dumont
- Exposição homenageia uma das mais significativas personalidades brasileira em exposição inédita, repleta de itens raramente ou nunca exibidos;
- Entre os destaques, uma réplica do 14 Bis e um modelo funcional do avião Demoiselle, além de objetos pessoais e originais do inventor; e
- Dois espaços interativos apresentam simuladores de voo: visitantes poderão controlar um dirigível que flutua sobre Paris e um avião Demoiselle.
“Há um ditado que ensina ‘o gênio é uma grande paciência’; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”. * O que eu vi, o que nós veremos (1918), Alberto Santos Dumont *
O 24º andar do Farol Santander abriga a narrativa das diversas tentativas e invenções de Santos Dumont para fazer o homem voar, com uma experiência imersiva que inclui uma imagem aérea de Paris no piso, retratando os locais importantes na vida do aeronauta. Maquetes dos balões Brasil e dos 10 modelos de dirigíveis concebidos e testados por Santos Dumont complementam a exposição.
No mesmo andar, textos selecionados do livro “Os meus Balões” recontam os relatos do próprio Santos Dumont, e o público pode conferir elementos do acervo do Museu Paulista, Fundação Santos Dumont e Cartier, como o cesto do balão Brasil, esculturas, objetos pessoais e o relógio Santos feito por Louis Cartier em 1904.
Exposição em dois andares
No 23º andar, um grande destaque é o modelo funcional do avião Demoiselle, pilotado por uma figura cênica de Santos Dumont. Além disso, será exibido o cesto do dirigível Nº6 e o Conversor Marciano, outra invenção do brasileiro. Recursos tecnológicos, como telas de led e projeções, proporcionam uma experiência simulada de voo com o Dirigível N°6 e o avião Demoiselle.
Entre os dois andares, um ambiente cenográfico de hangar oferece atividades lúdicas para visitantes de todas as idades, como pequenos jogos temáticos e quebra-cabeça de magnetos, seguindo relatos de Santos Dumont sobre seu espaço de trabalho e invenções.
A exposição “Santos Dumont – o poeta Inventor” é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a notável vida e trabalho do “pai da aviação” brasileiro e sua contribuição para a história da aviação mundial.
O evento, que fica em cartaz até 15 de outubro, é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Santander Brasil e apoio do Comando Aéreo Regional, Fundação Santos Dumont e Museu Paulista e Cartier.
Serviço
Exposição: Santos Dumont – o poeta inventor
- Local: Farol Santander
- Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro
- Transporte: Metrô – Linha 1 – Azul – Estação São Bento
- Período: até 15/10/2023
- Site Farol Santander: farolsantander.com.br
- Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
- Funcionamento: 3ª feira a domingo
- Horários: 09 às 20 horas
- Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada)
- Cliente Santander: descontos especiais nos cartões e prioridades — consultar
- Compra online: clique aqui — (vendas também na bilheteria local)
- Classificação: livre
<< Com apoio de informações/fonte: Marra Comunicação – Assessoria de imprensa Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre – Priscila Previato / Vinicius Oliveira / Paulo Marra >>