- Já em operação como projeto piloto em 30 unidades de saúde da cidade
- O serviço Consultório Digital não afeta o funcionamento das unidades UBS/UPA
- Há um fluxo bem grande nos atendimentos do e-SaúdeSP do Avança Saúde
Nos dias de hoje, a tecnologia está presente em todas as áreas, com um rápido desenvolvimento. Nesta sequência, a telemedicina é uma realidade cada vez mais presente nas consultas médicas e o Consultório Digital foi implantado na rede de saúde para facilitar o acesso de pacientes que têm dificuldade em utilizar a plataforma e-saúdeSP, da Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Esse novo serviço já está funcionando sua primeira unidade na Zona Norte, com a Unidade Básica de Saúde-UBS Jardim Japão na região da Vila Maria – além da presença em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Nestes locais, um auxiliar de enfermagem acessa a plataforma por um computador da unidade e o médico realiza o atendimento virtualmente.
Mas o funcionamento do Consultório Digital não afeta a rotina de da UBS ou UPA, tendo normalmente os médicos de modo presencial e disponíveis para as demandas espontâneas nas unidades. Por outro lado, complementa os atendimentos de pacientes.
No dia da consulta, o paciente é direcionado até o espaço reservado para o Consultório Digital, com orientação do auxiliar de enfermagem. O profissional permanece na sala para auxiliar o usuário ou o médico e também faz todas as impressões de encaminhamentos ou receitas e orienta o paciente sobre os próximos passos.
Além dos atendimentos nas unidades municipais de saúde, o médico também acompanha, de forma remota, as visitas realizadas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo que os profissionais levam o tablet e se conectam com o médico.
Ainda é projeto piloto
Desde outubro de 2022, quando o piloto teve início, foram realizados 8.156 atendimentos, sendo 5.314 deles voltados para mulheres. A maioria dos pacientes tem entre 55 e 59 anos de idade e utilizam o serviço para consultas de rotina e retorno
Além da unidade de atendimento na Zona Norte, o programa funciona em outras regiões da cidade, como a Zona Noroeste, com o Consultório Digital presente nas UBS Vila Pirituba (Pirituba), UBS Elisio Teixeira Leite (Pirituba/Taipas),UBS Interativa (Jaraguá), UBS Sem Terra (Jaraguá), UBS City Jaraguá (Jaraguá), UBS Vila Caiuba (Perus) e UBS Morro Doce (Anhanguera). E mais a UPA Pirituba (Pirituba) e UPA City Jaraguá (Jaraguá),
Programa Avança Saúde SP
A plataforma e-saúdeSP faz parte do programa Avança Saúde SP e já registrou 1,59 milhão de teleatendimentos, desde seu lançamento em julho de 2020. O aplicativo registra 15,2 milhões de acessos e está disponível para dispositivos Android e iOS, além de versão web.
O acesso à plataforma pede o preenchimento do cadastro e criação de uma senha. O munícipe pode baixar o aplicativo na loja do celular ou acessar via e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br.
Além disso, a rede municipal de saúde oferece ainda o serviço da central Mãe Paulistana Digital, que envolve o teleatendimento pelo aplicativo, para gestantes de alto risco.
Serviço
UBS JARDIM JAPÃO – VILA MARIA/ZONA NORTE
- Endereço: Rua Sobral Júnior, 452 – Jd.Japão/Vila Maria Alta
- Telefone: (11) 3478.7366
- Horário: 07h00 às 19h00
Galeria/portifólio – Como acessar o e-saúdeSP — clique para expandir: