da Redação DiárioZonaNorte
- Empório Pata Negra passa a ter mais de 20 rótulos da Casa Flora Importadora em sua carta de vinhos
- Parceria entre as duas empresas tem mais de uma década
A Casa Flora Importadora e o Empório Pata Negra reuniram alguns jornalistas e formadores de opinião para um happy hour em comemoração a nova estrutura da casa e a ampliação da parceria de mais de uma década entre as duas empresas. Assim, a carta de vinhos do Empório Pata Negra passa a ter mais de 20 rótulos de importação exclusiva da Casa Flora Importadora.
Os convidados foram recebidos por Adilson Carvalhal Junior (diretor administrativo e financeiro); Caroline Sbrile (Gerente da Categoria Alimentos); Marcelo Sanches (Executivo de Vendas) da Casa Flora Importadora; Reila Criscia – CEO da Anagrama Comunicação e Eventos e os sócios Diego Carrilho, Gustavo Marino e Elianda Azevedo do Empório Pata Negra.
Entre os convidados destacamos Ana Beatriz Barbosa – advogada e titular do Comida & Sedução, do jornalista Márcio Campos, de Priscilla Urschei e Leonardo Oliveira do Siga SP e José Marcos Medeiros Júnior – sommelier e consultor.
Embaixada Espanhola no Ipiranga
Localizado no tradicional bairro do Ipiranga, o Empório Pata Negra fez fama por oferecer ao consumidor produtos de alta qualidade típicos da gastronomia espanhola – cujo o nome é uma referência ao principal produto da casa, o jamón.
Uma iguaria com terroir e propriedades organolépticas exclusivas e especiais, diretamente relacionadas as condições climáticas e alimentação dos porcos, que variam ano a ano. Lá, o consumidor encontra o estupendo Jamón Ibérico de Bellota da espanhola Josep Llorens, que chega ao Brasil por meio da Casa Flora Importadora.
Uma peça e distintos sabores
Assistir Diego Carrilho – mestre jamoneiro – fazer o corte um jamón é uma experiência única. Dono de uma técnica espetacular, ele, que é referência no Brasil sobre o assunto, hipnotiza quem o observa manusear com extrema delicadeza a faca jamonera – objeto de lâmina longa e fina. Cada uma das partes do jamón (babilla, maza, contramaza, jarrete e caña) apesar de pertencer a mesma peça, tem sabores distintos e recebem cortes diferentes, que realçam suas características, que permite ao comensal saborear todas as nuances da carne e de sua textura.
Gastronomia Marcante e Rótulos Memoráveis
Para acompanhar a degustação de alguns dos tapas do marcante cardápio do Pata Negra, foram servidos rótulos que chegam ao Brasil pelas mãos da Casa Flora Importadora.
O jamón brilhou em tenras fatias e ainda, na composição dos delicados “Pan Tumaca com Jamón” – crocantes fatias de pão ciabatta cobertas por molho catalão e delicadas fatias de Jamón Serrano.
Jamón e Cava
E, ao contrário do que muitos pensam, ao invés de vinho tinto, o jamón “cresce” ao ser degustado junto com um bom espumante ou melhor ainda, uma cava (espumante produzido na Espanha, com o método tradicional).
Para nossa degustação, nos foi servida a elegante Cava Don Roman Brut. Elaborado com as castas Xarelo, Macabeo e Parellada, pelo método tradicional, no visual tem cor amarelo palha e leves reflexos dourados, com perlage persistente. No nariz, delicados aromas florais e notas de mel. Em boca, se apresenta redondo e equilibrado, com final persistente e acidez agradável. Para uma experiência inesquecível, coloque o jamón e o espumante na boca, ao mesmo tempo.
Flamenco e Cueca
Para harmonizar com as Croquetas de Ibérico (massa feita a partir de um saboroso molho bechamel e Jamón Ibérico desfiado) o vinho escolhido foi o chileno Santa Carolina Reserva Rosé.
Este rótulo elaborado com um blend das castas Grenache (60%), Pinot Noir (30%) e Merlot (10%), tem uma linda cor rosada. No nariz, apresenta notas expressivas de cerejas, framboesa e um nuances de rosas. Em boca, se mostra suculento, com taninos delicados e acidez equilibrada.
Unir os dois sabores nos remete a dança, onde as croquetas teriam a expressão marcante do flamenco por seu tempero e o Santa Carolina seria o charme, a faceirice e o jogo de conquista da cueca.
Bombas
No cardápio do Empório Pata Negra uma homenagem ao tapa símbolo de Barcelona, “La Bomba“, que teve origem no bairro La Barceloneta por volta de 1950. Na casa, elas recebem o nome “bombas de La Cataluña”: um divino bolinho frito, preparado com batatas e carne moída bem temperada, escoltado por aioli e páprica e um saboroso molho de tomates.
Para acompanhar, bebemos o Nuestro Verdejo Chardonnay Rueda. Branco elaborado na Denominação de Origem Rueda, região espanhola que se destaca pela produção de brancos incríveis. No visual apresenta cor amarelo palha. No olfato, aromas florais e de frutas brancas, como maçãs e peras, com notas minerais. Em boca, apresenta acidez acentuada e frescor.
Alta Gastronomia
Saindo do território dos tapas, degustamos o MA-RA-VI-LHO-SO arroz de polvo, com arroz bomba. Ele é preparado de tempos em tempos no Empório Pata Negra, sempre limitado a 50 porções por vez.
O prato mostra todo o seu potencial quando harmonizado com o sensacional com o vinho espanhol Pata Negra Gran Reserva 2012 – DO Valdepeñas, que valoriza o defumado do polvo.
Elaborado com a uva símbolo da Espanha, a Tempranillo, tem passagem de 36 meses em barrica de carvalho francês e americano, seguido de tempo de garrafa. Seu potencial de guarda é de 9 anos. De cor vermelho rubi, tem aromas potentes de frutas vermelhas e baunilha. Em boca, é macio e equilibrado.
Serviço:
- Casa Flora Importadora | www.casaflora.com.br
- E-mail: [email protected]
- Instagram- @casafloraimportadora
- Empório Pata Negra | www.emporiopatanegra.com.br
- Horários do Bar: 5ª (18h às 23), 6ª e sábado (12h às 23h), domingos (12h às 17h)
- Rua Bom Pastor, 1644 – Ipiranga -(11) 2579-5722