- Com mais de 100 Violeiros, festival de quadrilhas com 300 dançarinos e cerca 150 culinaristas caipiras, evento liderado pelo folclorista e produtor cultural Diego Dionísio se destaca ao transportar, por meio de pesquisa de mais de 25 anos, a vivência e sabedoria das populações do interior do país
É chegada hora de uma das maiores festividades populares do Brasil, que em época marcada por brincadeiras, comilanças, e afeto ante o clima frio, celebra a cultura sertaneja em diversas dimensões de sua riqueza.
O já tradicional ‘Arraial Guarulhos’, neste cenário, se sobressai aos demais por sua magnitude e profundidade das homenagens, o que garante ao público acesso a números de danças folclóricas, ampla variedade comida afetiva de herança caipira e tropeira, além de uma série de atrações distribuídas entre apresentações de violeiros, sanfoneiros, duplas de violas, quadrilhas juninas, trios de forró pé de Serra, além de grupos de teatro e circo que atuam em intervenções em meio à área ocupada pela festa.
No total, mais de 100 Violeiros, 300 dançarinos e 150 culinaristas participarão da quinta edição do evento, que ocorrerá, este ano, entre os dias 16 e 18/6, entre 12h e 21h, no Bosque Maia, principal parque urbano do município.
Na edição 2023 do arraial, que tem como inspiração a frase “olha pro céu, meu Amor” – em vista dos mais de 10km de bandeirinhas que serão erguidas no parque, a programação será dividida entre o Espaço Viola, Arena Junina e intervenções itinerantes de Cortejo de Forró, além de 11 espaços de culinária que contemplam os ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado.
Destaque para os grupos “Trevo em Flor”, que se apresenta no sábado, dia 17, às 15h, uma homenagem ao Tonico e Tinoco, que ocorrerá no domingo, dia 18, às 13h, além dos diversos espetáculos promovidos pelas quadrilhas, que são grupos originários de São Paulo, São Vicente, Santos e São José dos Campos caracterizados por serem comunidades que reúnem 50 casais cada, sempre adeptos de produções luxuosas e seus passos marcados.
Culinária
No campo da culinária, os produtos ofertados irão desde doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, entre outros, até virados afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, torresmo, feijão e couve refogada, arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirerinha, entre outras iguarias.
Um dos destaques é a participação da querida Lúcia Batista, da cidade de Cruzeiro e amiga dos editores deste jornal, com deliciosos bolinhos caipiras e outras iguarias….
O ‘Arraial Guarulhos’ é um projeto de pesquisa e produção artística do guarulhense Diego Dionísio, que ao longo de 25 anos vem trabalhando com as temáticas cultura popular, folclore e patrimônio imaterial no Brasil. “Propomos, entre curadoria e produção do evento, uma imersão à cultura caipira, valorizando e trazendo a tona a diversidade de suas manifestações, dando ainda mais significado à sua herança, tão presente em todos os cantos do país”, diz Dionísio.
O Arraial Guarulhos tem o apoio institucional da Prefeitura de Guarulhos.
Confira a programação completa
Sexta, dia 17 de junho
- 19h – Quarteto Raiz
- 20h – Quadrilha Sacode a Poeira
- 21h – Quadrilha de Patins
- 21h30 – Forró Saruê
Sábado, dia 18 de junho
- 13h – Orgulho Caipira – Amarildo
- 15h – Trevo em Flor
- 16h – Quadrilha Tia Lu
- 18h – Orquestra Coração da Viola
- 19h – Quadrilha Asa Branca
- 20h – Quadrilha Tia Bola
- 21h – Vera Bianca
Domingo, dia 18 de junho
- 12h – Cia Tádito
- 13h – Tonico e Tinoco – uma história cantada
- 14h – Quadrilha Tia Tânia
- 15h – Forró Trio Jaçanã – Pé de Serra
- 16h – Quadrilha Tia Tânia
- 17h – Quadrilha São Pedro
- 18h – Cia Chegança
- 19h – Quadrilha Sacode a Poeira
Serviço:
- Data: De 16 a 18 de junho
- Horário: das 9h às 22h
- Local: Bosque Maia
- Endereço: Av. Paulo Faccini, s/n – Centro, Guarulhos – SP, 07115-260
- Entrada franca / Estacionamento privativo no local
- Instagram: @arraialguarulhos
<com apoio de informações: Baobá Comunicação – jornalista Pedro Sant’Anna>