crime
- Iniciativa visa fiscalizar e combater o furto de energia, conscientizando a população sobre os riscos e prejuízos desta prática; e
- Também será possível fazer solicitação para cadastro no programa Tarifa Social pelo titular da conta de energia que estiver atualizado no CadÚnico
A concessionária de energia elétrica, Enel Distribuição São Paulo, está programando uma nova edição da Operação Energia Legal. Desta vez, o local escolhido é o Parque Novo Mundo, na verdadeira Zona Norte (*) da cidade, no início da próxima semana.
Além de oferecer serviços e vantagens aos consumidores, essa iniciativa tem como principal objetivo fiscalizar e coibir as irregularidades e furtos de energia, ao mesmo tempo que conscientiza a comunidade sobre os riscos e prejuízos decorrentes dessas práticas.
A operação é realizada em parceria com a Polícia Civil, responsável por identificar qualquer tipo de fraude na medição de energia em estabelecimentos residenciais e comerciais da região.
Furto de energia é crime
Além de ser considerado crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a degradação da qualidade do serviço prestado, afetando todos os consumidores da concessionária e aumentando o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Aqueles que praticam essa conduta, conhecida popularmente como “gato”, não apenas cometem um crime, mas também colocam em risco suas próprias vidas e as de outras pessoas.
Essas pessoas não autorizadas que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligações diretas na rede elétrica estão sujeitas a choques elétricos e acidentes graves, que podem ter consequências fatais. A Enel disponibiliza um canal exclusivo em seu site para denúncias de fraudes — clique aqui.
Mais esclarecimentos
Durante o evento, agentes estarão à disposição para fornecer orientações e distribuir materiais educativos aos participantes. Além disso, a empresa disponibilizará uma Unidade Móvel de Atendimento aos clientes, oferecendo serviços como emissão de segunda via da conta de energia, alteração de titularidade e cadastramento, bem como esclarecimentos e resolução de dúvidas.
A concessionária de energia elétrica ressalta que os clientes interessados em se cadastrar no programa Tarifa Social de Energia Elétrica devem garantir que os dados do titular da conta estejam corretos e atualizados no CadÚnico. ( clique: www.cadunico.cidadania.gov.br ).
Este evento também inclui o projeto Enel Compartilha Eficiência, que nesta edição permitirá aos clientes a troca de até dez lâmpadas antigas, sejam incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares), por novas lâmpadas mais econômicas de LED. Para participar, basta ser o titular da unidade consumidora, apresentar um documento com foto, uma conta de luz e as lâmpadas a serem substituídas.
Sobre a Enel Distribuição São Paulo — É uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,8 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil.
Informações do Evento
Operação Energia Legal São Paulo
- Data: De 25 a 28/09/2023 – de 2ª a 5ª feira
- Horário: Das 9 às 16 horas
- Local: Escola Estadual Heróis da FEB
- Endereço: R. Soldado Benedito Eliseu dos Santos, nº 1
- Bairro: Parque Novo Mundo.
(*) (*) Nota da Redação-Esclarecimento: Contrariamente ao uso equivocado da Prefeitura da Cidade de São Paulo – que acaba influenciando as emissoras de rádio e tv, mais as outras mídias — classificando os distritos e as subprefeituras da Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá / São Domingos e Perus / Anhanguera como sendo ZONA NORTE. O certo é ZONA NOROESTE, pois estão mais entre a Zona Norte e a Zona Oeste — puxando pelo ponto colateral. A verdadeira ZONA NORTE tem como distritos e subprefeituras: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.
<<Com apoio de informações/fonte: Approach Comunicação / Marcel Andrade / João CArlos Godoy/ Vinicius Abbate >>