Home Cultura Ônibus itinerante mostra shows musicais gratuitos rodando pelo centro da cidade

Ônibus itinerante mostra shows musicais gratuitos rodando pelo centro da cidade

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte 

  • O passeio no ônibus musical e itinerante dispõe de 26 lugares;
  • Inscrições através do Instagram até 2a. feira no horário limite das 14 horas; e
  • Ponto de encontro/saída é no Terminal de Ônibus do Parque Dom Pedro II.

Uma megalópole como a cidade de São Paulo é de se imaginar que nada falta de novidades.  De tudo, tem um pouco, ou alguma coisa mais de especial acontecerá. Dentro da normalidade cultural entre shows, teatros, palcos e cinemas, segue ao lado do turismo e dos negócios. Mas um pouco além das probabilidades, surgiu um projeto inusitado e interessante com shows musicais itinerantes dentro de um ônibus circulando entre as ruas e avenidas da cidade.

É o projeto denominado ´´Toda Terça Festival´´, idealizado pelo grupo teatral Zózima Trupe, que acontece desde 2014 e retorna agora em sua oitava edição, após ter sido interrompido no período da pandemia. O grupo se autodefine como um Centro Cultural sobre Rodas, com a proposta de uma experiência itinerante, coletiva e inovadora, cuja missão é democratizar e descentralizar as artes. 

Na sua infraestrutura interna com o espaço reservado do palco para apresentações e som de qualidade sobressai ao passeio musical de uma hora, que acontece somente às 3as. feiras, com início às 19 horas, levando os seus 26 passageiros-convidados. É um público especial acomodado nos bancos, que em vários momentos ficam em pé, cantam, dançam e aplaudem as apresentações dos  artistas. Com as participações e muita alegria interna, o ônibus dá um giro na região central da cidade paulistana, despertando olhares  e curiosidades dos transeuntes nas calçadas e gente nos carros,  bares, lojas e ônibus.

Oportunidades para todos

A cada nova temporada, a icônica ação busca artistas para os mais diferentes gostos, indiretamente até ´´abrindo portas´´. Em suas andanças, o projeto já recebeu  recentemente a musicalidade de Marcelo Jeneci, Jota.Pê, Anná, Yzalú, Clara Valverde, Potyguara Bardo e Kacá Novais. Os próximos artistas  programados serão Bruna Black (16/05), Quixote na Surdina (23/05) e Davi Sabbag (30/05). Depois desta temporada, o Grupo Zózima Trupe já planeja novas ações e gestões para novos apoios para continuidade do projeto.

Com a satisfação recebida pelo sucesso do projeto, o gestor e cofundador do grupo, Anderson Maurício, explica:  “A ideia é oferecer uma programação cultural contínua para que o público tenha acesso à cidadania artística e ao encontro, para que haja a humanização do transporte e o diálogo com os trabalhadores e usuários em geral”.

Anderson Maurício, gestor e cofundador do grupo Zózima Trupe

Com a aquisição deste veículo próprio, que foi grafitado e adaptado, o grupo criou o projeto. Com a transformação em ônibus em um centro cultural sobre rodas, o objetivo atingiu novos públicos e serve como plataforma de atividades para toda a cidade. Ao todo, o ´´Toda Terça Festival´´já promoveu, nesse espaço, mais de 150 apresentações com aproximadamente 350 grupos e artistas de várias regiões do país.

Anderson esclarece que a proposta é dar oportunidades aos artistas da nova geração musical que trazem ´´a identidade, as lutas de gênero, raça e acessibilidade, e seus espaços de atuação como inspiração para tecerem suas propostas musicais´´.  É levado em conta as oportunidades para artistas que atuam nas ruas, nos trens, ônibus e metrôs da cidade, e que geralmente atuam de forma informal.  O gestor do projeto lembra que ´´é importante unirmos para que a arte seja de fato um exercício de cidadania e, assim, um direito de todos”.

Como participar do show-passeio

Considerando a limitação de assentos no ônibus (26 lugares ao todo), os ingressos para assistir às apresentações serão sorteados, semanalmente, no Instagram da Zózima Trupe. Os interessados devem seguir o perfil @zozimatrupe no Instagram; curtir a imagem oficial do sorteio (publicada com uma semana de antecedência); comentar a hashtag ‘#todaterca’ e marcar duas pessoas. Àqueles que não conseguirem ingressos no sorteio, uma lista de espera será aberta no dia de cada show, às 18 horas, no ponto de encontro no Terminal de Ônibus no Parque D.Pedro II.

O projeto é realizado através da Secretaria Municipal de Cultura e apoios da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, SPTrans, mais a cessão de espaço no Terminal de Ônibus no Parque D.Pedro II da concessionária e administradora SOCICAM.


SOBRE O GRUPO ZÓZIMA TRUPE ==  O nome da Trupe é uma homenagem à Lídia Zózima (1957/2016), preparadora corporal e professora do curso de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, local e origem na formação teatral pelos artistas-pesquisadores  Anderson Maurício, Priscila Reis e Tatiane Lustoza. O Grupo Zózima Trupe foi criado há 16 anos (2007) e tem realizado aberto as possibilidades de encenações tão próximas ao público — seja no ônibus próprio do grupo ou em linhas regulares do transporte coletivo de São Paulo. CONTATOS: IDEIAS & PROJETOS,  PATROCÍNIOS E APOIOS: (11) 9-9385.6083 e (11) 9-8044.6744.

Redes sociais:


 PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA / Temporada final – MAIO/2023:

  • 16 de maio – Bruna Black
  • 23 de maio – Quixote na Surdina
  • 30 de maio – Davi Sabbag

SERVIÇO

  • Datas finais: 16, 23 e 30 de maio, sempre às 3ªs.-feiras
  • Horário/saída: 19 horas – chegar com antecedência de uma hora
  • Ingressos gratuitos: sorteio no Instagram – clique aqui
  • Local: Terminal Urbano Parque Dom Pedro II
  • Localização: Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
  • Ponto de encontro: Plataforma O (zero), junto às catracas.
  • Observação: Menores de idade precisarão embarcar junto a um responsável. Caso o menor seja sorteado, um responsável também precisará ter sido sorteado ou conseguir ingresso para embarcar através da lista de espera.

Clique na fotos para expandí-la:


<<Com apoio de informações/fonte: Arte Expressa Gestão e Produção Cultural >>

d