gabinete
da Redação DiárioZonaNorte
- O Plano Diretor Estratégico (PDE) anula uma Lei 7.662 é de 1971 e há 52 anos protege o Mirante de Santana/Jardim São Paulo;
- Com prédios sendo construídos na região, o Mirante de Santana/Jardim São Paulo ficará inoperante.
- O prédio do Inmet no Mirante de Santana/Jd.São Paulo foi inaugurado há 94 anos;
- Ao lado do Mirante, o inventor e brasileiro Padre Landell fez as primeiras transmissões radopfônicas
No debate da questão do Mirante de Santana/Jardim São Paulo, que está sendo questionado dentro do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo — conforme o Projeto de Lei 127/2023 e que foi aprovado em primeira discussão na Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) em 31/05/2023 –, onde do nada foi acrescido um artigo que revoga completamente uma lei que protege o local, os moradores ainda estão muito preocupados com o que pode acontecer nos próximos dias, às vésperas das devolutivas na CMSP, na semana que vem.
E nesta 3ª. feira (13/06/2023), pela manhã, aconteceu uma importante reunião com o vereador Rodrigo Goulart (PSD), que é o relator do substitutivo na revisão do PDE, com representantes da Movimento Salve o Mirante de Santana, que estiveram representados e participantes ativos de quatro audiências públicas da Comissão de Politica Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.
Em seu gabinete, o vereador recebeu uma comissão do Movimento Salve o Mirante de Santana, composta pelos moradores Francisco Neves, Ana Leonor Alonso e Gabriela Figueiredo. Junto estavam dois técnicos e meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Franco Nadal Junqueira Villela e Edmundo Lucas. E ainda as participações de cientistas e especialistas na área com Micael Amore Cecchini, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e o catedrático em química física Júlio Roberto Bartoli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A reunião durou cerca de duas horas, concentrando nos aspectos técnicos. Com suas largas experiências e conhecimento, os cientistas e professores da USP e Unicamp mostraram artigos internacionais com dados da estação do Inmet no Mirante de Santana. Ao mesmo tempo, os técnicos e meteorologistas do Inmet reforçaram a importância dos dados diários coletados no observatório do Mirante de Santana/Jardim São Paulo.
O vereador ouve e opina
O vereador Rodrigo Goulart ouviu atentamente, entrecortando com perguntas importantes para ampliação de seu conhecimento sobre o assunto. Inclusive, o vereador ao indagar se haveria outra estação do Inmet em São Paulo, com a importância e características do Mirante de Santana/Jardim São Paulo, ficou sabendo que esse da Zona Norte é o único com dados coletados e o mais completo para as informações meteorológicas de São Paulo e do país – sendo de utilidade até para o exterior, junto à Organização Mundial de Meteorologia (OMM) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a Assessoria de Imprensa do vereador Rodrigo Goulart foram discutidas pautas sobre a revogação das medidas que poderiam impactar negativamente a região, e o vereador destacou seu ´´compromisso em preservar não apenas o aspecto ambiental, mas também a riqueza histórica, cultural e paisagística da cidade´´.
Ainda segundo o vereador, que exerce a relatoria da revisão do PDE, o ´´compromisso do seu mandato em defesa do patrimônio ambiental e cultural da cidade e que reconhece o valor histórico e cultural que o Mirante de Santana possui para São Paulo, sendo imprescindível adotar medidas que assegurem sua preservação´´. E acrescentou: ´´o diálogo reforça o empenho do relator em ouvir as demandas e realizar um melhor estudo para a revisão do PDE.
Os moradores se comprometeram a enviar uma nota técnica do Inmet, que desempenhará papel importante para a condução dos estudos, garantindo a preservação adequada do local. Deste encontro com o relator do substitutivo do PDE, os integrantes do Movimento Salve o Mirante de Santana perceberam a importância das informações com base técnica da estação metereológica para que sejam enviadas a todos os 55 vereadores de São Paulo. ´´O que faremos de imediato, complementando o envio que tínhamos feito somente para a Comissão e presidência da Câmara´´, uma decisão do Movimento de moradores para que todos tenham consciência e responsabilidade na votação final do PDE.
Com um pouco mais de ânimo, após a reunião com o vereador Rodrigo Goulart, os moradores aguardam os próximos passos, com a última audiência pública geral nesta 5ª feira (15/06/2023), às 19 horas, no mesmo Salão Nobre do 8º andar da CMSP. Os moradores pedem mais união de todos os moradores, até mesmo fora da região do Mirante de Santana/Jardim São Paulo, já que a cidade toda pode ser prejudicada.
Na semana seguinte haverá duas devolutivas (19/06 – 2a.feira – 19 hs e 20/06 – 3a.feira – 19 hs) com a definitiva em 21/06, 4a.feira, marcada para às 10h30, como Politica Urbana.
(Re)leia reportagens do DiárioZonaNorte — clique em cima do título:
2023:
- O fim do Mirante de Santana. A Prefeitura faz manobra e quer mais prédios no local
- Mirante de Santana: Câmara realiza nova Audiência Pública sobre o Plano Diretor
- PDE que acaba com o Mirante de Santana é questionado em nova audiência pública
- Caso Mirante de Santana é questionando em reunião no Ministério Público de SP
- Plano Diretor: o Mirante de Santana é de novo um dos focos na audiência pública
2021:
gabinete gabinete gabinete gabinete gabinete