu a notícia que o nome Sabrina em homenagem a uma artista italiana que participou de shows pelo Brasil, na década de 50.
O bairro ainda conserva um ´´jeitão´ de interior, tranquilo apesar do progresso, com um bom comércio — que pelo placas e nomes também lembra o interior.
Em uma postagem em 21 de abril de 2020, o site ´´Nossa São Paulo´´, no Facebook (clique aqui), levou a homenagem ao bairro e informou que ´´a energia elétrica só veio para o bairro no ano de 1957. Um ano depois foi a vez das ruas serem iluminadas. O comércio começou com a padaria, no mesmo ano, na praça Dourado, e também recebeu o seu primeiro empório com as Lojas Yonei´´.
Os mais antigos lembram que, segundo o mesmo site, ´´o primeiro ônibus veio em 1959 e com o destino Praça Clóvis / Catumbi. Ele foi apelidado pelos moradores da época como Cangaceiro, porque pulava muito e fazia muito barulho´´.
O site ´´Nossa São Paulo´´ encerra a nota informando que a ´´primeira rua habitada foi a rua 12, hoje mais conhecida como Avenida Jardim Japão. Nela tem nove praças para o lazer da comunidade, também tem quatro escolas sendo, duas escolas estaduais e duas municipais.
Onde a primeira escola a ser construída no bairro foi o Colégio ENÉAS, que foi fundada em 03/08/1960 ao lado da Praça Dourado, hoje mais conhecida como Praça Ângelo Conti, e a estrutura da escola era de madeira.
Com uma extensão de aproximadamente 12 km2, seu zoneamento é do tipo 2, ou seja, não pode haver prédios, somente sobrados.
Voando na Vila Sabrina
Meu nome é Miguel Alixandre Neto morei na Vila Sabrina (Rua Aníbal Marthins) depois me mudei para a (Rua Arapecó), na Vila Medeiros.
Nos fins de tarde e nos fins de semana adorava viajar com meu drone nos céus dos bairros captando apenas a paisagem e os “amontoados de tijolos” das casas e dos inúmeros sobrados da região.
Clique na imagem para assistir o passeio:
Em uma tarde ensolarada registrei lindas imagens aéreas da Vila Sabrina, com dados do Wikipédia resolvi contar a história para que todos possam conhecer e ver as belezas do nosso charmoso bairro que completa 67 anos em constante evolução.
Hoje, como funcionário público aposentado, moro na cidade de Taubaté (SP), com muitas saudades da Vila Sabrina — que pretendo voltar para rever amigos e obter novas imagens do drone. No momento, compartilhado com o drone a minha bike e uma Gopro registrando ao vivo as pedaladas e as competições, tudo mostrado na página MAN.21, que é a única focando os assuntos no YouTube. Confira lá: clique aqui
O que mostra o texto do Quinto Andar
A Vila Sabrina é um bairro residencial da Zona Norte de São Paulo, próximo à Vila Medeiros, Vila Maria, Jardim Brasil e Jardim Guançã. O bairro conta com ruas largas e arborizadas, e várias casas térreas e sobrados.
Apesar das características residenciais, tem um comércio movimentado que atende os moradores locais, sendo interessante para quem pretende alugar ou comprar imóveis na Vila Sabrina.
As principais vias de acesso ao bairro são a R. Izidoro Ortiz, R. da Cavalgada, Av. Marechal Argolo Ferrão, Av. João Simão de Castro, Av. Prof. Castro Júnior e a Av. Conceição.
São nessas vias que também se concentram as linhas de ônibus que ligam a Vila Sabrina com os bairros vizinhos e outras regiões, como Centro, as estações Tatuapé e Belém (linha vermelha) e estações Tucuruvi e Santana (linha azul).
Em relação às instituições de ensino, podemos citar a Escola Municipal Cieja Centro de Educação de Jovens e Adultos, a EMEI Eneas Carvalho de Aguiar, EMEI Maria Isabel Pacheco de Almeida Ribeiro e Escola Estadual Lael de Moura Prado. Entre as escolas particulares, tem o Educandário Santa Rita de Cássia, Colégio São Francisco de Paula e o Colégio Passinho Feliz, de educação infantil.
Alugar ou comprar imóveis na Vila Sabrina é um investimento que pode valer a pena para quem pretende morar na região. Quem gosta de sair para comer, tem no bairro algumas opções de restaurantes, bares, lanchonetes e padarias como o Restaurante Sabor da Esquina, de comida caseira, a PizzaBrina Restaurante, um self-service, as lanchonetes Aster Bar & Hamburgueria e DW Burger, o bar Skinna 21 Restaurante e Petiscaria, e a Padarias Dois Primos e a confeitaria de rede Sodiê Doces.
A Vila Sabrina oferece comércio e serviços variados, incluindo o Supermercado Da Praça, o Lojão da Vila, de roupas, e a Tonykão Pet Shop e Clínica Veterinária. O bairro conta ainda com a UBS Vila Sabrina, que oferece atendimento público de saúde e a clínica médica particular Medial Labor.
Alugar ou comprar imóveis na Vila Sabrina pode ser um investimento a ser considerado por quem busca um bairro residencial que conta ao mesmo tempo com escolas, opções gastronômicas e de comércio, além de estrutura de saúde que atende às necessidades dos moradores do bairro.
Segundo a página do Quinto Andar, o valores médi do aluguel em Vila Sabrina é de R$ 2 mil ; e o de compra, de R$ 658 mil.
O bairro Vila Sabrina é perigoso?
No final do texto, a empresa Quinto Andar lembra que o bairro Vila Sabrina pode ser considerado um bairro de segurança média, com 67% das avaliações de moradores afirmando que é uma região segura. Além disso, 75% dos avaliadores afirmaram que o bairro possui ruas bem iluminadas e 50% avaliaram não ter risco de alagamentos.
(*) Nota da Redação-Esclarecimento: Contrariamente ao uso equivocado da Prefeitura da Cidade de São Paulo – que acaba influenciando as emissoras de rádio e tv, mais as outras mídias — classificando os distritos e as subprefeituras da Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá / São Domingos e Perus / Anhanguera como sendo ZONA NORTE. O certo é ZONA NOROESTE, pois estão mais entre a Zona Norte e a Zona Oeste — puxando pelo ponto colateral. A verdadeira ZONA NORTE tem como distritos e subprefeituras: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.
<<Com apoio de informações/fonte: Site Nossa São Paulo e página MAN.21 no Youtube >>